quinta-feira, 23 de maio de 2013

Com problema no trem de pouso, avião faz pouso forçado em Porto Seguro

Um avião que faz serviço como táxi aéreo fez um pouso forçado na tarde desta quinta-feira (23) no aeroporto de Porto Seguro, no sul da Bahia. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a aeronave teve problema no trem de pouso dianteiro. O avião, um monomotor, saiu da cidade de Prado.



Com o problema detectado, o avião ficou uma hora e meia sobrevoando a região para eliminar o combustível e não causar um possível incêndio durante o pouso. Os bombeiros, chamados, espalharam espuma na pista também para evitar formação de chamas.

Sem o trem de pouso, o avião foi obrigado a fazer um "pouso de barriga". Só o comandante do avião estava na aeronave no momento e ele não sofreu ferimentos.

VEREADORES TROCAM SOCOS


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Nesta quinta-feira o clima ficou tenso na câmara de vereadores de Itajuípe. Logo após a sessão os vereadores Raimundo da AABB (PDT), e Pádua (PTN) chegaram “às vias de fato”.

A lamentável cena aconteceu na sala de Raimundo da AABB, e foi presenciada por várias pessoas. Vale lembrar que no inicio de abril os dois protagonizaram uma discussão áspera na câmara.

O Conselho de Ética da Casa tem que tomar uma atitude contra os dois vereadores. Já que foi a primeira vez na história da cidade que dois vereadores trocaram “socos” na câmara.

Postado por Politicos do Sul da Bahia

Santo Antonio de Padua - ESTELIONATÁRIOS PRESOS EM ILHÉUS

Redação Ilhéus
Foto: O Sarrafo
Foto: O Sarrafo
Em operação da PM, três indivíduos foram detidos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal, sob a acusação de estelionato e falsificação de documentos.
Flávio Santos Gomes, Cariza Pereira de Araújo e Sidnei Aquino dos Santos foram encontrados no Santo Antônio de Pádua, zona sul de Ilhéus.
Com eles foram achados vários documentos falsificados: carteira profissional, contracheques em branco, CNHs, RGs, CPFs e cartões de benefício do Bolsa Família.

Secretaria de Desenvolvimento de Ilhéus cria Balcão do Emprego

 Aula Inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
 Secretário titular da SDS na aula inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
 Vice-prefeito e secretário, Carlos Machado, na aula inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
Fazer a intermediação entre empresas e profissionais é o objetivo do Programa Balcão do Emprego, que está em fase de elaboração pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS). A informação foi concedida pelo titular da pasta, Jamil Ocké, durante a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para turmas de 2013, que contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus e secretário Municipal da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá).
O Balcão do Emprego servirá de banco de dados para empresários que queiram currículos de profissionais para comércio, indústria e também para a construção civil.  A aula inaugural do Pronatec ocorreu na tarde da quarta-feira, 22, no auditório principal do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Durante a solenidade, Carlos Machado destacou a importância do programa, considerando os investimentos que chegarão a Ilhéus. “Estamos nos preparando para receber vários investimentos, como a construção da ponte que fará a ligação zona sul-centro da cidade, o Núcleo do Sistema Baiano de Incubação, a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, junto com vários outros empreendimentos da iniciativa privada previstos para ser instalados no nosso município”, observou o vice-prefeito.
Cacá lembrou também a implantação do gasoduto Itabuna-Ilhéus, a duplicação Rodovia BR-415, no trecho entre Ilhéus-Itabuna, a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e o Porto Sul. “Estes empreendimentos estão em fase de implantação e vão gerar muitos empregos para os ilheenses e moradores de toda a região”, frisou.
Mais vagas – Segundo o coordenador do Pronatec, em Ilhéus, Christian Ricardo, devem ser geradas até o final do ano mais 1.500 vagas, em parceria com os municípios de Ilhéus e de Itabuna.
Jamil Ocké observou que os cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional são oportunidades para estudantes e pessoas que estão fora do mercado de trabalho se qualificarem. Conforme o secretário, as vagas direcionadas ao município estão de acordo com a realidade local.
Ilhéus foi contemplado com os cursos de Agente de Alimentação Escolar, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar Administrativo, Camareira em Meios de Hospedagem, Fotógrafo, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Operador de Computador, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos e Montador e Reparador de Computador. Alguns desses cursos irão abranger também o Pronatec Indígena, que atenderá a população de Olivença.
O programa, foi instituído pela Lei Federal 12.513/11, visa oferecer oito milhões de vagas, com prioridade para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Lançamento do Sistema do Milênio marca abertura de encontro sobre educação


