quarta-feira, 10 de março de 2010

Espicha Verão em Itacaré traz Banda de forró Cangaia de Jegue


Assessoria de Comunicação


A banda Cangaia de Jegue será o destaque do último sábado do projeto Espicha Verão, em Itacaré. Na noite deste dia 13, a banda complementa as atrações da iniciativa da Bahiatursa, desenvolvida com o apoio da Prefeitura e comunidade local. Além do show musical na Praça do Canhão, a partir das 17 horas começam as atividades com apresentações culturais e o Cinema na Praia, nas areias da Praia da Coroinha.

Esta é a segunda vez que Itacaré é contemplada com o Espicha Verão, cujo objetivo é prolongar a alta estação com atividades de lazer e entretenimento. Segundo o prefeito Antônio de Anízio, o município se sente privilegiado em ser incluído no projeto deste ano. “Após o período carnaval, os fluxo turístico diminui consideravelmente. O projeto é uma ferramenta importante para motivar os visitantes a permanecerem por mais tempo na cidade”, afirmou.

Para realizar o Espicha Verão, a Bahiatursa arca com as atrações e a divulgação entre as operadoras turísticas. O governo municipal e a comunidade também colaboram, fornecendo apoio operacional. “Com esta iniciativa, não apenas os turistas se divertem. A população local desfruta das atrações voltadas para toda família e os comerciantes, sejam pequenos ou grandes, incrementam seus lucros”, destacou o prefeito itacareense.

Bamin leva conhecimento sobre o Porto Sul a Comunidade do Bairro Hernani Sá












Comunidade do Bairro Hernani Sá recebeu na noite de ontem representantes da Bahia Mineração que apresentou o Projeto Porto Sul que estará tendo sua 1ª audiência pública dia 15 de abril rumo a implantação no programa intermodal do Governo Federal, a comunidade ficou satisfeita com o que ouviu e viu, inclusive manifestando apoio ao grande projeto que irá alavancar o desenvolvimento em Ilhéus e região, a senhora Sandra fez questão de enfatizar a grande preocupação da BAMIN com relação ao desemprego da região e a importância para a vinda de um projeto como esse para Ilhéus, Com muita propriedade Sabrina gerente de comunicação da BAMIN passou a responder alguns questionamentos normais por parte da comunidade, que teve como ponto alto aquilo que todos os presentes queriam ouvir que era sobre a geração de emprego e renda, cerca de 2.000 mil diretos só na implantação do Porto intermodal, estavam presentes representantes comunitários da Santo Antonio de Pádua, Srs. Pedro e Paulo, do Hernani Sá tiveram presentes Sr. Odailson Presidente da Associação do Hernani Sá, Guilherme, Paulo Carmo, Paulo do Valle, Maria da ajuda, Profª Fatima, Sr. Adilson, vários jovens estudantes do Moisés Bohana, Rafael da Escola de capoeira do Bairro, Sr. Adilson (nino) do Mambape, e o Líder comunitário, Relações públicas do Conselho de Segurança de Ilhéus Sul, e representante do Conselho Fiscal da Associação de Moradores do Bairro Hernani Sá Sr. Roberto Corsário.

terça-feira, 9 de março de 2010

Professora da Uesc morre em acidente na BR-101

Ana Marta perdeu o controle do veículo na curva Rio Branco
Uma professora universitária morreu na manhã desta terça-feira, 9, às 6h30, na BR-101, km 567, próximo ao entroncamento da cidade de Arataca.

De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ana Marta Santos Homem Del Rei, 41 anos, que ensinava na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), perdeu o controle do veículo na curva Rio Branco, uma das cinco mais perigosas do trecho sul da BR.

Desgovernado, o automóvel de Ana Marta colidiu com um caminhão-tanque, que vinha no sentido contrário. Os dois veículos saíram da pista e foram parar no matagal ao lado da rodovia.

A professora morreu no local e o motorista do caminhão ficou ferido. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde.

