Comunico a todos a partida do meu sogro e amigo Marão da Hidraluz.
seu corpo estar sendo velado no SAF Conquista.
o sepultamento está previsto para acontecer as 16 horas no Cemitério da Vitória
Roberto Corsário
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
NOTA DE PESAR
Em nome da família ilheense, o Tresilhasilheos vem
expressar sinceras condolências à família do Sr. Mário Mendes, que faleceu as
02 e 30 horas da madrugada desta sexta-feira (16).
Durante toda a sua carreira como comerciante, Marão
como era assim carinhosamente chamado pelos ilheenses, esteve a serviço do
desenvolvimento de Ilhéus, seja gerando renda, seja gerando empregos diretos e
indiretos contribuindo assim para o desenvolvimento dessa terra e da subsistência
dos seus familiares. Marão foi jogador amador do Palmeiras de Ilhéus, cumprindo
assim sua participação no incentivo ao esporte ilheense.
Editor
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
MÁRIO ALEXANDRE E EQUIPE DE TRANSIÇÃO PARTICIPARAM DE AUDIÊNCIA COM A JUÍZA DE DIREITO DA VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Na tarde da quarta-feira (14), o prefeito diplomado Mário Alexandre, acompanhado do vice José Nazal, da equipe de transição da nova gestão e representantes do Conselho Tutelar, estiveram reunidos com a Exma. juíza Dra. Sandra Magali Brito Silva Mendonça no fórum Epaminondas Berbert de Castro. O futuro governo foi informado sobre as atuações da vara da infância, rede de acolhimento, aplicação de medidas sócio educativas através do CREAS, atuação do CRAS e da programação anual de atividades. Lá, tomaram, também, conhecimento de todas as ações cíveis públicas em curso na vara da infância, contra o município.
O prefeito eleito recebeu das mãos da juíza, Dra. Sandra Magali, um documento que elenca os problemas estruturais e dos serviços, no município, relacionados à vara da infância, quando enfatizou sua disposição em contribuir para melhorar as condições de atuação do Conselho Tutelar. “ Gostaria de ver Ilhéus como um exemplo a ser seguido. Este é um desafio que nos entusiasma: trabalhar para melhorar o atendimento e ampliar os serviços sociais, fiscalizar a atuação dos técnicos e de todas atividades desenvolvidas em prol dos menores, de modo que o resultado se reflita positivamente, na sociedade”, declarou Mário Alexandre.
Postado por http://www.ilheus24h.com.br/v1/2016/12/15/mario-alexandre-e-equipe-de-transicao-participaram-de-audiencia-com-a-juiza-de-direito-da-vara-da-infancia-e-juventude/
UFPB inaugura “Memorial Agassiz Almeida”
“Da
ampla visão educacional de Margareth Diniz e Maria Luíza Feitosa, projetou-se a criação deste
‘Memorial’ que leva o meu nome.” Agassiz Almeida
Sob a visão de um projeto nacional de incentivar a
cultura do país com destaque a personalidades que marcaram sua história em
defesa de causas que ajudaram a modificar sistemas de relações sociais e
políticas arcaicas como as estruturas agrárias e coronelistas do país, a
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criou o “Memorial Agassiz Almeida”,
baseado no seu acervo literário, documental, político e fotográfico. Agassiz
Almeida foi aluno, professor da UFPB e fundador da Faculdade de Ciências
Econômicas de Campina Grande. Apoiado neste importante acervo histórico cujo
alcance abrange o período entre 1950 e 2014,no último dia 29 de novembro a reitoria desta instituição
inaugurou o “Memorial Agassiz Almeida”, evento este que contou com a presença
de representantes dos mais diferentes segmentos sociais, sobretudo de
personalidades do mundo político e intelectual.
Iniciando
a solenidade falou Edval Cajá: “O nome de Agassiz Almeida é um monumento
histórico diante do qual as gerações atuais e as do amanhã muito aprenderão”.
Em
seguida discursou a professora Maria Luíza: “O acervo literário, documental e
fotográfico que a UFPB recebeu como doação de Agassiz Almeida, amplamente
catalogado, servirá, decerto para estudos e pesquisas durante um conturbado
período da nossa história, sobretudo da época da ditadura militar”.
Damião Cavalcante, representando o governador
Ricardo Coutinho, destacou: “A história de Agassiz Almeida é muito rica, tanto
por sua atuação política, como por sua obra literária, destacadamente ‘A
república das elites’ e a ‘Ditadura dos generais’. Elas apontam, sem dúvida,
uma visão de profunda análise da recente história do país. Parabéns à UFPB pela
inauguração do ‘Memorial Agassiz Almeida”.