Um sistema que permite, com o uso da internet, coletar, armazenar, e analisar os dados das escolas visitadas pelo 'Programa o Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos' foi lançado hoje (22), pela manhã na abertura do 'II Encontro Estadual de Educação do Ministério Público da Bahia'. O evento acontece até amanhã (23), no salão de eventos da Casa do Comércio, na avenida Tancredo Neves, em Salvador. Coordenado pelo Ministério Público, por meio do 'MP e os Objetivos do Milênio', dos Centros de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc) e de Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o encontro foi aberto pela procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Rusciolelli, que ressaltou a importância do processo educativo. “Somente por meio da educação podemos ter uma sociedade plena”, pontuou ela, que compôs a mesa de abertura ao lado dos promotores de Justiça Clodoaldo Anunciação, idealizador e gestor do 'MP e os Objetivos do Milênio'; Maria Pillar Maquieira, coordenadora do Ceduc; Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau), e Alexandre Cruz, presidente em exercício da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb).
O idealizador do 'MP e os Objetivos do Milênio' fez uma palestra explicando a origem e o funcionamento do programa, bem como apontando resultados alcançados. Criado em 2008 em Itabuna, o programa já está em cerca de 60 municípios, beneficiando uma população de mais de 5 milhões de pessoas, entre estudantes e suas famílias. Além da adesão crescente de promotores de Justiça de diferentes comarcas, o programa conta com 477 apoios voluntários. “Nossa expectativa é que até o final do ano estejamos próximos da marca de 100 municípios engajados”, pontuou Clodoaldo Anunciação. Ao listar as áreas beneficiadas pela atuação do programa, ele deixou claro que, mais do que mudar a infraestrutura das escolas, o 'MP e os Objetivos do Milênio' busca implementar uma nova cultura em cada localidade atendida. “Apenas trabalhando assim, de forma preventiva, protetiva e permanente, o MP cumpre o seu papel”, frisou, acrescentando que as ações desenvolvidas são “interinstitucionais, planejadas e continuadas, constituindo-se assim em meios eficazes de efetivação dos Direitos Humanos”. Após a apresentação, tendo como moderadora a promotora de Justiça Mayanna Ferreira Ribeiro, foi lançado oficialmente o 'Sistema do Milênio', um software que será utilizado pelos promotores de Justiça que aderiram ao programa para coletar, armazenar e analisar os dados das escolas visitadas. Fruto de um ano de trabalho do Milênio e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Ministério Público, sempre sob a orientação do grupo, o software permite que, ao invés de fazer suas anotações sobre as questões sociais, estruturais, financeiras e pedagógicas que compõem o questionário, os membros poderão fazer o cadastramento diretamente no endereço eletrônico www.milenio.sistemas.mpba.mp.br. Os promotores serão cadastrados automaticamente e podem cadastrar colaboradores do programa.
'A Educação como matriz de todas as relações humanas e sociais' foi o tema da palestra ministrada pela professora doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marisa do Espírito Santo Borin. Após traçar um cenário de mudanças, a professora afirmou ser inegável a existência de avanços,a exemplo de programas como o 'MP e os Objetivos do Milênio', contudo ressaltou que os desafios são muitos. “É preciso que encontremos formas capazes de permitir à educação realizar o seu objetivo maior, que é desenvolver a cidadania plena”, frisou. Afirmando que a civilização contemporânea passa por uma crise estrutural, a professora apontou como um dos principais reflexos dessas mudanças na educação a falta de referenciais sociais. “A partir do momento em que tudo é passageiro, muda na velocidade de um clique, que as relações se constroem e se desfazem sem sequer a necessidade de um contato físico, o papel da educação se agiganta. A escola, mais do que nunca, é o espaço essencial de formação da criança e do adolescente”, apontou a pesquisadora, analisando ainda o papel da família que, na sua leitura, “não é mais capaz, no atual formato de mundo, a, sozinha, dar conta da educação dos seus filhos. Até mesmo na formação, na transferência de valores e saberes culturais, o papel da escola é cada vez mais indispensável”, reforçou Marisa Borin, propondo como encaminhamentos necessários, a mudança dos currículos formais, o diálogo constante entre educadores, pais e alunos, a adoção do ensino interdisciplinar, bem como o estímulo e facilitação à participação do aluno como protagonista em, seu processo formativo.
Também compuseram a mesa de abertura do evento a diretora regional do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Marina Viana; o presidente do grupo Odebrecht, Maurício Medeiros; além de representantes das Secretarias Estaduais de Saúde e Educação. “Este evento não seria possível sem a participação dos nossos parceiros, dentre os quais destacamos o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Senac, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Fundação Odebrecht e o Governo Federal”, destacou Clodoaldo Anunciação. Pela tarde, foram realizados paineis sobre sobre 'Plano Nacional de Educação', coordenado pela promotora de Justiça do MP-BA, Maria Helena Xavier; 'Direitos Humanos, Educação e Inclusão'. Sob a coordenação da promotora de Justiça do MP-BA Maria Amélia Sampaio Góes, sendo debatido pela promotoras Cíntia Guanaes e Maria Elmira Evangelista do Amaral Dick, respectivamente dos MPs da Bahia e Minas Gerais.
Amanhã, a programação será aberta debatendo 'Educação, Trabalho, Cultura e Formação de Valores', tema do terceiro painel. Abordando a importância do ensino das culturas afro-brasileira e indígena nas escolas, bem como a necessidade de implantar bibliotecas nas escolas públicas, como determina a lei, o painel terá como debatedor o promotor de Justiça Saulo Mattos e como relatora a promotora de Justiça Mayanna Ribeiro, ambos do MP-BA. Encerrando a programação da segunda manhã, o quarto painel tratará sobre 'Educação, Questões de Gênero e Diversidade'. Tendo como painelista a promotora de Justiça Márcia Teixeira, o painel, coordenado pelo promotor de Justiça Alex Santana Neves, contará também com a participação dos promotores de Justiça do MP-BA, Sávio Henrique Moreira e Eduviges Tavares. À tarde, o coordenador do Cesau, Rogério Queiroz, coordenará o quinto painel: 'Educação e Saúde', que terá como debatedora a promotora de Justiça Mônia Ghignone, e, como relatora, a promotora de Justiça Laíse de Araújo Carneiro, ambas do MP-BA. O evento será encerrado com o lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que será o tema do sexto painel, que contará com a participação de representantes da Secretaria Nacional da Presidência da República, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, por meio do núcleo 'Nós Podemos Bahia'.
 

