quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Secretário da Casa Civil publica artigo sobre democratização do acesso a água
Postado por jornal Atarde
Em
artigo publicado nesta quarta-feira (15), no jornal A Tarde, o
secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, apresenta o
investimento em distribuição de água realizado pela gestão do governador
Jaques Wagner. São R$ 4 bilhões captados para que baianos e baianas
tenham acesso a este bem público.
Em
artigo publicado nesta quarta-feira (15), no jornal A Tarde, o
secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, apresenta o
investimento em distribuição de água realizado pela gestão do governador
Jaques Wagner. São R$ 4 bilhões captados para que baianos e baianas
tenham acesso a este bem público.
Costa
defende que o maior investimento em água na história da Bahia está em
execução e que o padrão de condução do governador Wagner é o mais humano
que o estado já teve. Ele ressalta ainda importantes ações do Programa
Água Para Todos, que serviu de exemplo para a política de distribuição
de água do governo federal.
Leia na íntegra:
O maior investimento em água da história da Bahia
Chegamos
ao governo, sob a liderança de Jaques Wagner, com a missão de superar
as décadas de atraso e negligência na Bahia, quando os mais pobres não
recebiam a atenção necessária, em especial a população do semiárido. O
governador encontrou um estado com diversas marcas sociais negativas,
como a pior taxa de analfabetismo, o alto índice de pobreza e uma das
menores proporções de distribuição de água de todo o país.
O
governo anterior, no período entre 1999 e 2006, investiu cerca de R$
1,1 bilhão em abastecimento de água. De 2007 a 2012, captamos e
executaremos R$ 4 bilhões, elevando em 249% o valor investido em oito
anos da gestão passada. Os números superam qualquer referência histórica
na Bahia e traduzem o esforço e a prioridade do governador em levar
esse bem público, tão essencial à vida humana, a quem mais precisa.
Esta
prioridade ficou explícita já no primeiro ano, com o Programa Água Para
Todos, que é o carro chefe deste novo padrão de condução: o mais humano
que a Bahia já teve. Somando os recursos para água e esgotamento
sanitário, o programa totaliza hoje R$ 7,7 bilhões.
Só
em 2012, quando vivemos a pior seca dos últimos 50 anos, captamos R$
1,7 bilhão para ampliar e fortalecer a infraestrutura hídrica do estado.
Resultado de uma sensibilização e articulação com o governo federal,
que garantiu a inserção da Bahia no Plano de Combate aos Desastres
Naturais, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff.
Estes
investimentos se materializam em obras estruturantes, como o Projeto
Águas do Sertão, que já beneficia cerca de 83 mil pessoas distribuídas
em 22 localidades baianas, no chamado “polígono da seca,” e as duas
adutoras que captam água do Rio São Francisco: a do Algodão e a do
Feijão, que abastecerão a região de Guanambi e Caetité e a de Irecê.
Juntas, somam R$ 320 milhões e beneficiarão 657mil pessoas.
Outras
tecnologias são utilizadas, a exemplo de 2,3 mil sistemas simplificados
de abastecimento já concluídos. Alcançaremos a meta de 4 mil em oito
anos. Para as populações dispersas, residentes da zona rural, foram
construídas 93 mil cisternas de água, ultrapassando a marca de 170 mil
até 2014. Em novas ligações, os números também são extraordinários: 636
mil, e devem chegar a mais de 900 mil.
Com
o Água Para Todos, famílias inteiras estão saindo de ciclos dramáticos
de escassez para adentrar a democratização do acesso aos recursos
hídricos de qualidade em quantidade. Dentre os principais resultados
alcançados pelo programa, destaca-se a recuperação da dignidade do
cidadão, a geração de emprego e renda, a melhoria na saúde pública e o
combate à indústria da seca.
