terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comissão especial aprova Estatuto da Juventude

Agencia da Câmara

A Comissão Especial Comissão temporária criada para examinar e dar parecer sobre projetos que envolvam matéria de competência de mais de três comissões de mérito. Em vez de tramitar pelas comissões temáticas, o projeto é analisado apenas pela comissão especial. Se aprovado nessa comissão, segue para o Senado, para o Plenário ou para sanção presidencial, dependendo da tramitação do projeto. do Estatuto da Juventude (PL 4529/04) aprovou há pouco o substitutivo da relatora, deputada Manuela D Ávila (PCdoB-RS). A relatora ressaltou que a aprovação do texto é resultado de um “grande esforço para incluir todas as sugestões dos parlamentares e das entidades representativas dos jovens”, com o objetivo de criar um marco legal na área.
Manuela D Ávila lembrou que o estatuto ainda será discutido e votado pelo Plenário, “onde haverá espaço para os demais deputados, que não participaram da comissão especial, opinarem sobre o texto”.
O Estatuto da Juventude assegura uma série de direitos para jovens, incluindo meia passagem no transporte interestadual e intermunicipal e meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer.
Antes da aprovação, a relatora fez uma mudança no texto: retirou a parte que garante às instituições juvenis "assento junto aos órgãos da administração pública e das instituições de ensino públicas e privadas".

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Daniella Cronemberger

Comissão aprova aposentadoria especial para policial

Agencia da Câmara

Texto ainda será analisado pelo Plenário.
Arquivo - Luiz Xavier
Itagiba: medida é fundamental para o bom funcionamento da segurança pública.
 
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou nesta terça-feira a concessão de aposentadoria especial para servidor público que exerça atividade de risco, como policiais, guardas, agentes carcerários e penitenciários.

O texto aprovado foi o substitutivo do relator, deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 330/06, do deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e determina que o servidor poderá obter o benefício nas seguintes condições:

- voluntariamente, ao completar 30 anos de contribuição, com proventos integrais e equivalentes ao da remuneração ou subsídio do cargo em que aposentar, desde que tenha, pelo menos, 20 anos de exercício de atividade. No caso de mulher, o período de contribuição mínimo é de 25 anos;

- por invalidez permanente, com proventos integrais e idênticos ao da remuneração ou subsídio do cargo em que aposentar. Essa regra será aplicada se a invalidez tiver sido provocada por acidente em serviço ou doença profissional, ou quando o servidor for acometido de doença contagiosa, incurável ou de outras especificadas em lei;

- por invalidez permanente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição em atividade de risco, tendo por base a última remuneração ou subsídio do cargo em que se der a aposentadoria. Isso ocorrerá se a invalidez for provocada por doenças não especificadas em lei ou em razão de acidente que não tenha relação com o serviço.
Conforme o texto aprovado, férias, ausências justificadas, licenças e afastamentos remunerados, licenças para exercício de mandato classista ou eletivo e o tempo de atividade militar serão considerados tempo de serviço para efeito da concessão do benefício.
Valor
A aposentadoria deverá ter, na data de sua concessão, o valor da última remuneração ou subsídio do cargo em que se der o benefício e será revista na mesma proporção e na mesma data, sempre que se modificar a remuneração ou subsídio dos servidores na ativa.
Além disso, deverão ser estendidos aos aposentados todos os benefícios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores da ativa, incluídos os casos de transformação ou reclassificação do cargo ou da função em que se deu a aposentadoria.
Pensão
O valor mensal da pensão por morte será o mesmo da aposentadoria que o servidor recebia ou daquela a que teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento. As pensões já concedidas na eventual data de publicação da lei terão os cálculos revisados para se adequar à essa exigência.
Segundo Itagiba, a mudança no regime de aposentadoria é crucial para o bom funcionamento dos órgãos de segurança pública.
Projeto original
O projeto original se restringia a garantir a aposentadoria voluntária após 30 anos de contribuição, com pelo menos 20 anos de exercício da atividade policial (com cinco anos a menos, em ambos os períodos, no caso de mulheres). A aposentadoria compulsória ocorreria com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 65 anos de idade para os homens e aos 60 para as mulheres.
Tramitação
O projeto, que tramita em regime de prioridadeNa Câmara, as proposições são analisadas de acordo com o tipo de tramitação, na seguinte ordem: urgência, prioridade e ordinária. Tramitam em regime de prioridade os projetos apresentados pelo Executivo, pelo Judiciário, pelo Ministério Público, pela Mesa, por comissão, pelo Senado e pelos cidadãos. Também tramitam com prioridade os projetos de lei que regulamentem dispositivo constitucional e as eleições, e o projetos que alterem o regimento interno da Casa., já havia sido aprovado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora, segue para análise do Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Marcelo Oliveira