Projeto Sociocultural Criança Arte-Dança



             


 
As crianças necessitam de experiências de comunicação e expressão que lhes permita desenvolver a criatividade e interpretatividade através das atividades artísticas. Segundo Nanni (2002), o sucesso, a alegria, a excitação, a realização que as crianças experimentam a partir de atividades artísticas permitirão às mesmas receber reforço positivo, imediato e tão valioso à estruturação de sua personalidade, pois reforçam o autoconceito, a autoestima, autoconfiança e autoimagem.
É evidente que o sucesso nas habilidades físicas contribuem para melhorar a organização da dimensão subjetiva da criança, assim como as interrelações consigo, com os outros e com o mundo.
No ambiente escolar a arte, de uma maneira geral, tem sofrido importantes alterações conceituais. O ordenamento jurídico pátrio estabelece as diretrizes e bases da educação nacional através da Lei nº 9.394/96, a qual dispõe acerca da obrigatoriedade de constar como componente curricular o ensino da arte na educação básica. Os Parâmetros Curriculares Nacional de Arte, em consonância com a supracitada LDBE, estabelece, ainda, os objetivos da dança: a dança na expressão e na comunicação humana; a dança como manifestação coletiva; e a dança como produto cultural.
As vertentes da arte no ambiente educacional têm potencial para dialogar com outras áreas do conhecimento humano e promover a formação e transformação de cidadãos. Assim, a escola pode contribuir para que os indivíduos entrem em contato com atividades que, como a dança, sejam capazes de favorecer o desenvolvimento de sua capacidade criativa e investigativa no mundo.
Segundo FERREIRA (2005), a Dança na escola é um somatório da dança como arte e da dança como exercício físico, é também um misto de ritmos, músicas, coreografias, expressões espontâneas corporais, que podem ser conduzidas, medidas e orientadas no sentido de desenvolver as competências: organização do trabalho, tratamento de informação e participação na vida social.