Marta perdeu o controle do veículo na curva Rio Branco

Atarde On Line
Por Ana Cristina Oliveira | Sucursal de Itabuna

Mulheres à luz da lei

A presença massiva das mulheres nos variados setores da economia não aboliu a discriminação contra elas no mercado de trabalho. Os salários costumeiramente são menores, embora as funções sejam as mesmas. Exigências de exames de gravidez ou esterilização e até mesmo a não contratação de mulheres casadas - pelo “risco” da gravidez - ainda são práticas freqüentes com alguns empregadores aqui do sul da Bahia. Outro exemplo clássico de atitude errônea do patronato foi visto recentemente aqui em Ilhéus, quando as concursadas/convocadas da Prefeitura Municipal, foram exigidas que providenciassem o exame médico admissional por sua conta. Erro primário, já que a obrigação do custeio do exame é de competência do contratante. Só falta agora a PMI exigir que os próprios servidores paguem os seus exames periódicos. Temos certeza que o sindicalista competente e Presidente do Sinsepi, Luís Claúdio, irá buscar o ressarcimento dos exames admissionais, como também forçará a criação do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho e a aplicação da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho.

Voltando ao caso da discriminação com as mulheres, a CF, além de uma cláusula genérica de igualdade entre machos e fêmeas, ordena a isonomia nos salários, sendo que a CLT já destaca a proteção jurídica do trabalho feminino.

A nova redação da Consolidação das Leis do Trabalho proíbe a exigência de atestado ou exame, de qualquer natureza, para comprovação de esterilidade ou gravidez na admissão ou permanência no emprego. Também veda o empregador ou prepostos fazer revistas íntimas nas empregadas ou servidoras.

A título de informação, além da licença-gestante, que deve ser concedida inclusive à mãe adotiva, a mulher tem direito à alteração de sua função, caso a atividade desenvolvida coloque em risco a gravidez. Segundo Dr. Marcos Flávio Rhem, conceituado advogado trabalhista, “À falta de creches, os estabelecimentos em que trabalhem pelo menos 30 mulheres com mais de 16 anos devem manter um local no qual as empregadas possam manter seus filhos sob vigilância e assistência no período de amamentação”.

Quanto ao abono de faltas para consulta médica de filhos, o Tribunal Superior do Trabalho determina o seguinte: “Concede-se a ausência remunerada de um dia por semestre para consulta médica de filho menor ou dependente previdenciário até seis anos de idade, comprovada por atestado médico apresentado nos dois dias subseqüentes à sua ausência”. Além do que figura a lei trabalhista pertinente, muitos outros direitos são consagrados, de conformidade com os acordos de trabalho ou convencionais firmados entre sindicatos e empregadores.

Dr. Marcos Flávio Rhem é categórico quando afirma às penas da lei: “Esses e outros direitos podem ser reivindicados judicialmente, inclusive por compensação indenizatória posteriormente à rescisão do contrato de trabalho”.

O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, hoje, dispõe de todo um aparato jurídico, indispensável aos seus associados, especialmente aqueles menos informados, que nunca tiveram um apoio e proteção.

*Elias Reis é Radialista, Articulista e Presidente do

STERT- Ilhéus

segunda-feira, 8 de março de 2010

Semaforo da Urbis Faz mais uma vitima, dessa vez um motoqueiro as 03 da manhã






Não tenho mais animo de reclamar sobre a falta de funcionamento deste famigerado semaforo que continua fazendo suas vitimas, ontem foi um pobre motoqueiro que teve sua perna arrancada e jogada a mais de 15 metros conforme comentario de quem esteve no local, e os inimigos do povo da zona sul (prefeito, secretario, diretor de transito e todos aqueles que continuam dificultando a colocação do controlador no semaforo)continuam tripudiando os direitos do povo, jorge farias coitado que não apita nada (carro sem motor) disse que iria ser resolvido daqui a quinze dias no maximo, vamos ver quantos acidentes vamos ter até lá, meu camarada carlinhos tem muita responsabilidade no seu ombro e pouco apito, quem mandava era gilvan e agora Bahia de feira, o outro que não acho significante pronunciar é um fracasso a frente da equipe, topete, pedante e mauricinho, sabe quando nós vamos ver o semaforo funcionando, depois do aniversário.