Projeto 5ª do Rádio - Gospel, acontece nesta quinta-feira na Praça dos Radialistas



   
 Projeto 5ª do Rádio - Gospel,
acontece nesta quinta-feira


    Dando continuidade ao “Projeto 5ª do Rádio-Gospel” criado pelo Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, com objetivo exclusivo de unir os profissionais cristãos da imprensa local para um momento de louvor, apresentação de músicos e bandas evangélicas em agradecimento ao Senhor da Vida. A 2ª edição-gospel acontece nesta quinta-feira, 25/11, a partir das 17h na Praça do Radialista, no centro da cidade.
    Estarão se apresentando a Banda Criação Sou; Tiago e a Banda o Verbo; Gilmário e Banda; Banda Getesemane; Coral da Igreja Lindinpolis; Grupo de dança Rip-Rop-Dança prá Jesus; Grupo de dança Vaso de Alabastro; Grupo de Coreografia de Crianças da Assembléia de Deus. Apresentação Solo fica por conta do missionário Daniel, Tuca, Gustavo Matos, Antônio Batista, Dilson, Ariosvaldo e Marcos Silveira. Também estarão cantando para Jesus, as missionárias Irmãs Felicidade; Maria Valentim; Savana; Luciana Vitorino; Maria Augusta; Joseline Maria; Juliana, Rita de Cássia e finalmente, a cantora mirim de apenas 09 anos, Carina Monteiro, da Assembléia de Deus.
   Neste evento já estão confirmados a presença de vários Pastores de congregações diversas, presbíteros e missionários de Ilhéus e Itabuna.
   Para os coordenadores do evento, radialistas Pedro Oliveira e Rita de Cássia, este é um momento impar para que possamos estar em sintonia com o Senhor Deus. “Vamos agradecer ao Dom da Vida, por nossas famílias e por nossa cidade”, salientam.
   O Projeto 5ª do Rádio - MPB e GOSPEL acontecem desde julho último, com grande número de freqüentadores, sendo mais uma opção de lazer dos munícipes. E, neste mês de dezembro próximo, não haverá nenhuma atividade na Praça do Radialista, devido ao trabalho de recuperação do jardim da praça e construção de dois sanitários públicos.


Redação,
Radialista Jailda Almeida
73 8852 0178
   

O CAIC FOI ESCANTEADO PELO GOVERNO MUNICIPAL


O cenário encontrado nas escolas públicas de Ilhéus é de verdadeiro descaso e abandono com os prédios educacionais, como um estabelecimento de ensino pode operar em tal estado de degradação? O Centro de Assistência Integral a Criança- CAIC é um desses estabelecimentos de ensino em Ilhéus que opera em situação de degradação e abandono.
Há pouco mais de uma semana, na sala da educação infantil no CAIC um ventilador incendiou e por pouco não houve uma tragédia, causando pânico às professoras e profissionais naquele local, Foi uma coisa horrível', desabafou enquanto enxugava as lágrimas uma pessoa da educação que não pode se identificar”. O incêndio foi contido por funcionários que usaram extintor para conter o sinistro. Com suas instalações elétricas comprometida pela falta de manutenção nesses últimos 12 anos, os funcionários e professores do CAIC vivem hoje sem condições nenhuma de trabalho e conseqüentemente os alunos, com salas às escuras, sem pintura e com pingueiras em dias de chuva, verdadeiro sufoco. Basta visitarem no final de tarde algumas salas do ensino fundamental e da educação infantil local onde o ventilador incendiou para perceber a falta de condições que se encontra o CAIC.
O que não se entende é que o CAIC foi à segunda escola municipal visitada pela equipe de fiscalização composta pelo Ministério Público Estadual e Federal, CREA, Sec. de Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, APPI, Conselhos do FUNDEB, CAE, Municipal da Educação, Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Sec. Transp. e Transito, Policia Militar, Promotoria da Infância e da Juventude, e prepostos do próprio município, que detectaram naquela visita, as condições degradantes que se encontra o CAIC. Posteriormente foi encaminhado relatório apresentado pela Promotoria Pública ao Gestor Municipal que apresentou planilha de custo de suposta reforma para o CAIC e que estranhamente não está contemplado no edital de licitação que foi divulgado pelos veículos de comunicação da cidade. Confira no final da matéria alguns desses anúncios feitos por dois veículos de comunicação.
Os pais de alunos do CAIC são pagadores de impostos, seus filhos crianças que precisam de escolas dignas, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional garantem aos alunos educação e estabelecimentos educacionais de qualidade conforme a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Seguem abaixo seus artigos e suas alíneas
Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art. 3º. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
IX - garantia de padrão de qualidade;
Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

