quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Prefeitura de Ilhéus autua hotel por jogar esgoto na rede pluvial




Uso irregular da rede pluvial causou grande vazamento na região central da cidade.
 Uma ação conjunta que envolveu o setor de Fiscalização Ambiental, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente (Sema), a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Sedur) e a Embasa, autuou, na terça-feira, 6 de janeiro, um hotel localizado na Praça Dom Eduardo, no centro histórico de Ilhéus, por utilizar ligações irregulares na rede de esgoto. Segundo Derneval Furtunato, Superintendente de Obras da Sedur, todos os dejetos produzidos pelo empreendimento hoteleiro eram despejados na rede pluvial, que não suportou o fluxo e espalhou água suja pela região.
De acordo com Paulo Fonseca, Chefe de Fiscalização Ambiental, a empresa tem até oito dias para regularizar a emissão dos dejetos. A rede pluvial, segundo ele,  é destinada apenas à coleta de água da chuva, por isso, não suportou a grande quantidade de esgoto, principalmente com gordura e outros detritos, e rompeu a tubulação, espalhando água de suja pelas ruas próximas.
Ainda segundo o Superintendente de Obras da Sedur, Derneval Furtunato, por ser a primeira autuação, não houve multa, mas, apesar do prazo de oito dias determinado, a Prefeitura solicitou celeridade na resolução do problema, tendo em vista o grande fluxo de turistas e pedestres registrado no local.
Fiscalização intensificada - O superintendente observa também que o mesmo problema encontrado neste hotel pode ocorrer em outras empresas localizadas na região central da cidade. Por isso, fiscalizações conjuntas desse tipo serão intensificadas para evitar o uso irregular da rede pluvial de águas e, consequentemente, o vazamento de esgotos.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...