O
trabalho não se finaliza com as obras. Existe uma real preocupação com
os beneficiados. São realizadas medidas de capacitação, no que tange à
gestão do meio ambiente e no armazenamento da água, viabilizando a
permanência do homem no campo e poupando o desgaste recorrente do
trabalhador rural na busca e transporte de água.
Deu
certo. Por priorizar a qualidade de vida do cidadão, a Bahia vence
desafios e é exemplo para todo o país. O alcance dos resultados fez com
que o Água Para Todos ganhasse proporções nacionais. O projeto
implantado pelo governador Jaques Wagner foi incorporado na política de
distribuição de água do governo federal.
Muito
ainda precisa ser feito, daí a importância de darmos continuidade aos
trabalhos. Entendemos a seca como uma consequência natural do clima
desta região e que não é possível vencer a natureza. Portanto, nosso
objetivo não é o combate, mas a busca de alternativas para uma boa
convivência com o semiárido. É uma forma de garantir condições de
cidadania e perspectiva de desenvolvimento a todos os baianos.
Só
quem testemunha a dimensão deste trabalho tem noção da alegria que é
ver um senhor, aos 70 anos de idade, ter água na torneira de casa pela
primeira vez. O reconhecimento do cuidado e atenção está impresso na
vida dos baianos e baianas. Esta marca os livros já podem contar: Wagner
é o governador que mais investiu em água na história da Bahia.
Parabéns.(15/08/2012)
O que é Educação de Qualidade?
Postado por Planeta Educação
João Luís de Almeida Machado Doutor
em Educação pela PUC-SP; Mestre em Educação, Arte e História da Cultura
pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP); Professor Universitário
e Pesquisador; Autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte –
Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).
Educadores também salvam vidas

Se
tivesse que sintetizar e responder em poucas linhas a
questão‑título deste texto, não teria
dúvidas, diria que educação
de qualidade é aquela que garante ao cidadão
acesso, compreensão e uso das possibilidades a ele
concedidas pelo conhecimento, de forma crítica,
cidadã, ética e fraterna.
Nesse
sentido, creio ser de grande valia analisar alguns dos termos‑chave
desta síntese, a principiar pela própria
expressão “educação de
qualidade”, que pode ser entendida, para início de
conversa, como redundante, apesar de bastante necessária. O
acréscimo do vocábulo
“qualidade”, definido no dicionário
Aurélio como sendo a “propriedade,
atributo ou condição das coisas ou das pessoas,
que as distingue das outras e lhes determina a natureza”
ou ainda como aquilo que define padrões de “superioridade,
excelência”
para alguém ou algo deveria ser inerente, ou seja, entendido
como característica presente ou, no mínimo,
almejada para a educação.
Não é isso o que acontece. Quando falamos
simplesmente de “educação”
não agregamos a este conceito, a princípio, como
dado permanente e presente, ou ao menos esperado, a ideia de
prática virtuosa, superior. Ou seja, Educação
e Qualidade
não são palavras que entendemos como
irmãs, emparceiradas e unidas de forma
indissolúvel. Ao menos não até o
momento. Por isso utilizamos como distintivo a expressão
“educação de qualidade”.
Há, portanto, em nosso horizonte,
“educação” e
“educação de qualidade”.
O que
esperamos é que isso venha a acontecer, de tal modo que, ao
falarmos em educação num futuro indefinido, que
esperamos próximo, já concebamos tal
ação ou área de
atuação como sendo de
“qualidade”, ou seja, de alto nível.
Indo um
pouco além na definição inicialmente
apresentada, daria enlevo à ideia de que a
educação deve “garantir” ao
cidadão acesso, compreensão e uso do
conhecimento. Não vivemos num país em que as
garantias sejam culturalmente significativas, a não ser que
nosso direito de consumidores seja diretamente afetado pelo mau
funcionamento de um televisor ou de um computador, por exemplo.