Agradecendo
as homenagens disse Agassiz Almeida: “Que palavras posso dizer aos dirigentes
da UFPB no momento em que vejo criado aqui, neste prédio, o ‘Memorial’ que leva
o meu nome? Que palavras posso dizer àqueles companheiros mudos, meus livros
que estão ali perfilados como apóstolos do saber, e que deles por anos e anos
recebi tantos ensinamentos?
Nos
meus 18 anos, há mais de meio século, eu cruzava os umbrais desta faculdade,
prédio construído pelos jesuítas no final do século XVI, e nela embalei os meus
sonhos e utopias, entre as letras e a política. Escolhi o caminho da vida
pública, direcionando a minha ação norteada no objetivo de romper e modificar
estruturas agrárias arcaicas e um coronelismo selvagem.
Fundamos
associações rurais nas várzeas férteis do Nordeste, ao lado de Francisco
Julião, Assis Lemos, João Pedro Teixeira, Clodomir Morais e Gregório Bezerra.
Desafiei
o coronelismo nos cariris paraibanos fundando cooperativas, entre as quais, a
de Cabaceiras em 1958, da qual fui o seu primeiro presidente.
Com
o apoio de Darcy Ribeiro, criei em 1961 a Faculdade de Ciências Econômicas de
Campina Grande, unidade inicial para a fundação da Universidade Livre do
Nordeste.
Em
1964, desaba sobre o país o golpe militar, cujas garras me atingiram
violentamente com a cassação do meu mandato de deputado estadual e a demissão
das funções de professor da UFPB e promotor de justiça, culminando com a minha
prisão em Fernando de Noronha em 11 de abril daquele ano. Em 1965 descubro o
minério bentonita. Em 1967 por pressão do regime militar deixei a Paraíba, indo
residir em Vitória da Conquista, e posteriormente em Londrina.
A
convite de Ulysses Guimarães em 1968, participei da fundação do MDB (Movimento
Democrático Brasileiro).
Com
a lei de anistia em 1979, volto à Paraíba. Em 1986 elejo-me deputado federal
constituinte, participando intensamente dos trabalhos da Assembleia Nacional.
Em 1990, deixo a vida política e me dedico ao mundo das letras. Produzi obras
que estão ali naquele “Memorial”, entre as quais: “500 anos do povo brasileiro,
A república das elites, A ditadura dos generais e o Fenômeno humano”.
Que
palavras posso dizer aos meus companheiros que estão ali melancolicamente mudos
para o adeus da despedida?
Companheiros,
ventu venturi, os ventos que hão de vir os protejam da estupidez humana”.
Encerrando
a sessão falou o pró-reitor Isaque Medeiros: “O Memorial Agassiz Almeida que a
UFPB abrigou, será, sem dúvida, um espaço de estudos e pesquisas,
proporcionando sem dúvida, importante contribuição às atuais e futuras gerações”.
Agassiz
Almeida marcou uma época ao lado de personalidades como Darcy Ribeiro, com quem
fundou a Faculdade de Ciências Econômicas de Campina Grande. Parabéns, Agassiz
Almeida, a sua história é a história de uma geração”.
Ascom - Maria Yohanha
II Encontro de Mestres e Contramestres de Capoeira começa nesta sexta-feira, em Ilhéus
Alunos em salas de aulas no Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne, em Ilhéus - foto Gidelzo Silva - Secom Ilheus
II Encontro de Mestres e Contramestres de Capoeira começa nesta sexta-feira, em Ilhéus - Foto Talita Barbosa
Nos últimos anos, em Ilhéus, a capoeira foi uma das manifestações culturais que contou com uma política pública de incentivo do governo municipal, através da Secretaria de Cultura (Secult). Um dos resultados da segundo edital Calendário da Capoeira, iniciativa da Secult, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Cultura, acontece a partir desta sexta-feira, dia 16, com a realização do II Encontro de Mestres e Contramestres do Projeto Corda Branca do Sul da Bahia.
O evento terá início às 7h30min, na sede da Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), localizada na Rua Havaí, 55, bairro São Francisco, na zona sul da cidade. A programação conta com atividades abertas à comunidade. Ainda na sexta-feira, às, 19 horas, será realizada uma roda de capoeira na Praça São João Batista, no Pontal.
Na sábado, dia 17, na Academia do Mestre Lázaro, a partir das 15 horas, acontecerá o Encontro Gospel com a participação da banda Labareda de Fogo. No domingo, dia 18, às 8 horas, no Colégio Estadual da Proa, a pedida é a II Roda de Mestres e Contramestres do Sul da Bahia.
