quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Moradores se mobilizam contra doação, pela Prefeitura, de única área de convívio no Jardim Atlântico




Movimento Área verde sim 

Moradores se mobilizam para impedir a doação, pela Prefeitura, de uma extensa área verde situada no Bairro Jardim Atlântico - Loteamento I, zona sul de Ilhéus, para a construção de nova edificação do Fórum da Justiça Estadual e do Ministério Público. A indignação, que já resultou na formação do movimento "Área Verde, SIM!" e na adesão de entidades e cidadãos por meio de um abaixo-assinado, se deve ao fato de ser uma área destinada à convivência, que recebe cuidados diários dos moradores,  funcionando como única praça no local. 

O “Área verde, SIM!” conta com apoio do Instituto Nossa Ilhéus (INI) e atua no sentido de exercer o direito à cidade, especialmente, por ser uma área predominantemente residencial. A ação do poder público aconteceu sem qualquer diálogo com a comunidade, que foi surpreendida com a notícia em blogs da cidade sobre a construção das edificações.

Na última terça-feira (06), foram enviados ofícios solicitando informações sobre o que a Prefeitura se propõe fazer na área verde, localizada na praça entre as ruas G, H e I, de onde, em dezembro passado, foram retiradas árvores de madeira de lei, Pau d’arco e outras espécies, com uso de máquinas. Outro oficio foi enviado à Câmara de Vereadores requerendo informações sobre os atos administrativos que autorizaram essa retirada.

A advogada e moradora do local, Marta Serafim, destaca que o movimento toma agora um novo impulso. “A vinda de novos atores não moradores do bairro Jardim Atlântico, munícipes ou não, além das instituições representativas de segmentos da nossa cidade dá um novo fôlego ao movimento. Isto se traduz em puro exercício de cidadania. Ao lado disso, triste é constatar a total falta de diálogo e de responsabilidade com o bem público da parte dos nossos agentes políticos”, comenta.

O abaixo-assinado já conta com a adesão de aproximadamente 500 assinantes até o momento, entre cidadãos e entidades ilheenses e pode ser acessados no link: https://goo.gl/RX92yR. Na descrição, os moradores alegam que recentemente, prepostos do governo municipal informaram que fariam campos de areia e quadras poliesportivas na área, justificando a retirada indiscriminada de árvores e de areia, o que modificou parte da paisagem existente. Para a rearborização, foram doadas pelo INI mudas de Ipê, Pitanga, Aroeira e Jatobá, do viveiro do Instituto Floresta Viva, além moradores também terem doado outras espécies do bioma Mata Atlântica.

O movimento “Área Verde, SIM!” lembra que o Art. 105 da Lei Orgânica do Município de Ilhéus é claro ao expressar que “não podem ser alienados os bens públicos de uso comum, bem como os de uso especial, enquanto guardarem esta destinação, salvo, quando não mais ocorrer à utilização específica”. Não sendo o caso da área, espera-se que em breve seja reconhecida como praça, tal como sempre foi para os moradores da localidade.

Ascom Movimento Área Verde Sim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...