IX - padrões mínimos de qualidade de ensino definido como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

Art. 5º. O acesso ao ensino fundamental é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída, e, ainda, o Ministério Público, acionar o Poder Público para exigi-lo.

Matérias publicadas onde não consta o CAIC como um dos equipamentos escolares a ser reformado pelo municpio de Ilhéus.

Postado por O MP e os Objetivos do Milênio em 22/10/2010
O Município de Ilhéus lançou o edital da Tomada de Preços nº 004/2010, do tipo menor preço, para restauração de escolas públicas. A sessão pública será no dia 07-10-2010, às 9h, na sala de reuniões da comissão de licitação, na 4º andar do Prédio Anexo de Secretarias, na Rua Santos Dumont, s/nº, Centro, Ilhéus.

Serão reformadas as Escolas Memorial, Nova Jerusalém, Nelson D’Oliveira, Princesa Isabel, que já foram visitadas pelo Programa O Ministério Público e os Objetivos do Milênio. A intervenção física em tais prédios é objeto de condenação em ação civil pública aforada pela 4ª Promotoria de Justiça na Vara da Infância e da Juventude de Ilhéus.

Além delas, o Município pretende reformar as unidades escolares Areia Branca, Banco Central, Banco da Vitória, Banco do Pedro, Basílio, Castelo Novo, Cantinho do Recreio, Couto, Dom Eduardo, Dom Valfredo Tepe, Fé e Alegria, Heitor Dias, Herval Soledade, Iguape, IME, Inema, Japu, Mariana Eckes, Nucleadas de Aritaguá, Olivença, Paulo Freire, Pequeno Davi, Perpetua Marques, Pimenteira, Pinóquio, Professor Osvaldo Ramos, Salobrinho, Sambaituba, Santo Antônio, Vila Nazaré, Vila Palmares, Vovô Isaac e Themístocles Andrade.

A modalidade de licitação, tipo menor preço, requer atenção. A Escola Princesa Isabel, que foi reformada em outubro de 2009, enfrentou problemas com o forro de uma das salas, que desabou no primeiro semestre de 2010.

Já a Escola Basílio teve suas salas de aulas reconstruídas em 2009, com duplo gasto ao Município de Ilhéus. Isto porque a empreiteira, apesar de receber o pagamento, não realizou a obra. O fato está sob apuração judicial, em ação de improbidade administrativa nº 0010327-93.2008.805.0103, aforada pela 8ª Promotoria de Justiça em 24-10-08, na 2ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus. Foi decretada a indisponibilidade de bens do ex-gestor, ex-secretários de Obras e de Educação e da empresa DSDSA, pela Juíza Luciana Carinhana, em 12-02-2009.
 