Segundo o Mestre Lázaro, organizador do evento e fundador do Projeto Corda Branca, o encontro tem como objetivo reforçar a importância da capoeira regional, além de articular novos projetos e promover discussões sobre a função social da capoeira na comunidade.
Secretaria de Comunicação Social – Secom
LUCIDEZ E DIÁLOGO
Senador pelo PPS-DF e professor emérito da Universidade de Brasília (UnB)
O que diria Dom Hélder Câmara se estivesse conosco nesses momentos de alta e perigosa turbulência política, com falência fiscal do Estado e profunda crise econômica? Propus essa reflexão durante a solenidade de entrega da Comenda Dom Hélder Câmara, que aconteceu no Senado, na última terça-feira.
Um dia que mostrou a gravidade do momento e os riscos de um conflito institucional ameaçando a democracia; dia em que um dos ministros do Supremo determinou o afastamento do presidente do Congresso, que, por decisão da Mesa Diretora do Senado, recusou cumprir a ordem judicial.
Isto, em meio a uma profunda crise econômica, que exige decisões rápidas, sem as quais a economia se deteriorará a ponto de provocar ruptura no tecido social. O que se viu nesse dia foi a manifestação de um imbróglio jurídico de proporção destruidora do equilíbrio institucional, em que um lado parece acender o fósforo e o outro jogar a gasolina.
Isso acontecendo no mesmo dia em que tomamos, mais uma vez, conhecimento de nossa maior tragédia, o atraso vergonhoso na educação de nossas crianças. Em 2015, o Brasil regrediu na qualidade da educação, conforme divulgado em respeitado relatório internacional. Dom Hélder significava compromisso com os pobres e com a democracia.
Ele se assustaria com tantos retrocessos nas nossas conquistas sociais passadas, ameaçando o futuro, e com os riscos institucionais que hoje atravessamos. Mas, como democrata, ele se assustaria ainda mais do que como humanista nas suas preocupações sociais, com a falta de sonhos utópicos, com a divisão do Brasil em corporações sem espírito nacional; partidos sem propostas, sem identidades, nem do ponto de vista moral, nem do ponto de vista ideológico; e corrupção generalizada.
E se assustaria com o descrédito que os políticos, eleitos democraticamente, recebem do povo, transformando a crise num impasse institucional. Ele nos alertaria para o risco de a crise se transformar em uma desagregação do tecido social, político e econômico brasileiro. Para enfrentar o momento, ele proporia diálogo.
Diria que é hora de derrubar paredes e construir pontes, o contrário do que estamos fazendo. Sugeriria sairmos dos sectarismos, de um lado e do outro, das certezas plenas, que decorrem da falta de tolerância, sem análises dos problemas. Ele pediria lucidez e responsabilidade. Lucidez para entender os problemas sem os preconceitos que carregamos, e responsabilidade para colocar o interesse do país na frente do interesse de cada um de nós, colocarmos a preocupação com a próxima geração à frente da preocupação com a próxima eleição.
Dom Hélder hoje nos diria: sejam brasileiros antes de serem políticos; tenham compromisso com a verdade antes de terem compromisso com suas interpretações e preconceitos. Sobretudo, que é pelo diálogo com paz que se constrói o futuro; a paz, com lucidez e com responsabilidade.
Cristovam Buarque é senador (PPS-DF
Rede Municipal de Ensino de Ilhéus está com matrículas abertas
Alunos em salas de aulas no Instituto Municipal de Ensino Eusinio Lavigne, em Ilhéus - foto Gidelzo Silva - Secom Ilheus
A Secretaria de Educação (Seduc) de Ilhéus já está realizando a renovação de matrículas para os estudantes das unidades da Rede Municipal de Ensino que permanecerão na mesma escola. O prazo vai até o próximo dia 20 de dezembro. De acordo com o cronograma estabelecido e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, o período de efetivação para novas matrículas nas escolas da Rede e conveniadas, no ano letivo de 2017, será de 9 a 20 de janeiro, nas secretarias das próprias unidades escolares.
Segundo a chamada pública divulgada pela Seduc, no Diário Oficial do Município, o prazo para matrículas por meio de transferências, por interesse próprio ou outros motivos, terá início no dia 5 de janeiro próximo. A Rede Municipal de Ensino de Ilhéus conta com 51 unidades escolares, sendo 13 no campo, 33 na sede urbana e cinco conveniadas, e oferece cerca de 11 mil vagas para a Educação Infantil (anos iniciais e anos finais) e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
As matrículas serão realizadas nas próprias escolas da rede municipal. Para a efetivação, os interessados devem apresentar os seguintes documentos, além de estarem acompanhados pelos pais ou responsáveis: Certidão de Nascimento do aluno, RG e CPF dos pais ou responsáveis, Cartão do Bolsa Família para os beneficiários do programa, Cartão do SUS, Comprovante de Residência e comprovante de escolaridade anterior em caso de prosseguimento dos estudos.