A
garantia de uma educação que ofereça
possibilidades reais de progresso dentro do contexto social,
econômico e político em que vivemos, a todo e
qualquer cidadão, não deveria ser apenas um belo
discurso apregoado em nossas leis. O não cumprimento deste
preceito constitucional deveria resultar em penalidades a todas as
pessoas que, responsáveis por essa
ação, não proporcionarem reais
possibilidades a seus alunos de atingirem metas e resultados que
comprovadamente garantam a eles o esperado sucesso educacional.

E o que
queremos dizer com “sucesso educacional”? Altivez,
voz ativa, capacidade e ensejo à
participação, condição de
avaliar criticamente as variáveis do mundo em que vive,
compreensão dos códigos e normas que regem a vida
em sociedade, respeito pelo próximo,
mobilização em favor de valores universais [como
a paz e solidariedade] e capacidade de empreender, de realizar,
são atributos esperados para que possamos atestar tal
sucesso.
Mas
estes resultados acontecem ao longo de toda a vida, cabendo a escola
papéis aparentemente “menores” nesta
jornada rumo ao cidadão consciente, integrado, participativo
e solidário mencionado como aquele que atinge o sucesso
educacional. Às escolas competem ações
mais objetivas e claras como a alfabetização e o
letramento, o estímulo e a prática da leitura, a
compreensão e uso da linguagem matemática, o
acesso a línguas estrangeiras, o ensejo e
apreciação das artes, o entendimento do mundo e
da humanidade a partir das ciências humanas, o incentivo
à prática desportiva...
E
é justamente neste ponto que reside a necessidade de virar a
mesa e compreender que, todas estas ações
empreendidas pela escola, em parceria com a família e a
sociedade como um todo, ungida e promovida pelas forças
políticas que comandam o país [independentemente
de bandeiras políticas], constituem o alicerce fundamental
para a consecução da
educação de qualidade, aquela que concretiza o
sucesso educacional.
Cada
ação educacional, realizada da forma mais
competente, profissional e plena possível tem a capacidade
de consolidar nos estudantes mais e melhores possibilidades de
êxito em suas vidas. E mais, o entrelaçamento de
todas as ações e práticas realizadas
ao longo da vida escolar de uma criança é capaz
de definir aonde ela poderá chegar, ou seja, se
será um técnico especializado, um
médico a salvar vidas, um professor competente ou se
irá purgar em sua existência terrena, subempregado
ou desempregado, mendigando pelas ruas, vivendo em barracos ou embaixo
da ponte...
Costumo
ressaltar que assim como os médicos, também os
professores [e todos os outros profissionais, cada qual no seu
ínterim, em sua área de
atuação] são capazes de salvar vidas.
Se ao médico compete realizar tal ato de forma mais
palpável e visualizável aos nossos olhos, no caso
dos educadores, a educação qualificada pode
significar melhores empregos, participação
política, compreensão das leis, capacidade de
manifestação...
Indo um
pouco além das garantias e dos resultados
proporcionáveis pela educação de
qualidade, devemos também refletir quanto ao uso do termo
“cidadão”
surgido na afirmação inicial que embasa este
texto. Não é possível crer como sendo
“cidadãos” nossos conterrâneos
brasileiros que não tem acesso garantido a um sistema
educacional que lhes garanta autonomia e
condições de igualdade na luta por uma vida mais
digna. Cidadania encerra, enquanto conceito, a compreensão
de que para seu pleno exercício devam existir algumas
prerrogativas básicas, entre as quais, certamente, a
educação [de qualidade] “puxa a
fila”.

Cidadão, de acordo
com o Dicionário Aurélio, é o
“indivíduo
no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado”.
Como alguém pode usufruir dos direitos e cumprir com os
deveres estabelecidos por qualquer Estado estabelecido de acordo com
prerrogativas democráticas se é alijado logo de
princípio por não ter acesso ou não
dispor de educação que lhe conceda os quesitos
mínimos para o exercício de suas
responsabilidades e gozo de seus direitos?