Postado por Ilhéus.com em 27/10/2010
Ilhéus investe mais de R$ 2 milhões em reforma de escolas
Com recursos próprios, a Prefeitura de Ilhéus está investindo R$ 2.024.000,00 em restauração de diversas escolas da rede municipal de ensino. Nessa ação, a Secretaria de Infraestrutura realiza serviços de manutenção preventiva e corretiva que contemplam as escolas Paulo Freire, Instituto Municipal de Educação (IME) Pontal, Themístocles Andrade, Perpétua Marques e José Haroldo Castro Vieira. Para a restauração dessas escolas o atual governo alocou R$ 142.000,00. E para a reconstrução da escola Pequeno Príncipe, no alto da Conquista estão sendo aplicados R$ 482.000,00.
No atual cronograma de serviços de manutenção e corretiva a prefeitura reservou R$ 1.400,000,00 para aplicar nas escolas municipais dos bairros Banco da Vitória e do Salobrinho, Heitor Dias, Professor Osvaldo Ramos, Pinóquio, Instituto Municipal de Educação (IME-Princesa Isabel), Memorial, Nova Jerusalém, Vovô Isaac, Pequeno Davi, Cantinho do Recreio, Dom Walfredo Tepe, Fé e Alegria, Vila Palmares e alto do Basílio.
No bojo de ações o atual governo também incluiu as escolas da zona rural. Os serviços vão chegar até as unidades de ensino de Olivença, Areia Branca, Japu, Pimenteira, Inema, Sambaituba, Couto, Santo Antonio, Castelo Novo, Banco do Pedro, Banco Central e Nucleada de Aritaguá. Além disso, serão reformadas as escolas do bairro do Iguape, Mariana Eckes (Ponta da Tulha), Dom Eduardo, Herval Soledade e Nelson D’ Oliveira.

Internauta poderá participar do seminário Escola sem Homofobia

Agencia da Câmara

A Comissão de Legislação Participativa realiza hoje, terça-feira (23), às 13h30, o seminário “Escola Sem Homofobia”; internautas já podem enviar perguntas aos convidados para o debate.
Edson Santos
Pesquisa mostra que professores não estão preparados para lidar com a diversidade sexual

A Comissão de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente. realiza hoje, terça-feira (23), às 13h30, o seminário “Escola Sem Homofobia”, com o objetivo de discutir o papel da escola na promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional. A Agência Câmara vai transmitir o evento ao vivo e fazer sua cobertura jornalística em tempo real. Os leitores poderão encaminhar perguntas aos participantes do seminário pelo e-mail pergunte@camara.gov.br, com a sigla da comissão (CLP) no campo "assunto". As perguntas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados no momento do debate.  Também promovem a audiência as comissões de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias.
O seminário terá a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, e o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ABGLT), Toni Reis. Veja a lista dos convidados para o seminário.
Pesquisa realizada em 11 capitais brasileiras com docentes e estudantes do 6ª ao 9º ano da rede pública revelou que há falta de compreensão sobre o que é diversidade sexual. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Margarita Diaz, “a sociedade tem construído somente o modelo heterossexual e as pessoas que não seguem esse padrão são discriminadas".
A pesquisa mostrou ainda que nem mesmo profissionais de educação têm o devido preparo para lidar com esse tipo de conteúdo. Em decorrência desse problema, a homofobia vem se espalhando entre estudantes, o que futuramente poderá transformá-los em adultos preconceituosos. "Nós temos muitas políticas públicas que na prática das escolas não são implementadas" explica a pesquisadora.
Da Redação/PR

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Trabalho aprova regulamentação da profissão de promotor de vendas

 Agencia da Camara

Arquivo - Gilberto nascimento
Paulo Rocha recomendou a aprovação da proposta.
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (17) o Projeto de lei 5451/09, da Comissão de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., que regulamenta as profissões de promotor de vendas e de demonstrador de mercadorias, seja do comércio atacadista ou varejista.
Pelo texto aprovado, promotor de vendas é o profissional de nível médio, contratado diretamente pela indústria ou por empresas prestadoras de serviços, cujas atribuições são:
- planejar vendas;
- acompanhar clientes no pós-venda;
- contatar áreas internas da empresa;
- empregar técnicas de atendimento adequadas que proporcionem a satisfação do cliente; e
- elaborar relatórios de promoções.
Demonstrador de mercadorias
Já o demonstrador de mercadorias também é, conforme a proposta, um profissional de nível médio contratado diretamente pela indústria ou por empresas prestadoras de serviços, com as seguintes atribuições:
- demonstrar produtos e serviços;
- oferecer os produtos para degustação ou distribuir amostras deles;
- prestar informações sobre as qualidades e as vantagens da aquisição de mercadorias; e
- utilizar técnicas de venda, de atração de clientes e de atendimento.
Emenda
O relator, deputado Paulo Rocha (PT-PA), foi favorável à proposta. "Cabe ao promotor de vendas e ao demonstrador de mercadorias ressaltar as diferenças de cada produto, com a finalidade de melhor informar ao consumidor qual é o mais adequado às suas necessidades", disse. Ele apresentou emenda acrescentando às duas profissões a atribuição de "atuar na reposição e exposição de mercadorias".
A proposta foi elaborada a partir de sugestão do Sindicato dos Trabalhadores Promotores, Repositores e Demonstradores de Merchandising do Estado de São Paulo.
Tramitação
A matéria, que foi rejeitada na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Lara Haje
Edição – Paulo Cesar Santos

