sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A contramão dos CAICs Ilhéus/Itabuna



Os CAICS - Centros de Atenção Integral à Criança foram trazidos para a região cacaueira através de programa financiado pelo governo federal em 1996, pelo então deputado federal Jabes de Sousa Ribeiro, construídos nas respectivas cidades de Itabuna e Ilhéus, os CAICs foram idealizados para atender as crianças em tempo integral na escola, porém alguns municípios os transformaram em escolas regulares, mudando sua forma original de atendimento, como foi o caso de Ilhéus e Itabuna, com uma diferença, o de Itabuna houve avanços e qualidade no ensino, transformou em escola regular, sem perder suas funções originais, já em Ilhéus verifica-se o contrário, alem de perder sua função original o CAIC foi abandonado, suas estruturas depreciadas e desqualificadas e seu quadro funcional e pedagógico parece ser um dos mais desgastados das gestões que ali passaram. Mostra disso são suas estruturas em ruínas, salas, refeitório, cozinha, câmera frigorifica, ginásio de esportes, auditório instalações elétricas etc.

Judicialmente o executivo municipal de Ilhéus foi obrigado a iniciar reforma no CAIC, valor estimado em 571 mil reais apartir de dezembro de 2011, mais pelo que parece a justiça foi ludibriada na execução da obra, pois não concluíram até então.
O pedagógico parece não encontrar os caminhos para manter o IDEB, que em 2009 era de 4.4 (meta 3.9 Inep/MEC) e caiu em 2011 para 4.3, menos 0,1 (2%) em relação a 2009, contudo alcançando a meta (4.3 proposta pelo Inep/MEC), mais longe do índice Brasil que é de 4.7. Seguem detalhes sobre a avaliação não oficial feita pela Meritt no portal do ideb, http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb a respeito do ideb do CAIC Ilhéus.
Classificação do Ideb do Centro de Atenção Integral a Criança e Adolescentes  
 AVALIAÇÂO:
Ideb 2011 4.3 = Fluxo 0.87 de cada 100 alunos, 13 não foram aprovados X Aprendizado 4.90 nota padronizada de português e matemática. http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb

ATENÇÃO
Cumpriu a meta No ritmo esperado para 2011, Caiu o Ideb, com tendência de queda, Ideb abaixo de 6 Valor abaixo da referência
Esta escola atingiu a meta para 2011 e teve queda do Ideb em relação a 2009, o que pode indicar uma tendência de queda. O Ideb também está abaixo do valor de referência.

O desafio é recuperar o crescimento e pode ser significativo.
Por isso uma análise criteriosa dos dados e o planejamento de intervenções pedagógicas serão necessários.
Alerta
As escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter à tendência de queda e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
Atenção
Basicamente são dois os perfis de escolas nesse nível:
  • Escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
  • Escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O primeiro grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são escolas com bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência). Porém, algo muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda do Ideb a ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar detalhadamente esses componentes buscando identificar em qual (is) ocorreu a queda, levantar as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a participação da Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e monitoramento. 
O segundo grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre 2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição (os) de 2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição. É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as causas dessa queda.
As que não cumpriram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e 2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007 e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse crescimento, a fim de mantê-los ou ampliar a força desses, visando atingir a meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento constante.
A outra possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação focado e objetivo.
Manter
A maioria das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo crescimento em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do Ideb a fim de identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias conseguidas anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um plano de ações focado nestes aspectos.
Excelente
As escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o de manterem-se nesse nível. 
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (indicador de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o aprendizado (proficiência) de seus alunos. Fonte: http://www.portalideb.com.br/escola/120892-centro-atencao-integral-a-crianca-adolescen/ideb
Diante do quadro acima, pode se analisar que há necessidade de uma intervenção na direção, administração, funcionários, docentes, e atenção especial por parte da secretaria de educação para que viabilizem um plano de ação, que demandarão de investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
“No olhar dos pais, O CAIC é ou pode ser considerado a melhor e maior estrutura escolar que o município de Ilhéus tem a oferecer aos seus alunos do ensino fundamental, basta que o olhe como uma instituição de excelência, para isso falta-lhe os investimentos necessários e o pedagógico de qualidade, escolhido tecnicamente, não politicamente.” Roberto Corsário. 

Abaixo fotos da realidade do CAIC Ilhéus.