O
mínimo que se pode dizer é que vivemos paradoxos
como o da cidadania que é concedida por lei, mas
incompreendida por quem a ela deveria ter acesso por incapacidade para
o exercício da leitura... Ou ainda que tenha o poder de
ditar os rumos políticos do país
através do voto, os brasileiros na realidade não
decidem por não estarem aptos a entender com a devida
profundidade quem são os candidatos, os partidos, as
plataformas ou mesmo quais as funções de cada
cargo eletivo...
De
qualquer forma, ainda que compreendamos tudo aquilo que já
foi debatido nestas linhas [e isto nos torna privilegiados num
país em que ainda existe expressivo contingente de pessoas
que não tem acesso ou capacidade de compreensão
para tal], cabe finalizar o presente artigo destacando que ao
cidadão brasileiro [ou de qualquer nacionalidade] deve ser
dado e executado o direito de acesso, compreensão e uso do
conhecimento humano.
Neste
sentido precisamos de escolas que não apenas
“reproduzam” e despejem conhecimento livresco sobre
nossos estudantes. Promover o pensamento, a prática
científica voltada para a aplicação em
prol da sociedade, a capacidade de participação,
o ensejo as artes e aos esportes não apenas como discurso ou
como “objetivo” que consta dos planejamentos anuais
é algo a se realizar. As escolas precisam ir além
do acesso ao conhecimento, promovendo de forma clara e consistente
também a compreensão e, em especial, a
utilização destes saberes em suas vidas.
Agora,
é preciso igualmente forçar a leitura
até o final da definição apresentada
quanto à “educação de
qualidade” para que não nos esqueçamos
que o acesso, a compreensão e o uso do conhecimento devem
ser sempre guiados por conceitos de fraternidade, justiça,
lealdade, criticidade, ética e cidadania. Só
assim teremos, de fato, atingido o almejado sucesso educacional. Apenas
contando com estas bases como o apoio à
aplicação dos saberes acessados e em
utilização é que poderemos ter certeza
que atingimos, de fato, a educação que cremos ser
de qualidade...
ASSEMBLEIA GERAL
APPI/APLB - SINDICATO CONVOCA TODA
CATEGORIA PARA ASSEMBLEIA GERAL DA REDE MUNICIPAL QUE VAI ACONTECER
NESTA QUINTA FEIRA, DIA 16/08/2012, ÀS 15:30 H., NO AUDITÓRIO DO IME-
CENTRO, TENDO COMO PAUTA: ATRASO DE SALÁRIO.
Postado por
APPI-APLB/SINDICATO - COSTA DO CACAU
Eleição de Carmelita é prioridade para o PT e para a presidente Dilma, afirma Falcão
Rui Falcão também
confirmou que nesta quarta-feira (15), Professora Carmelita será
recebida, em São Paulo, pelo ex-presidente Lula. “Ela também conta com
ele”, garantiu. Ainda segundo o dirigente, o PT de todo o Brasil entra
de corpo e alma para ajudar Carmelita. “É não será só para ganhar a
eleição. Será para colocar Ilhéus nos trilhos e em sintonia com o
governo federal”, completou. Além do presidente nacional da sigla,
esteve em Ilhéus o sindicalista Jonas Paulo, presidente estadual do PT,
que veio reforçar o apoio dos dirigentes estaduais à candidatura de
Professora Carmelita. “Não abriremos mão de ajudar governos com a
sensibilidade de apoiar o nosso projeto nacional. Entendemos a
importância da candidatura de Professora Carmelita. Sabemos que Ilhéus
não pode esperar. Não queremos ficar ouvindo o apito do trem e do navio
que passarão pela Fiol e pelo Porto Sul. Queremos isso em forma de
benefício para o povo de Ilhéus, o povo mais simples”, afirmou.
