quinta-feira, 23 de maio de 2013

Secretaria de Desenvolvimento de Ilhéus cria Balcão do Emprego

 Aula Inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
 Secretário titular da SDS na aula inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
 Vice-prefeito e secretário, Carlos Machado, na aula inaugural do Pronatec - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus
Fazer a intermediação entre empresas e profissionais é o objetivo do Programa Balcão do Emprego, que está em fase de elaboração pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS). A informação foi concedida pelo titular da pasta, Jamil Ocké, durante a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para turmas de 2013, que contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus e secretário Municipal da Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá).
O Balcão do Emprego servirá de banco de dados para empresários que queiram currículos de profissionais para comércio, indústria e também para a construção civil.  A aula inaugural do Pronatec ocorreu na tarde da quarta-feira, 22, no auditório principal do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Durante a solenidade, Carlos Machado destacou a importância do programa, considerando os investimentos que chegarão a Ilhéus. “Estamos nos preparando para receber vários investimentos, como a construção da ponte que fará a ligação zona sul-centro da cidade, o Núcleo do Sistema Baiano de Incubação, a requalificação da Central de Abastecimento do Malhado, junto com vários outros empreendimentos da iniciativa privada previstos para ser instalados no nosso município”, observou o vice-prefeito.
Cacá lembrou também a implantação do gasoduto Itabuna-Ilhéus, a duplicação Rodovia BR-415, no trecho entre Ilhéus-Itabuna, a Ferrovia Oeste Leste (Fiol) e o Porto Sul. “Estes empreendimentos estão em fase de implantação e vão gerar muitos empregos para os ilheenses e moradores de toda a região”, frisou.
Mais vagas – Segundo o coordenador do Pronatec, em Ilhéus, Christian Ricardo, devem ser geradas até o final do ano mais 1.500 vagas, em parceria com os municípios de Ilhéus e de Itabuna.
Jamil Ocké observou que os cursos de formação inicial e continuada e qualificação profissional são oportunidades para estudantes e pessoas que estão fora do mercado de trabalho se qualificarem. Conforme o secretário, as vagas direcionadas ao município estão de acordo com a realidade local.
Ilhéus foi contemplado com os cursos de Agente de Alimentação Escolar, Assistente de Planejamento e Controle de Produção, Assistente de Operação de Logística Portuária, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Auxiliar Administrativo, Camareira em Meios de Hospedagem, Fotógrafo, Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, Operador de Computador, Inglês Aplicado a Serviços Turísticos e Montador e Reparador de Computador. Alguns desses cursos irão abranger também o Pronatec Indígena, que atenderá a população de Olivença.
O programa, foi instituído pela Lei Federal 12.513/11, visa oferecer oito milhões de vagas, com prioridade para estudantes de ensino médio da rede pública, trabalhadores e beneficiários de programas federais além de incluir famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou que estão em situação de Seguro-Desemprego.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...