Foto: Roberto Corsário
Postado por O Sarrafo
Com
o objetivo de organizar a máquina pública e atender os limites
previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o prefeito de Ilhéus,
Jabes Ribeiro, assinou 12 decretos, logo após empossar o seu
secretariado, adotando medidas emergenciais, a maioria dos quais
destinados a promover adequações na folha de pagamento dos servidores
municipais. Além disso, o prefeito, com o decreto 001/2013, determinou
que o município de Ilhéus está em estado de emergência, em razão do
quadro caótico em que se encontram diversos setores da administração
municipal.
Jabes
Ribeiro fez questão de afirmar que não assinou tais decretos com
alegria, mas observou que as medidas são necessárias e urgentes para o trabalho
de reconstrução de Ilhéus, além de atender à legislação. Em
pronunciamento, após assinar os decretos, o prefeito falou ainda da
importância da colaboração dos servidores e da sociedade organizadapara
que o trabalho de reorganização do município aconteça. “É preciso que o
servidor compreenda que a sua participação nesse processo é
fundamental”.
Ajuste essencial
Sete
dos 12 decretos são voltados para os ajustes no quadro de servidores,
uma vez que a LRF (Lei Complementar 001/2000) determina que a folha de
pagamento não ultrapasse 54% das receitas próprias do município,
enquanto os gastos com pessoa, atingem o patamar de 70,09%.
A anulação de nomeações e de todos os atos que geraram aumento dos
gastos com pessoal promovidos nos últimos cento e oitenta dias
anteriores de 2012, e a extinção, por nulidade, de todos os contratos de
trabalho firmados sem prévio concurso público, após a Constituição de
1988, estão previstas nos decretos nº 006/2013 e 007/2013,
respectivamente.
Já
o art. 1º do decreto nº 008 visa o cancelamento de todas as
gratificações, ajuda de custo e adicional de insalubridade, salvo as que
atendem a legislação em vigor. O retorno dos servidores que estejam à
disposição de outros órgãos e o recadastramento dos servidores também
são medidas adotadas por Jabes Ribeiro, por meio dos decretos de nº 010 e
011/2013.
Diante do cenário de desordem administrativa protagonizada na última
gestão, o qual o número de servidores apresenta-se descomedido, e a
existência de contratos em que valor e função são paradoxais, o decreto
de nº 004 determina a criação de uma comissão para auditar os contratos
de locação firmados pelo município.
O
retorno do duplo turno de funcionamento das repartições públicas
municipais das administrações direta e indireta também endossa as
mudanças administrativas do novo governo. O decreto nº 002/2013 proíbe o
pagamento de horas extras aos servidores, salvo os casos de emergência
ou estrito interesse do serviço público. Como complemento aos atos de
ajustes da área do funcionalismo, o prefeito, por meio do decreto
012/2013 autorizou a contratação de uma auditoria externa apurar toda a
situação do quadro de pessoal e da folha salarial.
Relação dos decretos
Nº 001/2013 – Decreta situação de emergência no Município de Ilhéus;
Nº 002/2013 – Fixa o horário de funcionamento dos órgãos da administração direta e indireta;
Nº 003/2013 – Delega poderes para atos de movimentação de contas;
Nº 004/2013 – Nomeia comissão para auditoria dos contratos de locação firmados pelo município de Ilhéus;
Nº 005/2013 – Revoga todos os mandatos outorgados pelo município de Ilhéus;
Nº
006/2013 – Declara extintos por nulidade todos os atos que resultaram
em aumento de despesa com pessoal nos últimos 180 dias anteriores ao
término do exercício 2012;
Nº 007/2013 – Declara extinto por nulidade todos contratos celebrados sem prévio concurso público;
Nº 008/2013 – Determina o cancelamento de gratificações, ajuda de custo e insalubridade;
Nº 010/2013 – Determina o retorno dos servidores que estejam à disposição de outros órgãos;
Nº 011/2013 – Determina o recadastramento dos servidores municípios;
Nº 012/2013 – Autoriza a contratação de auditoria externa para o quadro de pessoal no Município de Ilhéus;
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