segunda-feira, 17 de outubro de 2011
domingo, 16 de outubro de 2011
Prazo para retificar Censo Escolar termina no dia 22
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Até o dia 22 de outubro os municípios brasileiros podem corrigir o Censo Escolar 2011. As redes de ensino possuem um prazo de 30 dias a partir da data de divulgação do Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União, dos resultados preliminares do Censo Escolar da Educação Básica de 2011 relativos às escolas públicas de todo o país. O parlamentar baiano Marcelino Galo (PT), lembra a data e sugere que os municípios encaminhem o mais rápido possível as retificações. “É preciso acompanhar esses dados do Censo, pois eles são a base para o cálculo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, sinaliza.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Censo também serve para a distribuição de recursos de programas como o da alimentação e transporte escolar. Os estados possuem o mesmo prazo para fazerem os ajustes diretamente no Sistema Educacenso, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). “A intenção de divulgar preliminarmente esses dados do Censo Escolar 2011 é garantir que os gestores educacionais tomem conhecimento e façam a conferência dos dados e as correções necessárias”, completa Galo.
UESC REALIZA I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
No dia 19 de outubro de 2011 (quarta-feira) das 13h às 18h no Auditório Paulo Souto – UESC, Ilhéus, Bahia, acontecerá o I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.
Confira a programação:
12:30 CREDENCIAMENTO
13:15 ABERTURA
13:30 – 15:00 MESA REDONDA
“Políticas públicas para enfrentamento do Crack, Álcool e Outras Drogas”
Palestrantes:
Representante da SENAD: Políticas Públicas e o Plano Integrado para enfrentamento do Crack e Outras Drogas
Representante do Ministério da Saúde: Articulação das Redes SUS e SUAS, para atenção integral aos usuários de Crack, Álcool e Outras drogas.
Representante da SESAB: Tendências da política estadual para enfrentamento do Crack, Álcool e Outras drogas.
15:00 – 15:30h MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DE PREVENÇÃO E/OU DE INTERVENÇÃO SOBRE O USO DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
COFFEE BREAK
16:00 – 17:30 MESA REDONDA
Prevenção e Intervenção em Crack, Álcool e Outras Drogas
Palestrantes:
Membro do CETAD/UFBA: Consultórios de Rua
Representante do Ministério da Educação: “Mobilizando a escola para prevenção do uso de drogas”
Membro da Associação Lua Nova: Apoio às jovens mães em situações de risco social.
17:30 – 18:00 ENCERRAMENTO
--
Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS
Confira a programação:
12:30 CREDENCIAMENTO
13:15 ABERTURA
13:30 – 15:00 MESA REDONDA
“Políticas públicas para enfrentamento do Crack, Álcool e Outras Drogas”
Palestrantes:
Representante da SENAD: Políticas Públicas e o Plano Integrado para enfrentamento do Crack e Outras Drogas
Representante do Ministério da Saúde: Articulação das Redes SUS e SUAS, para atenção integral aos usuários de Crack, Álcool e Outras drogas.
Representante da SESAB: Tendências da política estadual para enfrentamento do Crack, Álcool e Outras drogas.
15:00 – 15:30h MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS DE PREVENÇÃO E/OU DE INTERVENÇÃO SOBRE O USO DE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
COFFEE BREAK
16:00 – 17:30 MESA REDONDA
Prevenção e Intervenção em Crack, Álcool e Outras Drogas
Palestrantes:
Membro do CETAD/UFBA: Consultórios de Rua
Representante do Ministério da Educação: “Mobilizando a escola para prevenção do uso de drogas”
Membro da Associação Lua Nova: Apoio às jovens mães em situações de risco social.
17:30 – 18:00 ENCERRAMENTO
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Postado por Blogger no URBIS NOTICIAS
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Experiências internacionais de Mobilização Social pela Educação são compartilhadas em Seminário
Postado por Blog da Mobilização
Cerca de 500 mobilizadores sociais pela educação participam, nesta sexta-feira (14), da programação do último dia de atividades do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. O evento, que teve início na quarta-feira (12), é realizado em Fortaleza, no Ceará, e reúne secretários municipais de educação, professores, lideranças religiosas e demais voluntários da Mobilização para a troca experiências nacionais e estrangeiras sobre a importância da colaboração das famílias, da sociedade e do poder público na melhoria da qualidade da educação.
Informações sobre as exposições do Seminário podem ser acompanhadas pelo Twitter da Mobilização @familia_escola e as palestras estão sendo transmitidas via twitcam no perfil do mobilizador José Jair da Silva @jairbala1.
O Seminário conta com exposições de especialistas de países como os Estados Unidos, a Colômbia e a Guatemala, além do Brasil, que desenvolvem estudos sobre a influência da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação.