Para Jonas Paulo a
cidade vive um momento em que é preciso ter um gestor que não tenha
apenas a visão de administrar, mas que ofereça a sensibilidade para
cuidar das pessoas. “E quem cuida bem, sabe cuidar melhor do que
qualquer pessoa é a mulher, é a mãe”, destacou. O presidente estadual do
PT denunciou que setores que disputam a eleição chegaram até a
trabalhar contra os investimentos previstos para a cidade. “Eles queriam
apostar no caos, por quem com o caos tudo ficaria mais fácil”, disse.
“Deixa a disputa acontecer. Nós sabemos quanto vale a nossa sola de
sapato. E temos a tranquilidade de dizer que esta curva ascendente da
Professora nos anima e empolga a militância. Alguém achava que ia ter
WO, mas a vitória vai ser nossa. Temos condições objetivas de vencer”,
garantiu. Jonas Paulo disse ainda que a vinda do presidente nacional do
PT é apenas um começo de sucessivos apoios nacionais que Carmelita terá.
”Viremos mais, viremos todos. Temos o compromisso em fazer as
transformações que ilhéus almeja. O Brasil tem responsabilidade com esta
cidade”, finalizou.
Postado por
rapazoi
Inema recebeu estudos ambientais da BR-415

O Estudo de Impacto
Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a
duplicação da BR-415, entre Itabuna e Ilhéus, já foi entregue ao
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).
No Governo da
Bahia, a expectativa é de que até o final de agosto sejam divulgadas as
datas das audiências públicas que serão realizadas nos dois municípios.
A duplicação da
rodovia é uma antiga reivindicação da população sulbaiana que,
juntamente com a nova ponte do Pontal, em Ilhéus, irá melhorar a
mobilidade urbana da região.
São obras vitais
para a interligação do sul e extremo sul da Bahia. “O esforço do Governo
da Bahia é implantar uma infraestrutura com capacidade de dar vazão ao
fluxo de mercadorias," diz o secretário Rui Costa, da Casa Civil.
“Por isso, a
logística composta pelo Porto Sul, Fiol, BR-415 e o novo aeroporto de
Ilhéus fortalecerá a economia baiana e potencializará o crescimento do
estado”. ( Informações do Agravo via Jornal A Região)
Convite para a exposição Retratos e cenários para a construção de um Campus Integrado da Educação Básica
Estamos preparando mais uma etapa importante do processo
participativo de criação dos projetos pedagógico e
arquitetônico do Campus Integrado de Educação Básica de
Serra Grande: a exposição Retratos e cenários
para a construção de um Campus Integrado da Educação
Básica, que acontecerá no dia 24 de
agosto 2012, à tarde, na Praça Pedro Gomes e na CasAzul,
em Serra Grande.
Esta mostra apresentará todos os produtos resultantes das
metodologias vivenciadas na discussão da construção dos
novos espaços das escolas e sua relação com o território,
pelos alunos e professores das escolas públicas da vila,
dos grupos de trabalho do processo e da comunidade.
Nesse evento contaremos com a presença do Magnífico
Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. Dr. Antônio Nóvoa
que, antes de visitar Serra Grande, irá proferir uma
palestra na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC com
o título Práticas Inovadoras em Educação:
utopias e desafios.
Em resumo:
Trata-se de evento de culminância do processo
participativo de criação dos projetos pedagógico e
arquitetônico do Campus Integrado de Educação Básica de
Serra Grande.
Data: 24 de agosto 2012| Horário | Manhã – 8:00-11:30h | Tarde - a partir de 13:30h |
| Local | Universidade Estadual de Santa Cruz Rodovia Ilhéus/Itabuna, km 25 Auditório Paulo Souto |
Serra Grande, Uruçuca (Bahia) - Praça Pedro Gomes - CasAzul |
| Evento | Palestra Prof. Dr. Antônio Nóvoa | Exposição: Retratos e cenários para a construção de um campus integrado de educação básica. |
Veja em anexo convite e programação detalhada.