Estudantes participam de hoje a sexta-feira do 7º Parlamento Jovem

Agencia da Câmara

77 alunos do ensino médio de todos os estados brasileiros participarão de jornada parlamentar simulada.
divulgação
Estudantes vão vivenciar a rotina dos trabalhos legislativos.
 
Estudantes de todos os estados brasileiros participam de hoje a sexta-feira (26) da sétima edição do Parlamento Jovem. O programa é uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.
Participarão das atividades neste ano, cujo tema é "O Jovem e o Mercado de Trabalho", 77 estudantes. A seleção, iniciada em junho, é feita entre alunos de 16 a 22 anos, regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o País.
Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. As propostas são encaminhadas pelas escolas, e a seleção é feita por técnicos da Câmara.
Educação e emprego
O tema mais recorrente neste ano foi educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A geração de empregos foi a segunda maior preocupação dos jovens.
"Desta vez, sentimos melhora na técnica legislativa. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", avalia uma das coordenadoras do projeto, Stefânia Serzanink.
Curso
O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei.
Representante do Distrito Federal, a estudante do terceiro ano do ensino médio Thuany Cristine de Sousa Vieira, de 18 anos, diz estar muito ansiosa e esperar aprender mais sobre a vida parlamentar, porque, segundo ela, a mídia passa informações muito superficiais.
Estudante de uma escola pública de Ceilândia, Thuany apresentou um projeto que torna obrigatória a criação, em empresas de médio e grande porte, de um departamento voltado para o ensino das atividades desenvolvidas pela empresa. Segundo ela, a ideia é que os jovens, principalmente os que procuram o primeiro emprego, adquiram experiência antes de escolher a área em que pretendem atuar.
Já o amapaense Roan Coelho de Souza Lobato, de 17 anos, apresentou projeto que visa a instituir o direito a jornada de trabalho de seis horas ininterruptas para os alunos do ensino médio noturno que trabalham. Ele estudava em escola particular no turno diurno, até o segundo ano do ensino médio, mas precisou mudar para escola pública neste ano, no turno noturno, e se espantou com o número de desistentes. Segundo ele, o objetivo do projeto é diminuir a evasão escolar e evitar que os estudantes sejam prejudicados.
Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte desses estudantes são custeados pela Câmara.

Confira a programação:

Veja aqui lista dos estudantes selecionados:
Da Redação/PCS

Orçamento ouve diretores do DNIT e da Valec sobre obras irregulares

Agencia da Câmara

Infraero
Obras da Infraero estão entre aquelas consideradas com indícios de irregularidades graves.
 