Ministerio Público vamos acordar essa turma, o povo tem voces como defensor, não se pode está esfacelando as familias de bem da nossa cidade sem que o nossos defensores não se mobilizem, e ai fazemos um apelo a todos os que se dizem gostar de Ilhéus, antes de gostar de Ilhéus, vamos gostar primeiro do povo que faz Ilhéus.

acompanhem as fotos da ultima manifestação, será que só assim vamos conseguir colocar esse semaforo para funcionar?

Roberto Corsário/Zona Sul de Ilhéus e Defensor 24 horas do semaforo funcionando Já.

Sala de Imprensa Radialista Edinho Nascimento será inaugurada nesta segunda na Câmara

Será inaugurada nesta segunda (8) a partir das 16h, a Sala de Imprensa Radialista Edinho Nascimento na Câmara de Vereadores de Ilhéus. A Sala de Imprensa recebe o nome de um ilustre radialista da cidade que em sua época contribuiu para formação do pensamento de seus ouvintes. Edinho Nascimento foi eleito pela imprensa local após uma eleição democrática, onde outros sete profissionais também foram indicados. O Projeto de Resolução 002/2010 que permite a criação da Sala de Imprensa foi aprovado na sessão da última terça-feira.

Edson Nascimento Santos, radialista profissional, nasceu no dia 6 de julho de 1948, na cidade de Itabuna. Edinho iniciou sua carreira na Rádio Clube de Itabuna, em seguida passou pela Rádio Difusora. Somente na década de 80 veio trabalhar em Ilhéus, onde se destacou por sua irreverência e atuação no programa Show da Manhã, da extinta Rádio Jornal de Ilhéus, alcançando índices de audiência imagináveis na radiodifusão regional.

Após a mudança de nome de Rádio Jornal de Ilhéus para Rádio Santa Cruz, Edinho Nascimento continuou apresentando diariamente o seu programa de entretenimento, sempre com a participação popular. Devido a sua capacidade de locução e conhecimento do mundo político, o mesmo passou a apresentar um programa de jornalismo político. Edinho Nascimento morreu no dia 28 de outubro de 1998, vítima de um infarto fulminante. Após 12 anos da morte do querido radialista, os colegas e companheiros de imprensa ainda sentem e lamentam a morte precoce do companheiro.

A homenagem a esse radialista tão querido entre os ilheenses vem através da inauguração da Sala Radialista Edinho Nascimento, que se torna realidade após a reivindicação de Elias Reis, presidente do Sindicato dos Radialistas, com o apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), na pessoa do seu presidente, o jornalista Ramiro Aquino, encontraram na reforma do Legislativo ilheense a oportunidade de adquirir um espaço próprio capaz de atender as necessidades dos profissionais de imprensa que estão sempre presentes nas sessões do legislativo.

Dedicação a Mulher pelo seu dia hoje e sempre‏

Roberto Corsário bom dia,

dada a importância, que a data de hoje, ( 8 de março) representa para todos nós, gostaria que você, publicasse em seu BLOG, a letra da música abaixo, para que todos possam cantar, com a verdade expressada pelo próprio coração, em especial dedicação, a mulher mãe, esposa, filha e a todas as mulheres do Brasil, pela importante data comemorativa ao dia da Mulher.


Carlos César

bairro: Hernâni Sá

Ilhéus/Bahia/Brasil


Lágrimas de Uma Mulher

Guilherme Arantes

Composição: Guilherme Arantes


Que mistério pode haver, na lágrima de uma mulher
Quando abre os seus segredos
Que momentos de aflição há no tremor da sua mão
Onde esconde os seus medos

No abandono do teu pranto eu me perdi
Não sabia o que dizer pra consolar
Tive raiva destas mágoas que puseram em você
Tive pena dos que nunca te puderam conhecer Oh! Oh!