Na Dança Escolar podemos desenvolver os quatro impulsos primários que o ser humano possui que são os sentimentos, o ritmo, o movimento e a expressão, os quais, ligados, irão desenvolver o impulso da dança, segundo MARCATO (1986).

A dança é um importante fator de inclusão social, Segundo Sassaki (2005), a inclusão consiste em adaptar os sistemas da sociedade em geral a eliminar os fatores que excluíam algumas pessoas do seu meio social, independente de suas diversidades humanas.
É nesse diapasão, que o Projeto Sociocultural Criança Arte-Dança tem por escopo trabalhar de forma integral o corpo, atingindo os objetivos relacionados à educação, saúde, prática esportiva, artística, social e cultural na faixa etária de 5 a 16 anos, oportunizando-os a perceber, experimentar e descobrir as diversas formas de movimento englobando a ludicidade e a socialização através da Dança/Educação.
 O Projeto Arte-Dança vem se desenvolvendo desde o ano de 2006 (dois mil e seis) em 24 (vinte e quatro) Escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ilhéus nas áreas educação infantil, fundamental I e II, atingindo cerca de 2.000 (duas mil) crianças, e por que não dizer 2.000 famílias?
No ano de 2011 (dois mil e onze) o Projeto Arte-Dança manteve-se sob a coordenação da Educadora Física, Bailarina e Coreógrafa Sôanne Marry Loiola contando com uma equipe de oito Arte/Educadores, sendo eles: Érica Souza, Oséas Antônio Ribeiro, Sirleyde Leal, Érica Souza, Tamiles André, Évene Pereira, Talisson Ricardo e Jaine Nunes.
Diante do todo exposto, levando-se em consideração as exigências legais advindas da Lei n° 11.769/2008 que alterou a Lei n° 9.394/1996 (LDBE) no sentido de obrigar o ensino de música na educação básica, e, ressalte-se, música em sentido amplo, e que, de acordo com o artigo 3° do mencionado instituto legal, o prazo para adaptação das exigências expirou no ano de 2010, a permanência do Projeto Sociocultural Criança Arte-Dança no quadro da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus faz-se necessária, uma vez que além de serem atendidas as vindicações legais, com a ação deste projeto é cristalinamente perceptível a contribuição para o desenvolvimento psicológico, social, anatômico, intelectual criativo e familiar dos alunos da rede pública de ensino.

Projetos como esse precisam de apoio para dar continuidade ao desenvolvimento sociocultural das crianças da nossa cidade.

Apoiar a cultura é tão importante quanto fazê-la.

Sôanne Marry R. Loiola
Coordenação
 
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação: lei 9.394/96 - apresentação Esther Grossi. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
_______. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física: Ensino de 3ª a 4ª ciclos. Brasília: MEC, 1998.
_______. Lei n° 11.769/2008: altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Acesso em: 22 mar. 2012. Disponível em: .
FERREIRA, V. Dança escolar: um novo ritmo para a educação física. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.
MARCATO, M. E. P. A dança na Educação Física. São Paulo: Manole, 1986.
NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas, Rio de Janeiro, Sprint, 2002.
SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século 21. São Paulo: Revista da Educação Especial, 2005.

