III
Seminário Integrador - Reunião temática com o FNDE- Visita do
Secretário de Educação, Gustavo Lisboa, e Presidente do CME Itabuna,
Lúcia Bittar
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
‘Onda de violência’ foi tema preferido no Vestibular da Faculdade de Ilhéus
Os
candidatos a uma vaga nos cursos superiores de Administração, Ciências
Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, que fizeram vestibular
no último domingo, optaram, em sua maioria, pelo tema “Onda de violência” para
desenvolverem a prova de redação. Dois outros temas foram enunciados, a
condenação do núcleo político do chamado “Mensalão” e a Ética nas relações
interpessoais.
A
prova do vestibular foi realizada das 8 horas ao meio-dia, na sede própria da
Faculdade, na rodovia Ilhéus-Olivença, km 2,5, bairro São Francisco, na zona
sul da cidade, com a participação de centenas de candidatos, e transcorreu em
clima de total tranquilidade. Estiveram presentes candidatos de várias cidades,
inclusive de outras regiões, como Alagoinhas, Itanhém, Itamaraju, Vitória da
Conquista e Itapetinga, entre outras.
A
estudante Suzana Cardoso, 28 anos, fez vestibular para Enfermagem e escolheu o
tema violência porque é um assunto que está em foco atualmente. “Isso é a chave
de tudo hoje. Foi bom falar sobre o assunto”, afirmou. O vereador eleito Ivo
Evangelista é aluno do curso de Administração e prestou vestibular para
Direito. Ele também optou pelo mesmo tema para a redação. “Precisamos dar um
basta na questão da violência em nosso país e em nossa região”, disse.
Para João Gabriel de Souza, 18 anos, a violência “é um tema que
influencia a gente, são coisas que afetam o ser humano. Como em São Paulo, onde
policiais têm sido mortos, e se espalha pelo País. É um tema que tem a ver com
nossa realidade”, afirmou o estudante que pretende cursar Direito. O mesmo tema
foi escolhido por Marcius Vinicius Dantas de Melo, 39 anos, que também quer o
curso de Direito. Maxwell Antunes, de 18 anos, disse ter escolhido o tema “Onda
de violência” para redação porque o estudou.
Ética – A candidata Edileusa Santos Souza, 17 anos,
escolheu como tema de redação “Ética nas relações interpessoais”. Ela concorre
a uma vaga no curso de Direito e afirmou
que a ética “é um tema interessante porque está na ordem do dia e nós não
sabemos aplicar”.
ENEM – O resultado do processo seletivo deve ser
divulgado nos próximos dias, através do site www.faculdadedeilheus.com.br. Vale ressaltar
que no item 8.2, do respectivo Edital do Vestibular 2013.1, a Instituição se
reserva ao direito de utilizar os resultados do ENEM 2012, para efeito de
preenchimento das vagas remanescentes, caso todas as vagas não sejam
preenchidas, assim como realizar novo processo seletivo vestibular, caso
necessário.
VM – MTE-3765/BA
Em 27.11.2012
terça-feira, 27 de novembro de 2012
EXCLUSIVO: Brasil receberá sete edições do UFC em 2013
País só sediará menos eventos que os Estados Unidos

Foto: Divulgação
Ginásio do Mineirinho lotado no UFC 147, em Belo Horizonte (Foto: Divulgação)
O
evento do dia 19 de janeiro, no ginásio de Ibirapuera, em São Paulo,
será apenas o primeiro de muitos no calendário do UFC no
Brasil. Conforme o Chave de Braço apurou, com fontes
confiáveis, o país receberá sete edições do Ultimate em 2013. Um recorde
histórico, já que, até hoje, o país sediou cinco eventos. As datas e os
locais dos outros seis ainda não foram definidos pela organização.
Porém, os direitos de transmissão já estão negociados com a TV Globo,
que transmitirá três edições à sua escolha, e o canal por assinatura
Combate.
Esse planejamento vai de encontro com as ambições do UFC
em transformar o Brasil no segundo maior mercado de atuação da
organização. Atualmente, o país está na terceira colocação do ranking,
atrás dos Estados Unidos e do Canadá. O segundo deverá receber apenas
cinco eventos em 2013, evidenciando esta estratégia do Ultimate.