Para o ingresso no ensino fundamental, a criança deve ter a idade mínima de seis anos completos ou a completá-la até o dia 31 de março de 2017, conforme resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE-CEB), de número 1, de 14 de janeiro de 2010. Já para a matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a idade mínima é de 15 anos.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.
Marcell Moraes retira candidatura à presidência da ALBA e pede consenso da oposição para apoiar candidato único
Deputado Estadual Marcell Moraes (PV) e o Prefeito de Salvador - ACM Neto. Credito Foto: Ascom Gabinete do Deputado.
O deputado estadual Marcell Moraes do Partido Verde (PV) retirou seu nome da disputa pela candidatura à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para apoiar um dos candidatos do governo que já anunciaram candidatura: Marcelo Nilo (PSL), Ângelo Coronel (PSD) e Luiz Augusto (PP).
"Nosso objetivo é democratizar a casa, dar oportunidade de novos modelos de gestão. Como não teríamos sucesso nesse pleito, uma vez que somos apenas 20 votos dos 63, decidi retirar meu nome para apoiar um dos candidatos do governo que melhor corresponda nossas expectativas. Apesar de ter preferência pessoal, votarei fechado com o grupo em um nome único e penso bom senso dos meus colegas oposicionistas para que façam o mesmo", afirmou Marcell.
Marcell declarou ainda que em 2018, com a oposição tendo um governador eleito, voltará a colocar seu nome na disputa pela presidência da ALBA. "Sendo ACM Neto nosso governador, me colocarei à disposição para assumir o cargo", concluiu.
Assessoria de Comunicação
Comissão de Educação debate com a sociedade civil as prioridades para 2017
A Comissão de Educação realizou no dia 14 (ontem) uma audiência pública com a representantes da sociedade civil organizada para debater propostas prioritárias na área educacional para 2017. O debate foi proposto pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
O parlamentar lembra que a situação da educação no Brasil foi muito discutida ao longo do ano em função das dificuldades econômicas que o País vem enfrentando e dos índices de qualidade que não têm melhorado com a velocidade que se deseja.
“Num momento de crise, torna-se ainda mais importante unir forças de todo o conjunto da sociedade ligada ao sistema educacional a fim de que possamos atenuar ao máximo as possíveis consequências do contingenciamento econômico para a população, mormente a mais carente e que depende do apoio estatal”, avalia Faria de Sá.
Da Redação - RL
Postado por Agencia da Câmara
Câmara aprova MP da reforma do ensino médio
Postado por Agencia da Câmara
Entre outros pontos, a medida provisória aumenta a carga horária das atuais 800 horas anuais para 1.000 horas; e divide o currículo entre conteúdo comum e assuntos específicos de uma das áreas que o aluno deverá escolher (linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica).
Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Plenário aprovou emenda que prevê educação física, arte, sociologia e filosofia no ensino médio
O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu, na terça-feira (13), a votação da Medida Provisória 746/16, que reformula o ensino médio, segmentando as disciplinas segundo áreas do conhecimento e propondo a implementação do ensino integral com apoio financeiro da União ao setor público. A matéria será votada agora pelo Senado.
De acordo com o projeto de lei de conversão do senador Pedro Chaves (PSC-MS), o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos correspondentes a essas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional.
Cada sistema de ensino organizará essas áreas e as respectivas competências e habilidades esperadas do aluno segundo seus próprios critérios. Poderá haver uma integração de componentes curriculares da base comum com disciplinas dessas áreas e, após a conclusão de um itinerário formativo, os alunos poderão cursar outro, se houver vaga.
Todas as regras valerão para as redes de ensino público e privado, mas o cronograma de implementação terá de ser elaborado no primeiro ano letivo seguinte à data de publicação da BNCC. A implementação, entretanto, ocorrerá no segundo ano letivo depois da homologação dessa base curricular.

Disciplinas
O relatório de Chaves reinclui como disciplinas obrigatórias Artes e Educação Física, que tinham sido excluídas pelo texto original da MP.
Entre as línguas estrangeiras, o Espanhol não será mais obrigatório, ao invés do Inglês, que continua obrigatório a partir do sexto ano do ensino fundamental.