Por gentileza, confirme a sua participação, para que possamos planejar a sua recepção e garantir uma estadia confortável ao longo do evento.
Por favor, confirme a recepção deste.
Contatos:
CasAzul – Valerie e Simone –
73 3239 6109 ou 9981 6671Casa Branca – Regina –
73 3239 6322 GT Mobilização e Comunicação
Núcleo de Comunicação Aprendiz
73 3232 6322 novaescoladeserragrande.blogspot.com
Campanha por Saúde e Educação de Qualidade repercute no site da ONU-Brasil
Na Bahia, campanha pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estimula saúde e educação de qualidade
10 de agosto de 2012 · Destaque
Cantora Claudia Leitte, madrinha da iniciativa, pede à população que cobre fiscalização em escolas e postos de saúde.

“Saúde e Educação de qualidade. Com a sua participação, acontece.
Colabore, comprometa-se, participe!”. Quem faz o chamado é a cantora
Claudia Leitte, madrinha de uma campanha lançada hoje (10) pelo
Ministério Público da Bahia que busca transformar a realidade social do
estado, impulsionando a melhoria da qualidade destes dois setores
considerados vitais para a sociedade.
O projeto O Ministério Público (MP) e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos é desenvolvido em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)
e o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República, contando
ainda com o envolvimento de diversos parceiros. As ações serão
implementadas pelo MP por meio de um trabalho preventivo, proativo e
permanente para efetivar, prioritariamente, os direitos de cidadania de
crianças, adolescentes e enfermos.
Serão realizadas atividades de fiscalização em estabelecimentos de
ensino municipais e estaduais e em unidades de saúde, onde também serão
observadas as condições de prestação dos serviços e de trabalho dos
profissionais, assim como a regularidade das contratações. Além disso, a
iniciativa vai trabalhar pela conscientização dos agentes públicos,
alertando-os para a necessidade da correta aplicação das verbas públicas
nessas áreas.
Na cerimônia de lançamento da campanha, na sede do MP estadual, em
Salvador, foram assinados um memorando de entendimento com o PNUD e um
convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Além
disso, foram entregues às Promotorias de Justiça Regionais envolvidas
com o projeto um ‘kit milênio’, contendo instrumentos de trabalho
relevantes para potencializar a atuação dos membros do Ministério
Público.
Participaram da cerimônia o Procurador-geral de Justiça, Wellington
César Lima e Silva, o Coordenador Residente do Sistema ONU e
Representante Residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, e o secretário
nacional de Relações Político-Sociais da Secretaria-Geral da
Presidência da República, Wagner Caetano Oliveira.
Campanha
A campanha publicitária que irá divulgar a iniciativa, estrelada pela
cantora Claudia Leitte, é composta de um vídeo (abaixo) e um spot de
rádio, ambos com 30 segundos de duração, além de diversas peças
gráficas, como banner, outdoor, busdoor, cartaz e folder.
Os materiais de áudio e vídeo estão sendo disponibilizados para as
emissoras de televisão e de rádio interessadas em veicular os materiais
gratuitamente.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o site “O MP e os
Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”: www.mp.ba.gov.br/objetivosdomilenio
Em uma breve entrevista concedida ao PNUD, a cantora Claudia Leitte fala sobre a iniciativa — clique aqui para acessar.
Itacaré tem o melhor Ideb do sul da Bahia
Escola
Maria Benjamina teve uma das melhores notas na Bahia.
Itacaré está entre os municípios
brasileiros que tiveram a melhor evolução no Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb), na primeira fase do ensino fundamental (4º e 5º ano). Divulgados
ontem, 14, pelo Ministério da Educação, os dados mostram que o aumento na qualidade
do ensino na rede pública municipal foi de 2 pontos.