Refrão

Eu sinto muito cada dor que te marcou
Ou que modificou seu jeito de amar
Dos estragos improváveis de um carinho de curar
Os escudos invisíveis para um homem penetrar Oh! Oh!

sábado, 6 de março de 2010

A morosidade do Judiciário Brasileiro é a maior queixa do cidadão

A morosidade processual na Justiça brasileira é a principal queixa dos cidadãos que buscam a ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Estatística referente ao mês de dezembro mostrou que das 1.012 reclamações registradas pelo setor no período, 379 eram contra a demora no trâmite das ações. Esse número representa 46,29% de um total de 1.998 atendimentos realizados pelo departamento. Em segundo lugar no ranking de insatisfação vem a atuação dos magistrados, com 66 manifestações de indignação. A Meta 2, que previa o julgamento até o fim do ano passado de todos os feitos distribuídos até 31 de dezembro de 2005, ficou em terceiro lugar, com 61 reclamações.

Segundo a estatística, às reclamações seguem-se os pedidos de informações, com 729 manifestações, representando 33,35% do total. As consultas jurídicas estão em primeiro lugar, com 123 pedidos. Os usuários da ouvidoria queriam saber, entre outros assuntos, o prazo para interposição de recursos, esclarecer dúvidas sobre leis em vigor e quais os procedimentos necessários a uma representação por excesso de prazo.

O Programa Começar de Novo, que visa à reinserção de egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho, foi o segundo assunto mais procurado nos pedidos de informações, com 100 manifestações. Os contatos com a ouvidoria foram de interessados em se candidatar a vagas de empregos ou cursos. Houve ainda manifestação de empresas e pessoas oferecendo vagas ao projeto.

A maioria dos pedidos chegou por meio de formulário eletrônico, que está disponível na página do CNJ (www.cnj.jus.br), no menu principal, no lado esquerdo da página principal. Ele foi utilizado por 85,44% dos usuários. Outros 12,96% dos usuários utilizam a internet e o restante dos pedidos chega por carta ou ofício.

Além de responder ao cidadão, a ouvidoria explica como formalizar uma petição ao CNJ, principal dúvida dos usuários, e esclarece as competências do CNJ e da Corregedoria Nacional de Justiça, além de informar sobre a composição do conselho.

A ouvidoria do CNJ foi criada pela Resolução 67, de março de 2009. Trata-se de um serviço à disposição do cidadão destinado a esclarecer dúvidas, receber reclamações, denúncias, elogios ou sugestões sobre os serviços prestados pelo CNJ e as atividades por ele desempenhadas.

Por ter se tornado um dos principais canais de comunicação entre o CNJ e o cidadão em quase um ano de funcionamento, o plenário do conselho aprovou, na última sessão do dia 23 de fevereiro, uma resolução determinando a criação de ouvidorias em todos os tribunais do País, como forma de ampliar a comunicação com a sociedade e os tribunais. A ouvidoria oferece respostas e esclarecimentos aos cidadãos. É um importante canal de comunicação da população com o Poder Judiciário, destacou o conselheiro José Adonis, autor da proposta.

Com freqüência, a ouvidoria recebe demandas sobre temas relacionados às atribuições dos conselheiros, da Corregedoria Nacional de Justiça e do Departamento de Gestão estratégica, entre outros, que são enviadas às respectivas unidades para respostas.

São Paulo é o estado que mais utiliza o canal da ouvidoria do CNJ, seguido do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais. Os pedidos variam de acordo com as decisões tomadas pelo plenário do CNJ. São frequentes tambem questionamentos sobre concursos públicos, contagem de tempo de atividade jurídica e dúvidas sobre resoluções ou recomendações do CNJ. Dúvidas, reclamações e sugestões podem ser encaminhadas à ouvidoria do CNJ, pelo site do conselho ou pelo telefone (61) 3217-4862.