Bernardo Toro
Na tarde desta sexta feira, o filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores e autores sobre educação e democracia na América Latina vai falar aos participantes sobre como “Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob interpretação e sentido também compartilhados”.
Experiências internacionais de Mobilização Social pela Educação são compartilhadas em Seminário
Postado por Mobilização Social pela Educação
Cerca de 500 mobilizadores sociais pela educação participam, nesta sexta-feira (14), da programação do último dia de atividades do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação família-escola-comunidade. O evento, que teve início na quarta-feira (12), é realizado em Fortaleza, no Ceará, e reúne secretários municipais de educação, professores, lideranças religiosas e demais voluntários da Mobilização para a troca experiências nacionais e estrangeiras sobre a importância da colaboração das famílias, da sociedade e do poder público na melhoria da qualidade da educação.
Informações sobre as exposições do Seminário podem ser acompanhadas pelo Twitter da Mobilização @familia_escola e as palestras estão sendo transmitidas via twitcam no perfil do mobilizador José Jair da Silva @jairbala1.
O Seminário conta com exposições de especialistas de países como os Estados Unidos, a Colômbia e a Guatemala, além do Brasil, que desenvolvem estudos sobre a influência da interação família-escola-comunidade para a melhoria da qualidade da educação.
Bernardo Toro
Na tarde desta sexta feira, o filósofo e educador colombiano, Bernardo Toro, um dos mais importantes pensadores e autores sobre educação e democracia na América Latina vai falar aos participantes sobre como “Mobilizar é convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, sob interpretação e sentido também compartilhados”.
Bruno Reis quer obrigar Embasa a devolver dinheiro de reajuste
Do Agravo Ilheense
Escrito por Jamesson Araújo
O deputado estadual Bruno Reis (PRP) disse hoje (13) que a Embasa vai ter que devolver dinheiro aos consumidores baianos pelo reajuste de 13,64% cobrado pela Embasa desde maio deste ano. O juiz Ricardo D´Ávila considerou o aumento abusivo depois de julgar ação movida pelo parlamentar, que também é advogado. "Desde o início dissemos que esse aumento era ilegal. Avisamos inclusive à direção da Embasa. Foi um reajuste concedido de forma extraordinária e arbitrária, muita acima da inflação do período", salientou o parlamentar. O magistrado entendeu que o reajuste aplicado deve ser de 6,94%, conforme a inflação do período. "Nós estamos colocando nossa assessoria jurídica à disposição dos baianos para tirar qualquer dúvidas sobre o assunto e promover novas ações contra a empresa para que os direitos dos consumidores sejam preservados", informou Bruno Reis.
O deputado, que é líder do bloco formado por DEM e PRP na Assembleia, foi o advogado da ação, movida através do Democratas. Ele também ingressou com uma denúncia contra a Embasa no Ministério Público da Bahia por conta da farra com dinheiro público feita pela empresa na contratação de artistas na capital e no interior.
Escrito por Jamesson Araújo
O deputado estadual Bruno Reis (PRP) disse hoje (13) que a Embasa vai ter que devolver dinheiro aos consumidores baianos pelo reajuste de 13,64% cobrado pela Embasa desde maio deste ano. O juiz Ricardo D´Ávila considerou o aumento abusivo depois de julgar ação movida pelo parlamentar, que também é advogado. "Desde o início dissemos que esse aumento era ilegal. Avisamos inclusive à direção da Embasa. Foi um reajuste concedido de forma extraordinária e arbitrária, muita acima da inflação do período", salientou o parlamentar. O magistrado entendeu que o reajuste aplicado deve ser de 6,94%, conforme a inflação do período. "Nós estamos colocando nossa assessoria jurídica à disposição dos baianos para tirar qualquer dúvidas sobre o assunto e promover novas ações contra a empresa para que os direitos dos consumidores sejam preservados", informou Bruno Reis.
O deputado, que é líder do bloco formado por DEM e PRP na Assembleia, foi o advogado da ação, movida através do Democratas. Ele também ingressou com uma denúncia contra a Embasa no Ministério Público da Bahia por conta da farra com dinheiro público feita pela empresa na contratação de artistas na capital e no interior.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
Fortaleza é tomada pela Mobilização Social pela Educação
Com a abertura do I Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação, onde o tema é Interação Família-Escola-Comunidade, os cearenses dividem espaços com mobilizadores de todo Brasil. Ontem a noite foi feita a abertura pela coordenadora da Mobilização Linda Goulart, que agradeceu ao governo do Ceará e ao Banco Itaú Social pela parceria, desejou boas vindas a todos, em seguida foi a vez do Secretário Executivo Adjunto do MEC, Dr. Francisco das Chagas Fernandes, que falou sobre o Plano Nacional de Educação, questioanado por esse blogueiro, sobre como podemos chegar a tão esperada educação de qualidade discutida hoje pelo o estado, e ele foi categórico, "É necessário quando se falar em educação de qualidade, pensar também em ampliação dos recursos para educação, hoje esses recursos está em torno de 4% do PIB, a proposta do governo é ampliar para 7 %, mais o ideal seria algo em torno de 10%, concluiu".
tambem questionado em relação a mobilização, também afirmou, "A mobilização ganhou corpo, é preciso que a sociedade faça seu papel, a receita é Acompanhe a vida escolar do seu filho, com isso daremos um grande passo para a educação melhorar".