A
primeira edição do UFC no Brasil foi em 1998, em São Paulo. Na ocasião,
Vitor Belfort venceu Wanderlei Silva, com um nocaute relâmpago. Depois
disso, o Ultimate ficou 13 anos longe das terras tupiniquins. O retorno
foi em agosto de 2011, no Rio de Janeiro, em um card recheado de
estrelas brasileiras. A edição foi um sucesso e acabou estimulando a
organização a ampliar seus horizontes no país. Somente em 2012, o Brasil
recebeu três eventos do UFC, dois no Rio de Janeiro e um em Minas
Gerais.
Juiz autoriza volta de crianças retiradas de casa à força para adoção na Bahia
Do UOL, em Salvador
-
Anderson Sotero
Silvânia Mota da Silva chora ao falar dos cinco filhos que foram adotados contra a sua vontade, na Bahia
O desejo de Silvânia Mota da Silva, 25 anos, de passar o Natal com os
cinco filhos encaminhados para quatro famílias paulistas por decisão da
Justiça poderá ser realizado.
Na manhã desta terça-feira (27), o juiz da comarca de Monte Santo (352
km de Salvador), Luís Roberto Cappio Guedes Pereira, que estava
reavaliando o caso, revogou a guarda provisória dos menores.
Os filhos de Silvânia serão encaminhados para uma instituição de
acolhimento em Monte Santo para refazerem os vínculos com os pais
biológicos e depois poderem voltar definitivamente para casa.
A decisão foi confirmada pela assessoria do Tribunal de Justiça da
Bahia (TJ-BA). No entanto, a decisão de Cappio ainda não foi publicada
no “Diário da Justiça Eletrônica”, o que, segundo a assessoria, deverá
ser feito amanhã (28).
Após a publicação, há um prazo de 15 dias para que as crianças, que
ainda estão com as famílias paulistas, retornem à Bahia. A batalha durou
um ano e cinco meses.
O lavrador Gerôncio Brito de Souza e a dona de casa Silvânia Mota da
Silva tentaram através de órgãos de defesa da criança e do adolescente
de Salvador reaver os filhos retirados de casa para adoção, por
determinação da Justiça.
O caso foi publicado pelo UOL em 22 de setembro deste ano. Após ir ao ar no programa “Fantástico”, algumas semanas depois, ganhou repercussão nacional.
Guarda provisória
A decisão do juiz Vítor Manuel Xavier Bizerra, responsável pelo
encaminhamento das crianças, se baseou em laudos sobre a situação da
família elaborados pelo Conselho Tutelar e pelo Centro de Referência
Especializada da Assistência Social (Creas), ambos de Monte Santo, e foi
duramente criticada por órgãos de defesa da criança e do adolescente
baianos.
O caso passou a ser investigado também pela Comissão Parlamentar de
Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal, com a suspeita
de se tratar de uma quadrilha para traficar crianças do sertão da Bahia.
Os filhos de Silvânia, quatro meninos (7, 6, 4 e 2 anos) e uma menina
(1 ano e 8 meses), foram retirados, segundo relato da mãe ao UOL “à
força” de casa.
“Tem sido muito difícil porque eu sou mãe e não quero que aconteça com
ninguém o que estou passando. Está todo mundo sofrendo muito,
principalmente minha mãe, que ajudava a cuidar das crianças. Quero
passar o Natal com meus filhos. Quero eles de volta”, disse Silvânia, um
dia após ter ido a Brasília para ser ouvida pela CPI do Tráfico de
Pessoas.
Onde Fica
-
Monte Santo fica a 352 km de Salvador
Suspeitos
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas aprovou
no último dia 20 a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico de
Carmen Topschall e Bernhard Topschal. Eles são suspeitos de
intermediarem adoções ilegais em Monte Santo.
O requerimento aprovado pela comissão também requer a quebra dos
sigilos referentes às empresas que estão em nome dos dois acusados. O
presidente da CPI, deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), disse, na época, que
a quebra dos sigilos pode ajudar no esclarecimento da participação do
casal em adoções ilegais em municípios do interior da Bahia.
BENEFICIADOS PELO “MINHA CASA, MINHA VIDA”
Postado por Blog do Gusmão por Andrei Sansil
Começa nesta terça-feira (27) e vai até quinta (29) o sorteio dos apartamentos do programa “Minha Casa, Minha Vida” em Ilhéus.
O sorteio terá como base a relação dos beneficiados, que devem comparecer no Ginásio de Esportes Herval Soledade, no centro, a partir das 08h, com documentos de identificação.
No fim do próximo mês, serão entregues os apartamentos e assinados os contratos.