A pontuação de Itacaré subiu de 2,6, em
2009, para 4,6 em 2011, atingindo, já no ano passado, a meta estabelecida para
2021. O índice de Itacaré é superior ao de municípios maiores como Itabuna (4,3),
Ilhéus (3,9), Feira de Santana (3,5), Alagoinhas (3,6), Itapetinga (4,4) e Vitória
da Conquista (3,4).
Em
2005
A evolução foi superior a 100% se
comparado com a pontuação de 2005, quando o índice era de 2,2. “O nosso
desempenho foi espetacular nos últimos anos. Isso foi possível com a implantação
de programas nas escolas para melhorar o nível de conhecimento das nossas
crianças”, comemora a Secretária de Educação, Juliana Delmont.
Juliana destaca ainda que o município
vem investindo muito na qualificação dos profissionais da educação, na
construção de novas escolas, transporte e merenda escolar de qualidade. “Foi a
maior evolução na educação dentre os mais de 400 municípios baianos”, observa.
Os alunos da Escola Maria Benjamina Cruz
foram os que apresentaram o melhor desempenho, com a pontuação de 5,6,
superando a meta, que era de 3,4 para 2011. Os estudantes já alcançaram a meta
de 2019. Em 2005 a nota da escola era de
2,6. Atualmente, a unidade conta com 898 alunos.
Criado em 2007 pelo Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é um indicador
geral da educação nas redes privada e pública. Ele é o resultado do rendimento escolar (taxas
de aprovação, reprovação e abandono) e as notas da Prova Brasil.
Legenda: Escola
Maria Benjamina teve uma das melhores notas na Bahia.
NADA ESTÁ DECIDIDO. ELEIÇÃO SE GANHA NAS URNAS!
"Tanto
o PT, como o PP já têm decidido 4 nomes dos seus futuros secretários
municipais. A única incerteza dos protagonistas rumo ao Palácio
Paranaguá, é quanto a vitória. Há pouco mais de 50 dias da eleição é
impossível um diagnóstivo razoável que possa sinalizar o vitorioso.
O candidato do PP, ao contrário do início
da campanha, começa a colocar o pé no chão e perceber que nada está
ganho. E, humildade, cautela e solado de sapado são indispensáveis numa
caminhada desta natureza.
Já a petista tem avançado e ganhado
espaço, porém, a falta de profissionalismo da assessoria de imprensa é
um pecado. A relação política de cozinha com o atual gestor tem
sido outro agravante. Mas, nada que não possa ser contornado. Em
contra-partida tem o apoio integral de uma deputada da cidade, que tem,
indiscutivelmente, articulação, densidade eleitoral e ficha limpa.
O que vem dando sopros de esperança".
Luciano, A.
JORNAL DO RADIALISTA
Dia 21 - nas bancas de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca, Una e Canavieiras.
PAC das Concessões de Dilma prevê duplicação da rodovia BR 101 (Rio Bahia) e estrada de ferro ligando Salvador a Belo Horizonte
Postado por Bahia Negócios

O Programa de Investimentos em Logística – Rodovias e Ferrovias
anunciado pela presidente Dilma Rousseff estima a aplicação de R$ 133
bilhões em 25 anos, dos quais R$ 79,5 bilhões até 2017. Abre a
possibilidade de serem concedidas à iniciativa privada 7.500 km de
rodovias e 10.000 km de ferrovias federais, através de leilões que não
exigirão o pagamento de outorgas, mas serão definidos baseados em lances
que oferecerem a menor tarifa de uso das vias. Como bondade do Governo,
as concessionárias poderão começar a cobrar tarifas já após a conclusão
de 10% das obras estipuladas. As rodovias receberão investimentos de R$
42 bilhões e as rodovias ficarão com R$ 56 bilhões, com os recursos de
ambas divididos em pacotes até 2038. O cronograma estabelece os editais
publicados até dezembro, as audiências públicas acontecerão em janeiro,
seguindo-se os editais de licitação publicados em março e feitas em
abril, fechando com os contratos assinados entre maio e julho de 2013.
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