Itagibá: Distrito de Japomirim ganha unidade do CRAS

 Os serviços da Proteção Social Básica estão mais perto dos moradores de Japomirim, o mais populoso distrito de Itagibá, no Sul da Bahia, com a inauguração do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), nesta quarta-feira (22).

Com a chegada do equipamento, os moradores não precisarão mais se deslocar para a sede, em Itagibá, em busca dos serviços oferecidos pelo CRAS, a exemplo do programa Bolsa Família.

“Promovemos um cadastramento das famílias, verificando as necessidades, e concluímos pela implantação do CRAS em Japomirim”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Rosebete Alves. O Cras é a porta de entrada da política Nacional de Assistência Social, desenvolvida pelo Governo Federal em parceria com estados e municípios.

Na inauguração, o prefeito de Itagibá, Marcos Barreto (Marquinhos), destacou a preocupação do seu governo em fortalecer a política de assistência social, “fazendo mais e melhor pelos mais humildes”. Marquinhos disse que outras ações serão desenvolvidas para Japomirim.

“Estivemos com o governador Wagner, na companhia do Deputado Fabrício, e vamos urbanizar a Avenida Itagibá, dotando o espaço de equipamentos que vão melhorar o visual de Japomirim e a qualidade dos seus moradores”, garantiu o prefeito. “Estamos fazendo um governo diferente que desenvolve parcerias. Não vamos virar as costas para os governos estadual e federal”.

Marquinhos já entregou em Japomirim uma ambulância zero quilômetro, que fica 24 horas à disposição da comunidade. O governo municipal também vai instalar uma subprefeitura em Japomirim, com a oferta de todos os serviços oferecidos na sede. Outros projetos são a implantação de uma academia de saúde na Praça Imbassahy e construção do Centro de Abastecimento e do Ginásio de Esportes, obras em parceria com o governo do estado.   .
“Marquinhos quer descentralizar os serviços, facilitando o acesso da população. No nosso governo já conquistamos avanços como o transporte universitário, a instalação de poços artesianos e a entrega de ambulâncias”, disse o vereador Milton Nascimento presente à cerimônia, ao lado dos vereadores Joelson Novais (PP), presidente da Câmara Municipal, e Antônio Alves, o Antônio da Cerâmica (PT), representantes do distrito. “Marquinhos faz um governo sem discriminação e é isso que cobramos para os moradores de Japomirim”, ressaltou Antônio da Cerâmica.
Ascom Itagibá
(73)8132-9710

Governo não presta contas e inviabiliza mais uma vez a reunião do Conselho do Fundeb

De acordo com o calendário previamente elaborado, o Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) teria uma reunião extraordinária agendada para as 9 horas da manhã desta quarta-feira(22), na sede da APPI/APLB-Sindicato. O problema é que, mesmo havendo quórum a reunião acabou não acontecendo porque a Prefeitura de Ilhéus não apresentou, até o momento, as prestações de contas dos recursos do Fundeb referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2013.
Até mesmo os representantes do segmento Governo Municipal não compareceram à reunião. Diante da falta de prestação de contas, o que inviabilizou a reunião extraordinária do Conselho do Fundeb, os conselheiros decidiram transformar os trabalhos da manhã desta quarta-feira em uma reunião de planejamento. Vale ressaltar que no último dia 15 de maio também estava programada uma reunião ordinária do Conselho do Fundeb, mas não aconteceu porque a Prefeitura de Ilhéus, mais uma vez, não apresentou a prestação de contas.


Transporte escolar de Ilhéus ganha reforço de onze ônibus



 Marcos Lessa, chefe da Seção de Transporte Escolar da Prefeitura de Ilhéus - Foto Gidelzo Silva Secom Ilhéus

A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) terá importante reforço na área de transporte escolar, com 11 novos ônibus adquiridos por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, com verba do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Serão oito ônibus com 60 lugares e três adaptados para estudantes portadores de necessidades especiais.