Investimentos

Uma das saídas para conter a morosidade é a informatização dos tribunais. É o que mostra pesquisa de opinião feita pelo Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para subsidiar a elaboração de uma estratégia de atuação de longo prazo do Poder Judiciário. A consulta foi realizada em janeiro último. Foram ouvidos ministros do governo federal, secretários, juízes, deputados, senadores, e representantes de instituições públicas e privadas e da sociedade civil.

Segundo o estudo Cenários Prospectivos do Poder Judiciário, o Poder Judiciário precisa aumentar os investimentos em tecnologia, em procedimentos eletrônicos, na unificação dos seus sistemas e na qualificação profissional dos seus servidores como medida prioritária e imediata. Um percentual de 89% das respostas vindas de integrantes do Poder Judiciário apontou como prioridade os investimentos em tecnologia da informação como forma de melhorar a acessibilidade da população à Justiça.

Essa também foi a prioridade apontada por 68% das respostas colhidas em todos os segmentos. Segundo a diretora do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ana Carolina Chaer, os resultados da pesquisa confirmam o acerto da linha das prioridades que está sendo definida pelo CNJ. A pesquisa mostra que estamos no caminho certo, dentro do planejamento estratégico traçado para os próximos anos, e também das metas de nivelamento aprovadas pelo Judiciário, disse a diretora.

Entre as 10 metas perseguidas no ano passado, cujos resultados foram avaliados na sexta-feira durante o 3º Encontro Nacional do Judiciário, estava a modernização das estruturas de informática de todos os tribunais, varas e comarcas do País. A ampliação das velocidades dos links dos tribunais acessados pela internet, ao longo deste ano, foi uma das novas 10 metas fixadas pelo Judiciário durante o Encontro Nacional.

Pesquisa

A pesquisa perguntou aos entrevistados o que a Justiça faz hoje e deveria deixar de fazer e 74% das respostas espontâneas foram o aspecto burocrático e lento do Poder Judiciário. Outras 14% das respostas apontaram gestão arcaica e a não utilização de instrumentos modernos de internet. Desde o ano passado, o Judiciário tem perseguido a meta de julgar os processos antigos que tramitam na Justiça. No ano passado, estavam na mira os processos anteriores a 2005 e, ao longo deste ano, deverá ser reduzido o estoque de ações anteriores a 2006.

Os entrevistados também foram convidados a avaliar diferentes aspectos do trabalho do Poder Judiciário por meio da atribuição de notas de 0 a 10. Nos itens Probidade e Ética, a nota média atribuída pelos entrevistados foi 6 para cada um deles. O item Imparcialidade recebeu nota 5,5 enquanto acessibilidade ganhou 4,5.

Os principais desafios do Poder Judiciário nos próximos anos, de acordo com as respostas dadas, serão a melhoria da infraestrutura física e o melhor preparo técnico e cultural para o julgamento de processos decorrentes de relações comerciais internacionais. Também foi apontado como desafio os incrementos da infraestrutura e do conhecimento técnico necessários para se beneficiar da nova realidade virtual.

A pesquisa foi realizada entre a primeira e a última semana de janeiro. Foram enviados mais de 37 mil questionários para integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, advogados e representantes de empresas privadas. Os questionários foram enviados e respondidos pela internet e a taxa de retorno das respostas, de quase 5%, foi considerada alta pelos técnicos do CNJ e da FGV, já que o percentual ultrapassa a média normalmente obtida neste formato de pesquisa.

A pesquisa abrangeu os temas ligados à economia, tecnologia da informação, meio ambiente, relações de trabalho, relações sociais, mudanças na estrutura familiar e novas tecnologias. Os temas foram sugeridos no Seminário para Construção de Cenários Prospectivos para o Judiciário, realizado pelo CNJ.

Autor: Do Jornal do Commercio

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