quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Em Ilhéus, representantes de 50 cidades debatem educação e segurança no trânsito




A abertura do VII Encontro Estadual da Jari contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Warney Andrade, o Diretor Geral do Detran-Bahia, Maurício Barcelar, e o superintendente de Trânsito de Ilhéus, Isaac Vinhas
 Gestores de trânsito de cerca de 50 cidades da Bahia participaram, nesta quarta-feira, 21, da cerimônia de abertura do VII Encontro Estadual de Juntas Administrativas de Recursos de Infração (Jari), realizado no auditório da Justiça Federal, no centro de Ilhéus. O evento, que segue até esta quinta-feira, 22, objetiva integrar e capacitar profissionais que compõem a Jari - órgão julgador de multas em primeira instância, e discutir medidas para a segurança no trânsito.
Prestigiaram a solenidade o prefeito Jabes Ribeiro, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Warney Andrade, o Diretor Geral do Detran-Bahia, Maurício Barcelar, e o superintendente de Trânsito de Ilhéus, Isaac Vinhas. Durante esta tarde, os participantes vão assistir à palestra do especialista em trânsito e professor Marcelo Araújo, que abordará a função do guarda de trânsito com base na legislação vigente.
Em sua saudação aos presentes, Ribeiro chamou atenção para a necessidade de “educar desde a infância para o trânsito, seja como deve se comportar o pedestre, o motoristas, o ciclista, porque é desde pequeno que se deve ter a consciência de que cada um cumprindo seu papel haverá um convívio melhor”.
De acordo com o diretor geral do Detran da Bahia, Maurício Barcelar, esta sétima edição do evento permite que os gestores da área no estado se atualizem e possam aprimorar os serviços prestados à população. Barcelar salientou que, desde que assumiu o cargo, tem trabalhado para ampliar as ações do órgão pelo interior da Bahia.
O diretor geral alertou aos presentes a necessidade de se trabalhar educação no trânsito e também medidas que punam aqueles que desrespeitam as normas. “É preciso lembrar que, às vezes, se torna necessário punir quem não se enquadra na legislação e acaba colocando a vida própria e de terceiros em risco. Por isso o Detran tem aumentado a realização de blitz e também apoiado a instalação de mecanismo que coíbam práticas irregulares no trânsito, como radares”.
Números - A cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito no Brasil. A violência envolvendo particularmente motociclistas está se tornando uma epidemia no País. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam que, em 2013, os acidentes com motos resultaram em 12.040 mortes, o que corresponde a 28% dos mortos no transporte terrestre. Um acordo assinado pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (Onu) põe como meta, até 2020, a redução em 50% do número de mortes no trânsito.
Ilhéus - O prefeito Jabes Ribeiro destacou que o município possui um dos mais avançados sistemas de verificação e entrada de recursos contra multas aplicadas. O serviço funciona totalmente eletrônico e informa sobre as infrações cometidas no perímetro urbano da cidade, através do site http://goo.gl/b9zoCG.
Programação – Nesta quinta-feira, 22, o encontro será iniciado às 09h, com a palestra “Monitoramento por Câmera”, novamente com o advogado Marcelo Araújo, às 11h, acontecerá à palestra “Processo Administrativo (Multa)”, com Warney Andrade Souza, Presidente do Conselho Estadual de Trânsito da Bahia. Ao final será realizada oficina por orientação sobre instrução e julgamento dos recursos de multa com exercício prático e análise e julgamento de recursos pelos participantes.
Realização - O evento é uma promoção do Conselho Estadual de Trânsito da Bahia (Cetran), em parceria com Prefeitura de Ilhéus, através da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran). Tem ainda o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Administração e do Departamento Estadual de Trânsito.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...