A lista dos 1300 beneficiários você encontra clicando aqui, a partir da página 06 do Diário Oficial.
segunda-feira, 26 de novembro de 2012
Bahiapesca inaugura terminais pesqueiros em Salvador e Ilhéus

Isaac Albagli - Presidente da Bahia Pesca
A Bahia Pesca/Seagri inaugura no próximo dia 29 quinta feira os terminais
pesqueiros públicos de Salvador e Ilhéus. Em Salvador, a solenidade
ocorrerá às 14:00 horas na Enseada dos Tainheiros, Bairro da Ribeira.
Em Ilhéus, a inauguração acontece às 17:00 horas na Avenida Coronel
Misael Tavares (área do antigo porto). Participarão das solenidades, o
governador Jaques Wagner e o ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo
Crivella, também estarão presentes Isaac Albagli Presidente da Bahia Pesca, Prefeito Eleito de Ilhéus Jabes Ribeiro, além dos deputados da bancada do PP na Bahia.
PREFEITO ELEITO IRÁ CONGELAR 40% DOS CARGOS
Postado por blogdoricky

Vane: Redução de despesas
Após anunciar redução de até metade dos gastos com cargos
comissionados a partir de 1º de janeiro, Claudevane Leite (Vane do
Renascer) disse que congelará, pelo menos, 40% dos cargos de confiança
tanto na administração direta como indireta.
A decisão tem a ver com a necessidade de enxugar a máquina e tornar
possível investimentos com recursos públicos. Em 2011, a atual gestão
gastou mais de 78% das receitas líquidas com o pagamento de pessoal, o
que levou o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a rejeitar as contas
do prefeito Capitão Azevedo
SORTEIO DO “MINHA CASA, MINHA VIDA” AMANHÃ E QUARTA
Postado por Blog do Gusmão Autor: Andrei Sansil
As 1300 famílias beneficiadas pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” em Ilhéus participam, entre os dias 27 e 29 deste mês, do sorteio dos apartamentos. As datas foram definidas pela prefeitura e a Caixa Econômica Federal.
Os sorteios serão sempre das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes Herval Soledade. A relação dos beneficiados de cada dia será afixada no Ginásio de Esportes e também na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Seast).
Para efetivação do sorteio, os beneficiados devem comparecer ao Ginásio de Esportes, munidos de documentos de identificação com foto. O não comparecimento implicará na exclusão do programa.
A data da entrega das chaves das casas aos beneficiados e a assinatura dos contratos de posse também já está definida. Será nos dias 19 e 20 de dezembro.
As 1300 unidades do Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus estão distribuídas em três condomínios: os residenciais Morada das Brisas, o Morada das Águas I e II, e o Morada do Porto.
As unidades serão entregues completas, com piso em cerâmica, boxe no banheiro, portas, janelas e demais itens de acabamento. Serviços públicos como saúde, transporte e postos de saúde serão implantados no local.
BAHIA TEM O 6º MAIOR PIB DO PAÍS
Do G1
A
Bahia é o sexto estado com maior participação no Produto Interno Bruto
(PIB) do país no ano de 2010, com R$ 154.340 milhões, de acordo com os
dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) nesta sexta-feira (23). O valor corresponde a 4,1% da riqueza
nacional, índice 2,5% maior do gerado no ano de 2002, conforme comparou a
pesquisa.
O resultado mantém a Bahia com a maior participação entre os estados do nordeste, região que avançou 5,5% entre 2002 e 2010. São Paulo concentra a maior parte das riquezas nacionais, com 33,1%. Logo em seguida, com 10,8% da fatia, está o Rio de Janeiro. Minas Gerais aparece em terceiro lugar, com 9,3%, antes do Rio Grande do Sul, com 6,7%, e do Paraná, com 5,8%. Os números integram a pesquisa Contas Regionais do Brasil 2010 do IBGE.
Ilhéus: APPI entra com ação de bloqueio para garantir pagamento de salários
Postado por A Guilhotina
Diante
do atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores em educação em
Ilhéus, a APPI/APLB-Sindicato-Delegacia Sindical Costa do Cacau entrou
na justiça com uma ação cautelar solicitando o bloqueio das contas
referentes aos recursos do Fundo de Educação Básica (Fundeb). A medida
tomou como base o receio do município de Ilhéus colocar em perigo a
integridade da saúde e em risco a segurança alimentar dos servidores,
considerando o grande transtorno já gerado, sem possibilidade de retorno
à normalidade, bem como para garantir o direito líquido e certo dos
servidores a receberem a remuneração pelos serviços já prestados e a
assegurar a prestação dos serviços necessários à conclusão do ano
letivo.
