segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Nobel da Paz de 2014

*Por Cristovam Buarque
O ativista indiano Kailash Satyarthi é um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz em 2014, juntamente com a paquistanesa Malala Yousafzai. Eles foram escolhidos pelo Comitê Norueguês do Nobel, que fica na cidade de Oslo, na Noruega.
Ambos foram laureados por seus respectivos trabalhos em prol da educação.
Calcula-se que ainda existam 168 milhões de crianças trabalhadoras em todo o mundo. Em 2000, o número era de 246 milhões.
Fui uma das pessoas que indicou Kailash para ser contemplado com o Prêmio, em 29 de janeiro de 2014. Em carta enviada ao Comitê Nobel (íntegra pode ser lida no sitewww.cristovam.gov.br), afirmei que Kailash trabalha incansavelmente para a construção de um movimento mundial para a abolição do trabalho infantil e para garantir a educação para todas as crianças.
O trabalho e a luta dele são a encarnação viva dos ideais abraçados pelo Comitê NobelAgora, com a outorga deste prêmio, haverá mais atenção para a luta de crianças trabalhadoras em todo o mundo
Kailash lançou inúmeras campanhasusando estratégias inovadorase pessoalmente libertou centenas de milhares de crianças da servidão e da escravidão.
Entre as realizações de Kailash estão a fundação da primeira rede regional sobre escravidão infantil, a South Asia  Coalition on Child Servitude. Ele conduziu a primeira campanha mundial contra o trabalho infantil, culminando em uma Marcha Global contra o Trabalho Infantil em 140 países.
Com o Prêmio, a política de erradicação ao trabalho infantil fica mais forte.
*Cristovam Buarque é professor emérito pela UnB e senador pelo PDT-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...