domingo, 18 de fevereiro de 2024

ADÉLIA PINHEIRO - Hoje domingo, 18 de fevereiro, amigos e simpatizantes de sua pré-candidatura realizam encontro com uma Big Feijoada em Ilhéus.




Professora Adélia Pinheiro


Fotos - Ascom do Evento
           

            Hoje domingo, 18 de fevereiro, amigos e simpatizantes da pré-candidatura da Professora Adélia Pinheiro recém filiada ao Partido dos Trabalhadores –PT que faz parte da federação PT, PV e PC do B participaram de uma big feijoada entre amigos no clube da Apcef na zona sul de Ilhéus. Ato esse que contou com a presença de várias autoridades estaduais, federais e municipais que logram pelo nome da Professora Adélia Pinheiro como proposição a candidatura a Prefeita de Ilhéus em 2024. Uma vez que a mesma desenvolve já um trabalho entre esses pares na gestão do PT estadual no governo do Estado da Bahia.

Professora e Doutora Adélia Pinheiro é professora concursada da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), onde foi reitora por duas gestões consecutivas. Na sua vida acadêmica é graduada em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); mestre em Saúde Coletiva também pela UFBA e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Adélia tem passagens na Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) no governo de Rui Costa, titular da pasta na Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), cargo que ocupou desde fevereiro de 2022 até o final de governo de Rui. Com a vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) ao Governo do Estado da Bahia, seu nome foi mantido para assumir a Secretaria Estadual de Educação (SEC), cargo que Adélia Pinheiro ocupa até a presente data.

Adélia a frente da SEC tem como função a formulação de políticas para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio regular e o indígena. Em articulação com os sistemas de ensino e participação social, também planeja, orienta e coordena a implementação dessas políticas por meio da cooperação didático-pedagógica, tecnológica, técnica e financeira. (Dados colhidos no Portal do Bahia Notícias)

Professora e Doutora em Saúde Pública, Adélia Pinheiro traz na sua formação acadêmica e experiência de vida pública referenciais em seu portfólio que lhe qualificam para gerir uma cidade como Ilhéus.   Portanto Adélia Pinheiro tem a seu favor a oportunidade de ser a primeira mulher a governar a cidade de Ilhéus desde quase seus 500 anos de fundação.   

Essa vasta experiência na vida pública também tem a seu favor uma referência política que vai desde a penetração no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do ex-governador Rui Costa, que foi a expressão maior em toda a história do desenvolvimento da cidade de Ilhéus, paixão incondicional entre Rui e os ilheenses,  pairando pela relação e confiança depositada pelo Governador Jerônimo Rodrigues nessa nova filiada petista que nasce como um novo horizonte para as fileiras vermelhas na cidade de Ilhéus, que juntamente com seus partidos de composição da Federação PV e PC do B,  acoplam o nome de Adélia Pinheiro para lançar como pré-candidatura ao Palácio Paranaguá no próximo pleito eleitoral em outubro.

Como candidata Adélia ver na educação, saúde e inovação para Ilhéus, cidade que conta sua história de forma econômica social cultural e turística, que traz e que tem no seu povo a história da construção da Bahia e do Brasil, e que precisa ver esses valores sendo reconduzidos como forma de reconhecimento de que valeu a pena pelos seus antecessores parentes ancestrais a luta por uma devolutiva através do desenvolvimento estrutural, cultural, turístico, mobilidade urbana, habitação e integração dos seus distritos a zona urbana.

Essa é a visão que pudermos perceber nas narrativas de formatação dos seus discursos nos coletivos com a sociedade ilheense nos últimos tempos em que a pré-candidata petista Adélia Pinheiro vem discorrendo por onde passa em Ilhéus.

Podemos observar que o sentimento de esperança ainda vive, a luta desde seus ancestrais e que até hoje ainda não contempla o povo, principalmente os das camadas mais populares considerada o (povão), esses que vivem e dependem da atenção pública, considerados em situação difícil, com pouco ou quase nenhum acesso aos serviços públicos.

Povo esse que vem recebendo de braços abertos e muita confiança no nome da Professora Adélia Pinheiro como primeira mulher a ter reais chances de protagonizar pela primeira vez na história de Ilhéus, município conhecido pelos seus cabrestos eleitorais arraigados ao coronelismo local, uma candidatura de esperança por uma Ilhéus voltada para o seu povo.

Adélia Pinheiro, oportunidade de um avanço necessário para que o povo de Ilhéus acredite que vale a pena, ter a frente da gestão uma mulher vencedora, guerreira, que leva à Bahia e quem sabe ao Brasil, que, a mulher é essa, tem poder e sabe gerir poder, lhe falta a outorga desse poder, que emana do povo, a caminhada está aberta.

Por Roberto Manta

                   Fonte -  https://www.bahianoticias.com.br/noticia/275540-saiba-quem-e-adelia-pinheiro-a-secretaria-de-saude-que-foi-realocada-para-educacao


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...