Na ação cautelar a APPI pede ao juiz o
bloqueio dos recursos existentes e também das verbas dos meses
seguintes, até o final da gestão, das contas correntes do município
vinculadas ao Fundeb em sua totalidade. Também solicita na ação cautelar
o bloqueio de 5% dos recursos em todas as contas do município
vinculadas aos repasses de receitas correntes do Estado e da União,
vinculadas pela Lei 11.494/07 ao FUNDEB e de 25% de todos os recursos
nas contas correntes destinadas a arrecadação da receita própria e
convênios, vinculadas ao custeio do Fundo. A presidente da APPI, Enilda
Mendonça, explica que o bloqueio desses recursos é exclusivamente para
garantir o pagamento dos vencimentos, proventos e remuneração dos meses
vencidos e daqueles que se vencerem após o ajuizamento da ação dos
servidores municipais lotados na educação, até o final da gestão atual,
como forma de assegurar que os recursos destinados por lei ao Fundeb
sejam, efetivamente, utilizados para a quitação da despesa do fundo. A
APPI requereu ainda que a Prefeitura de Ilhéus apresentasse em juízo as
folhas de pagamento dos meses já vencidos e dos futuros à medida que se
vencerem, incluído as folhas do 13º salário e do terço de férias, para
que se possa orientar o pagamento mensal dos salários junto ao agente
bancário, integralmente ou proporcionalmente, em caso de insuficiência
dos recursos bloqueados.
rbn
Posse da nova diretoria do SINDROD Ilhéus.
sábado, 24 de novembro de 2012
Vitória empata com Ceará e está de volta à Série A
Postado por Atarde On line
Alan Tiago Alves
-
Lúcio Távora | Agência A TARDE
Após dois anos, Leão está de volta à elite do futebol nacional
Depois de dois anos na série B, o Vitória está de volta a elite do
futebol nacional. Sob o olhar de mais de 37.500 expectadores, recorde de
público no Barradão no ano, o Leão apenas empatou com o time do Ceará
por 1 a 1, na tarde deste sábado, 24, no Estádio Manoel Barradas, em
Salvador (BA), mas o resultado garantiu o retorno do time rubro-negro à
série A do Campeonato Brasileiro.
Com o empate, o Leão, que somou 21 vitórias, oito empates e nove
derrotas em 38 jogos, fecha o campeonato na quarta posição com 71 pontos
ganhos, mesma pontuação do São Caetano que, por ter uma vitória a menos
que o time baiano, ficou em quinto lugar e não se classificou. Com 78
pontos, o Goiás, que derrotou o Joinville por 2 a 1, também nessa tarde,
ficou com o título do campeonato. Criciúma (2º), com 73 pontos, e
Atlético-PR (3º), com 71, fecharam o grupo dos quatro primeiros e
disputarão a série A em 2013.
Apesar de levar alguns sustos durante a partida, o Leão foi superior
diante do despretensioso Ceará, que, sem chances de classificação e nem
risco de rebaixamento, chegou na última rodada apenas para cumprir
tabela. O Leão abriu o placar aos 42 minutos do primeiro tempo com o
atacante William e o time Cearense conseguiu o empate aos 35 da segunda
etapa com zagueiro Heleno. Mas o gol, apesar de ter aumentado a
apreensão do torcedor rubro-negro nos minutos finais, não impediu a
festa no Barradão.
Saiba mais
24/11/2012 | Comentários(0)
Criciúma fica com o vice-campeonato da Série B
24/11/2012 | Comentários(0)
Goiás vence Joinville e fatura o título da Série B
24/11/2012 | Comentários(0)
Empate coloca Atlético-PR na elite um ano após a queda
O Jogo - O Leão entrou em campo nessa tarde para o
jogo contra o Ceará com a missão de decidir, em apenas 90 minutos, o
destino de toda uma temporada. O time baiano só precisava de um empate
em casa para ficar no G-4, mas a ida ao ataque logo nos primeiros
momentos do jogo já indicava que a vitória era o objetivo. No primeiro
minuto, Willie invadiu a área em velocidade, foi derrubado e pediu
pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
O Vitória tentou imprimir seu ritmo de jogo, pressionando o time
cearense no campo de ataque. Aos 15 minutos, quem teve boa chance foi
Dinei: após cruzamento, ele recebeu sozinho dentro da área e arriscou. A
bola passou com perigo próximo ao gol cearense. Três minutos depois,
foi a vez de Willian perder boa oportunidade. Após cruzamento de Mansur,
o atacante, na entrada da pequena área, girou e mandou para fora.