Já as disciplinas de Filosofia e Sociologia, que tinham sido excluídas, passarão a ser obrigatórias apenas na BNCC, assim como Educação Física e Artes, conforme prevê uma emenda do deputado André Figueiredo (PDT-CE), aprovada nesta terça-feira por 324 votos a 5.
A diferença em relação a uma emenda anteriormente rejeitada pelo Plenário, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), é que a base comum não necessariamente fixará a oferta dessas disciplinas nos três anos do ensino médio, como propunha a senadora.
Português e Matemática serão obrigatórios nos três anos do ensino médio, assegurado, às comunidades indígenas, o ensino de línguas maternas.
A definição das disciplinas gerou discussão entre os parlamentares. O deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), por exemplo, criticou a exigência de Filosofia e Sociologia. "Estão propondo a obrigatoriedade de Filosofia e Sociologia em função de doutrinação. Por que não estão preocupados com Física, Química e Biologia?", questionou.
Já o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) rebateu a fala de Marinho. "Essas declarações comprovam a urgência premente no ensino médio de Filosofia e Sociologia, para a gente não ser tacanho, tecnocrata, redutor. O sociológo Fernando Henrique há de concordar. Pelo amor de Deus, não vamos nos mediocrizar até no debate", declarou.
Quanto aos métodos de ensino, o texto retoma e reformula trecho da Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96) para estipular que as redes de ensino organizarão os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e de formação, de maneira que o educando demonstre domínio dos princípios científicos e tecnológicos da produção moderna e o conhecimento das formas contemporâneas de linguagem.
Carga horária
O projeto de lei de conversão estabelece uma transição para o ensino médio em tempo integral. Em cinco anos, a ampliação será das atuais 800 horas anuais para 1.000 horas. Após isso, a meta será de 1,4 mil horas ao ano, mas o texto não estipula prazo. Nos três anos do ensino médio, a carga horária total destinada à BNCC não poderá ser maior que 1.880 horas.
O projeto de lei de conversão estabelece uma transição para o ensino médio em tempo integral. Em cinco anos, a ampliação será das atuais 800 horas anuais para 1.000 horas. Após isso, a meta será de 1,4 mil horas ao ano, mas o texto não estipula prazo. Nos três anos do ensino médio, a carga horária total destinada à BNCC não poderá ser maior que 1.880 horas.
A inclusão de novas disciplinas obrigatórias na base comum dependerá da aprovação do Conselho Nacional de Educação e de homologação do ministro da Educação, mas, segundo o projeto de conversão, não precisarão mais ser ouvidos o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes de Educação (Undime), como previsto na redação original da MP.
A organização do ensino médio poderá ser na forma de módulos ou sistema de créditos com terminologia específica.
Visões da reforma
O ministro da Educação, Mendonça Filho, acompanhou a votação presencialmente e ressaltou a necessidade de mudanças no modelo atual de ensino médio. "A gente parte para adequar a educação de nível médio no Brasil ao que acontece no mundo todo. A educação de nível médio no Brasil [hoje] se fixa onde não se valoriza o protagonismo do jovem, não se oferta itinerários formativos que valorizem, por exemplo, a formação técnica profissionalizante, em um currículo engessado e que, portanto, precisa mudar."
O ministro da Educação, Mendonça Filho, acompanhou a votação presencialmente e ressaltou a necessidade de mudanças no modelo atual de ensino médio. "A gente parte para adequar a educação de nível médio no Brasil ao que acontece no mundo todo. A educação de nível médio no Brasil [hoje] se fixa onde não se valoriza o protagonismo do jovem, não se oferta itinerários formativos que valorizem, por exemplo, a formação técnica profissionalizante, em um currículo engessado e que, portanto, precisa mudar."
Já os parlamentares contrários à proposta, como a deputada Maria do Rosário (PT-RS), lamentaram que ela tenha seguido adiante, mesmo com a resistência de estudantes que ocuparam mais de mil escolas em todo o País em protesto contra a reforma. “Votamos contrariamente a esta matéria, trabalhamos para melhorá-la, não conquistamos o que gostaríamos e o que era devido à juventude e aos estudantes de ensino médio do Brasil", afirmou.
CONTINUA:
ÍNTEGRA DA PROPOSTA:
Reportagem – Eduardo Piovesan e Ginny Morais
Edição – Pierre Triboli
Edição – Pierre Triboli
Assinar:
Comentários (Atom)
Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024
Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc) Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...
-
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL DE CRIAÇÃO, DISCUSSÃO E APROVAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL, ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃ...
-
Cerca de 7 mil atletas de mais 310 universidades participam do evento Veronica Dalcanal - Repórter da EBC ...