A aquisição foi possível após regulamentação da dívida deixada pela gestão passada. Segundo o chefe da Seção de Transporte Escolar da Seduc, Marcos Lessa, os processos com pendências foram regularizados pelo prefeito Jabes Ribeiro, que autorizou o pagamento ao FNDE, assim como a prestação de contas. O pregão presencial para a prestação de serviços no transporte escolar já foi publicado Diário Oficial do Município.

Lessa ressalta que o atraso na ampliação da frota de ônibus ocorreu porque a gestão passada não prestou contas ao FNDE e deixou débito de mais de R$ 160 mil com as empresas Viação Campo Verde e ST Transportes prestadoras de serviço.

Atualmente, a Secretaria de Educação de Ilhéus conta com cinco ônibus adquiridos com verbas do FNDE. Agora, com o reforço de mais  11 ônibus, a frota aumenta para 16 veículos escolares. A meta é ampliar este número para 22 ônibus até 2015.

Secretaria de Comunicação Social

Abertas até dia 31 as inscrições em curso para conselho escolar

O processo de adesão ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Ministério da Educação e as pré-inscrições para o curso de extensão a distância de formação continuada em conselhos escolares estão abertos até o dia 31 próximo. Dirigentes estaduais e municipais de Educação devem fazer a adesão e o cadastramento pela internet.

As pré-inscrições serão analisadas e, uma vez credenciadas, serão validadas no momento da oferta de curso a distância pela Universidade de Brasília (UnB). O curso terá início em 24 de junho próximo. Não haverá encontros presenciais. Serão ofertadas 800 vagas a profissionais que atuem nas secretarias municipais e estaduais de Educação do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. A Universidade Federal Fluminense (UFF) oferece 160 vagas no estado do Rio de Janeiro.


Ao final do curso, os participantes estarão preparados para atuar como agentes de indução e implementação de conselhos escolares e na ampliação da participação das comunidades escolares e locais na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas. O objetivo final é melhorar a qualidade da educação pública.

Os cursos já estão em andamento na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que atende os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, com duas mil vagas; na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com 160 vagas; na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 320 vagas; na Universidade Federal do Ceará (UFC), que atende os estados de Ceará, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso do Sul, com 1.040 vagas.

O curso de extensão a distância de formação continuada em conselhos escolares faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, executado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC por intermédio da Coordenação-Geral de Redes Públicas (CGRP). Instituído pela Portaria Ministerial n° 2.896/2004, o programa capacitou 15.203 técnicos no período de 2005 a 2012.

A adesão e o cadastramento on-line devem ser feitos no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), módulo PAR. Mais informações na página do programa na internet e no endereço eletrônico conselhoescolar@mec.gov.br.

MEC e InterCement realizam Oficina de Formação de Mobilizadores em Brumado (BA)

Postado por Blog da Mobilização

A InterCement e a Cimpor, empresas do grupo Camargo Corrêa, promovem, nos dias 20 e 21 de maio, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade de Brumado, na Bahia. Realizada em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a atividade de capacitação tem como objetivo orientar voluntários para a promoção de ações de incentivo à interação família-escola-comunidade no município baiano.

Além de funcionários da InterCement, estarão presentes na atividade representantes do Conselho Tutelar e Escolar, das secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Social, bem como lideranças comunitárias e religiosas, gestores escolares e pais de alunos.

Durante o evento, os participantes vão conhecer as orientações do PMSE e exemplos da sua implementação em diversas localidades. Serão também apresentados dados da Educação no Brasil e em Brumado e os fundamentos da interação família-escola-comunidade. Ao final da capacitação, os participantes vão elaborar Plano de Ação com base nas informações recebidas e levando em consideração a realidade educacional e social do município. As exposições da Oficina serão conduzidas pela integrante da equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Souza Carvalhal.

Serviço

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação em Brumado (BA)
Data: 20 e 21 de maio de 2013
Local: Universidade Aberta do Brasil – Av. Antônio Carlos Magalhães, s/n.
Horário: 8h às 18h

Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024

Autor: Ivana Barreto (Ncom Seduc)    Seduc realiza pagamento aos beneficiários não contemplados do Precatório do FUNDEF 2024 O pagamento ser...