O Ceará conseguiu chegar aos 25 minutos: após falta cobrada por Leandro
Chaves, o atacante Mota apareceu na área, mas cabeceou para fora. Mas o
lance capital veio aos 42 minutos: após laçamento, o atacante William
enganou a defesa cearense e saiu livre na cara do gol de Dionantan.
Experiente, ele só teve o trabalho de tirar do goleiro para balançar a
rede e abrir o marcador, para delírio e festa dos torcedores
rubro-negros presentes do Barradão.
Na segunda etapa, o jogo continuou movimentado. O leão voltou sem
alterações, disposto a manter a garra da primeira etapa. Mas quem
assustou foi o Vovô: aos quatro minutos, depois da falta cobrada por
Lenadro Chaves, Deola precisou se antecipar para afastar o perigo. Aos
18 minutos, por falta dura em Wilie, o zagueiro Jailton levou o segundo
cartão amarelo e foi expulso, deixando o time cearense com um a menos.
Tentando se aproveitar da superioridade numérica em campo, o Leão
seguiu pressionando. Aos 28 minutos, Willie apareceu novamente: o
atacante recebeu passe de Mansur e, dentro da área, mandou a bola na
trave, assuntando o goleiro Dionantan e levantando a torcida rubro-negra
nas arquibancadas. Mas o que era festa se transformou em apreensão: aos
35 minutos, após lançamento na área do Vitória, Victor Ramos não
conseguiu cortar e o zagueiro Heleno complementou para as redes. O clima
de tensão se estendeu até o apito final do árbitro Sandro Meira Ricci,
momento em que a apreensão se transformou novamente em festa: fim de
jogo e acesso garantido.
Vitória 1 x 1 Ceará - 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA).
Data: sábado, 24 de novembro.
Horário: 15h20 (horário de Salvador)
Data: sábado, 24 de novembro.
Horário: 15h20 (horário de Salvador)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA/PE)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Paulo César Silva Faria (CBF/MT)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA/MG) e Paulo César Silva Faria (CBF/MT)
Gols: Willian (aos 42 minutos do primeiro tempo) para o Vitória e Heleno (aos 35 minutos do segundo tempo) para o Ceará.
Cartões amarelos: Willie e William (Vitória)
Cartão Vermelho: Jailton (Ceará)
Público: 35.000 pagantes e 37.566 presentes
Renda: R$ 658 mil
Renda: R$ 658 mil
Vitória: Deola; Deola, Nino, Victor Ramos, Gabriel e
Mansur; Michel, Marcelo Nicácio (Fernando Bob), Pedro Ken e Willie;
William e Dinei. Técnico: Paulo César Gusmão.
Ceará: Diónantan; Apodi, Heleno, Jaílton e Vicente
(Eusébio); Everton (Luiz Henrique), João Marcos, Leandro Chaves e Magno
(Régis); Mota e Robert. Técnico: Anderson Silva.
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Obra que seria de beneficio aos moradores e comerciantes, torna-se um verdadeiro inferno aos mesmos.
A obra
que deveria ser de solução para os moradores do Bairro são Francisco localizada
na Rua Portugal, que resolveria o problema de cheia nos dias de chuvas que
moradores não podem sair de suas casas, ilhados por conta do volume de água nas
ruas, agora se tornou um inferno para os moradores, acúmulos de lixo, esgoto e água
represada, ocasionando a proliferação de mosquitos da dengue e ratos no local. Há
quem diga que aquela obra é fruto de uma ação pública judicial a qual o
município fora obrigado a iniciar, más se é por força judicial, por que está
parada? As fotos a seguir mostra o descaso do município e também das autoridades
judiciais, se é que realmente fora matéria sub judice. Os moradores não
suportam mais, os comerciantes por sua vez, já começa a demitir funcionários
por conta da queda de movimento em seus estabelecimentos, alguns que
diretamente trabalham no fornecimento de alimentos prontos.
Assinar:
Postagens (Atom)
APPI Itinerante visita escolas na Praia do Norte e identifica graves problemas
A APPI itinerante esteve no último dia (27) visitando as escolas na região da Praia do Norte, passando pela Escola Malaquias Reis, na Tulh...
-
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE CRIAÇÃO, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL, ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃ...
-
Time de Voleibol da Uninassau ...
























