segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Estudantes participam de hoje a sexta-feira do 7º Parlamento Jovem

Agencia da Câmara

77 alunos do ensino médio de todos os estados brasileiros participarão de jornada parlamentar simulada.
divulgação
Estudantes vão vivenciar a rotina dos trabalhos legislativos.
 
Estudantes de todos os estados brasileiros participam de hoje a sexta-feira (26) da sétima edição do Parlamento Jovem. O programa é uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário.
Participarão das atividades neste ano, cujo tema é "O Jovem e o Mercado de Trabalho", 77 estudantes. A seleção, iniciada em junho, é feita entre alunos de 16 a 22 anos, regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o País.
Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. As propostas são encaminhadas pelas escolas, e a seleção é feita por técnicos da Câmara.
Educação e emprego
O tema mais recorrente neste ano foi educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A geração de empregos foi a segunda maior preocupação dos jovens.
"Desta vez, sentimos melhora na técnica legislativa. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", avalia uma das coordenadoras do projeto, Stefânia Serzanink.
Curso
O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei.
Representante do Distrito Federal, a estudante do terceiro ano do ensino médio Thuany Cristine de Sousa Vieira, de 18 anos, diz estar muito ansiosa e esperar aprender mais sobre a vida parlamentar, porque, segundo ela, a mídia passa informações muito superficiais.
Estudante de uma escola pública de Ceilândia, Thuany apresentou um projeto que torna obrigatória a criação, em empresas de médio e grande porte, de um departamento voltado para o ensino das atividades desenvolvidas pela empresa. Segundo ela, a ideia é que os jovens, principalmente os que procuram o primeiro emprego, adquiram experiência antes de escolher a área em que pretendem atuar.
Já o amapaense Roan Coelho de Souza Lobato, de 17 anos, apresentou projeto que visa a instituir o direito a jornada de trabalho de seis horas ininterruptas para os alunos do ensino médio noturno que trabalham. Ele estudava em escola particular no turno diurno, até o segundo ano do ensino médio, mas precisou mudar para escola pública neste ano, no turno noturno, e se espantou com o número de desistentes. Segundo ele, o objetivo do projeto é diminuir a evasão escolar e evitar que os estudantes sejam prejudicados.
Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte desses estudantes são custeados pela Câmara.

Confira a programação:

Veja aqui lista dos estudantes selecionados:
Da Redação/PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...