A Comissão Mista de OrçamentoA Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização é responsável pela análise das propostas orçamentárias concebidas pelo Executivo. Além disso, deve acompanhar o desenvolvimento anual da arrecadação e da execução do Orçamento, fazendo eventuais correções ao longo do ano. A Comissão vota o Plano Plurianual, com metas a serem atingidas nos próximos quatro anos; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece os parâmetros do Orçamento; e a Lei Orçamentária Anual, que organiza as receitas e despesas que o Governo terá no ano seguinte. Atualmente, o papel do Congresso é autorizar o Orçamento, ou seja, analisar os gastos propostos e aprovar sua realização. realiza na quinta-feira (25) a primeira das três audiências públicas para discutir a situação das 32 obras que tiveram sua paralisação recomendada pelo Tribunal de Contas da União (TCUÓrgão auxiliar do Congresso Nacional que tem por atribuição o controle externo dos atos financeiros, orçamentários, contábeis, operacionais e patrimoniais dos Poderes da República. ). Serão ouvidos diretores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Valec, estatal que administra o programa ferroviário brasileiro. A audiência está marcada para as 10 horas no plenário 2.
O objetivo das audiências é ouvir os dois lados da fiscalização (gestores e auditores) e, a partir das informações prestadas, tentar um acordo que não inviabilize as obras com indícios de irregularidades graves (que no jargão técnico levam a sigla “IG-P”). Cabe ao Congresso determinar a paralisação das obras, por meio do bloqueio de recursos orçamentários. A relação dos projetos suspensos é incluída no Anexo 6 da lei orçamentária.
O relatório do TCU enviado na semana passada lista uma série de irregularidades nos investimentos, como superfaturamento, sobrepreço, deficiências no projeto e até obstrução à fiscalização. Das 32 obras classificadas como IG-P, 17 foram encontradas em auditorias feitas neste ano e o restante no ano passado.
Os três encontros (a data dos outros dois ainda será divulgada) contarão ainda com a participação de dirigentes do TCU e dos 12 órgãos com obras com indícios de irregularidades graves, como a Petrobras, os ministérios da Integração Nacional e Cidades e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), entre outros.
Relatório do comitê
Após as audiências, o Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI), da Comissão de Orçamento, deverá elaborar um relatório para ser votado antes do parecer final da proposta orçamentária. O coordenador do COI, deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), disse que o comitê pretende entregar o parecer antes do dia 10 de dezembro.
De acordo com ele, as audiências vão subsidiar deputados e senadores na hora de votar o relatório. “São obras de infraestrutura, importantes para o País. Temos que tomar as decisões com base em informações detalhadas”, disse Monteiro. Segundo ele, as audiências poderão servir para que os órgãos e o TCU cheguem a um acordo para resolver as pendências apontadas em cada empreendimento.
Para o deputado, a dinâmica dos encontros é importante porque algumas das obras têm apelo social. Ele citou o caso da construção do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Porto Velho (RO). A fiscalização apurou problemas no edital de licitação e no projeto, além de sobrepreço. A obra está orçada em R$ 613,3 milhões.
“Rondônia não tem um metro de rede de esgoto. A obra vai ser a redenção do estado. Ela tem importância social e ambiental muito grande. Essas coisas são consideradas por nós, parlamentares”, afirmou Leonardo Monteiro.
Reuniões técnicas
Além das audiências, o COI está promovendo entre esta semana e a próxima, encontros técnicos com representantes dos órgãos e do TCU. As reuniões vão embasar o relatório do comitê, que será submetido ao plenário da Comissão de Orçamento. Já foram realizadas cinco reuniões e estão agendadas mais quatro até quarta (24). Na prática, caberá ao COI dar um parecer técnico sobre cada obra com IG-P, restando à comissão a decisão política.

Prefeito de Itajuípe vai pedir reconsideração das contas ao TCM


O prefeito de Itajuípe, Marcos Dantas vai pedir ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) reconsideração do julgamento das contas do município de 2009. Ele contesta qualquer desvio ético dos seus cerca de seis anos de gestão. Em relação as despesas, o prefeito diz que durante o ano de 2009, foram realizados 54 processos licitatórios nas modalidades Pregão Presencial, Tomada de Preços.
“Em todas as compras buscamos o que é melhor para Itajuípe e não interferimos para beneficiar fornecedores”, diz o prefeito. Em relação à publicidade oficial, Marcos Dantas informa que todos os relatórios de gestão fiscal estão publicados no site de publicações oficiais do município. ”Tudo esta lá e pode ser verificado por qualquer cidadão”,ele diz.
Dantas diz em relação ao limite de despesa com pessoal que é uma situação enfrentada por centenas de municípios brasileiros. “Com a crise mundial, o Governo Federal diminuiu impostos reduzindo drasticamente a arrecadação e os municípios foram os mais penalizados”, disse o prefeito. ”Reduziu a arrecadação mais a folha não foi reduzida”,reforça ele.
Execuções fiscais
Em relação à cobrança da dívida ativa a Procuradora Geral do Município, Gilmeire Santana diz que foram realizadas 250 execuções fiscais e a ampla maioria delas já foram quitadas. “Todas as cópias das petições foram enviadas para o TCM”, informa a procuradora.
A prefeitura de Itajuípe foi um dos pioneiros entre os municípios baianos na implantação do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Siga). Em 2009 dezenas de reuniões foram realizadas com toda a equipe de governo, legislativo, conselhos municipais esclarecendo para a sociedade qual o papel  da controladoria. O Controlador Geral Alex Souza foi convidado para palestras em outros municípios.

ASCOM/ ITAJUIPE

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...