Hoje os trabalhos iniciarão apartir das 09 horas com os palestrantes internacionais, Bernado Nieto Toro e a representante da Universidade de Havard - Drª Heather Weiss – diretora do Harvard Family Research Project - EUA.
VERBA PARA EDUCAÇÃO DEVE SER DE ATÉ 10% DO PIB EM 2012
VERBA PARA EDUCAÇÃO DEVE SER DE ATÉ 10% DO PIB EM 2012
Em palestra na FGV (Fundação Getúlio Vargas) no Rio, segunda-feira 10/10/2011, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que espera uma resposta do Congresso para definir o orçamento para educação em 2012, que deve ficar entre 7% e 10% do PIB nacional. Ele também pregou o fim do vestibular e a reformulação do Ensino Médico.
A proposta de aumentar o orçamento faz parte do Plano Nacional de Educação, que aguarda aprovação do Congresso e prevê os investimentos na área para os próximos dez anos. Atualmente a educação corresponde a 5% do PIB brasileiro.
"Não vai ser menos de 7% do PIB nem mais do que 10%", disse Haddad, ao lembrar que o Brasil foi um dos últimos países da América Latina a despertar para a necessidade de investir em educação e que é preciso "correr atrás dessa diferença histórica".
O ministro também ressaltou a necessidade de reformular o Ensino Médio, enxugando o conteúdo ensinado atualmente e criando escolas em tempo integral. "Hoje o aluno vê o Ensino Médio como um pedágio para o vestibular. Temos que mudar isso para uma forma mais coerente, que responda aos anseios da sociedade."
Haddad também minimizou os problemas com o Enem, que classificou como um dos sistemas mais modernos do mundo de acesso a universidade. "É um problema fazer uma prova para 5 milhões de pessoas em um fim de semana", explicou. Segundo ele, o Brasil está em um processo de substituição do vestibular e é preciso acabar com a prova, insuficiente para avaliar os alunos integralmente.
Apesar de ter passado a palestra elogiando as ações do seu governo, Haddad, pré-candidato ao governo de São Paulo, evitou falar sobre a campanha. "Política só no final de semana. De segunda a sexta, só educação", disse.
PAULA BIANCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA DE SÂO PAULO
Postado por CONSELHO DO FUNDEB- ILHÉUS/BA
,,Movimento Salve a BR 251,,
Associação do santo Antonio,Ilhéus cnpj;10546097/0001--96.Pedimos ajuda e apoio de todos da imprensa que possam nos ajudar nesta divulgação.
2ª Carralgada-Ilhéus-Buerarema.
,, 11 de Dezembro 2011 ,,Domingo,,
Saída da Praça N.S. Da vitória com destino a BR 101 em Buerarema.
Horário de saída as 8:Hs da manhã.
pode participar:, Cavalo,Carro,Bicicleta,Jegue,Moto,Carroça.
A situação da BR 251 é lastimável a situação é desumana, milhares de crianças fora da escola e milhares de famílias de pequenos produtores sem poder escoar a produção mais uma vez vamos protestar, interditando a BR 101 em Buerarema,Não aguentamos mais o sofrimento.Até agora o governo não tomou providências e nada foi feito na BR 251 a não ser colocar Lama,,A lama do DNIT no sul da Bahia.
A União faz a força,,Uma comunidade unida jamais será vencida.
Jorge Anunciação.
Presidente.
Veja em anexo a resposta do governo do estado.
Venha conosco Participe ajude a região
A União faz a força,,Uma comunidade unida jamais será vencida.
Jorge Anunciação.
Presidente.
Veja em anexo a resposta do governo do estado.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011
HÉDUCAÇÃO
A Evolução da Educação:
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas,
Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas,
Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual
é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2010 ...:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra
minoria social não precisa responder pois é proibido reprová-los).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado).
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual
é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2010 ...:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra
minoria social não precisa responder pois é proibido reprová-los).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado).
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Precisamos começar JÁ!
Ou corremos o sério risco de largarmos o mundo para um bando de
analfabetos, egocêntricos, alienados e sem a menor noção de vida em
sociedade e respeito a qualquer regra que seja!!!
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