 


























Fotos tiradas no em dez/2012
Vejamos o CAIC - Centro de Atenção Integral à Criança - Jorge Amado,  é uma escola com capacidade para atender mais de 1.500 estudantes. Foi inaugurado em 29 de setembro de 1996.
Seu projeto original nasceu de um programa financiado, na época, pelo Governo Federal. Possui 31 salas de aula. Atualmente, divide-se em duas partes principais: O Prédio Principal e o Anexo. No Prédio principal, oferecem-se todos os cursos do Ensino Fundamental organizados na modalidade Ciclos de Desenvolvimento Humano, e também as Oficinas da "Escola em Tempo Integral", financiada pelo Programa "Mais Educação" (manhã e tarde). Neste mesmo prédio, oferecem-se, no turno noturno, cursos específicos voltados para Educação de Jovens e Adultos, também em nível de Ensino Fundamental. No Anexo (também conhecido como Prédio de Cima), oferecem-se os cursos nas modalidades Creche (tempo integral, para crianças com idade entre dois e três anos) e Pré-Escola (para crianças com idade entre 4 e 5 anos, em turmas separadas nos turnos Matutino e Vespertino).
O CAIC Jorge Amado é, atualmente, uma das melhores escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública de Itabuna. Está vinculado à Rede Municipal de Educação. Possui quadra poliesportiva, auditório, anfiteatro, estúdio de rádio, através do qual se efetiva o Projeto "Nas Ondas do Intervalo: O Rádio na Escola" (Rádio CAIC), laboratórios de aprendizagem (Letramento e Matemática), laboratório de informática, lan-house, espaços para recreação, refeitório, sala de vídeo, duas cozinhas, uma área de serviço, Sala dos Professores, o Núcleo de Arte Educação, dois centros de Coordenação Pedagógica, o Laboratório Multifuncional Prof. Josué de Souza Brandão, especialmente equipado com computadores adaptados para estudantes com necessidades especiais, a Secretaria Escolar e a Biblioteca Valdelice Soares Pinheiro.
Dentro do CAIC, atua uma equipe composta pelo diretor, três vice-diretoras, cerca de 61 professores, 13 coordenadores pedagógicos e 38 funcionários, além de estagiários, monitores de ensino e voluntários diversos.

Os números do CAIC são grandes. E o empenho e o esforço também. Tudo o que se realiza dentro da escola tem como princípio fundamental a excelência na qualidade de ensino.
Algumas informações básicas sobre o CAIC Jorge Amado - Ano base: 2012.
Nº DE SALAS DE AULA: 31
Nº TOTAL DE ALUNOS: 1420
Nº DE SUPORTE PEDAGÓGICO: 13
Nº TOTAL DE PROFESSORES: 61
Fotos do CAIC Itabuna Fonte: http://caic-itabuna.blogspot.com.br/











 
Ideb e seus componentes: fluxo e aprendizado
Ideb 2011 4.1= Fluxo 0.91 de cada 100 alunos, 9 não foram aprovados X Aprendizado 4.48 nota padronizada de português e matemática

ATENÇÃO

Abaixo da meta 7% abaixo da meta de 4.4 em 2011 Cresceu o Ideb 11% cresceu 0.4 pontos percentuais em 2011

Não cumpriu a meta, Não alcançou o esperado para 2011, Cresceu o Ideb, com tendência de crescimento, Ideb abaixo de 6, Valor abaixo da referência, Esta escola não atingiu a meta para 2011, porém apresentou crescimento do Ideb em relação a 2009.

O desafio é ampliar o crescimento do Ideb para ultrapassar a meta de 2011 e cumprir a meta de 2013.

Para isso é importante analisar detalhadamente os dados e definir um plano de intervenções pedagógicas.

Classificação do Ideb

 http://www.portalideb.com.br/escola/125327-centro-de-atencao-integral-a-crianca-jorge-amado/ideb

Alerta
As escolas nesta categoria possuem um duplo desafio: reverter à tendência de queda e alcançar as metas dos anos seguintes. Estas escolas demandarão da Secretaria de Educação um investimento diferenciado em recursos humanos e infraestrutura. É preciso analisar o valor e a variação dos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificar junto com a comunidade escolar os fatores responsáveis, definir e implementar urgentemente um conjunto robusto de ações e ter o monitoramento permanente das taxas de evasão, reprovação e o aprendizado dos alunos.
Atenção
Basicamente são dois os perfis de escolas nesse nível:
  • escolas com decréscimo no Ideb e que não cumpriram a meta 2011, mas que possuem Ideb igual ou maior que 6;
  • Escolas com decréscimo no Ideb ou que não atingiram a meta e que tenham ou não o Ideb maior que 6.
O primeiro grupo, que atingiu um Ideb igual ou superior a 6, geralmente são escolas com bons valores para os componentes do Ideb (fluxo e proficiência). Porém, algo muito relevante ocorreu entre 2009 e 2011, pois levou a uma queda do Ideb a ponto de comprometer o cumprimento da meta. É preciso analisar detalhadamente esses componentes buscando identificar em qual(is) ocorreu a queda, levantar as causas e movimentar a comunidade escolar para que com a participação da Secretaria de Educação seja definido um plano de ação e monitoramento. 
O segundo grupo do nível atenção são escolas que tiveram a queda no valor do Ideb entre 2009 e 2011 ou não cumpriram a meta de 2011.
Nesse grupo há possibilidade para duas situações: decréscimo do Ideb e cumprimento da meta, ou crescimento do Ideb e não cumprimento da meta.
As que tiveram decréscimo e conseguiram atingir suas metas, estão nesta situação porque obtiveram crescimento(s) muito elevado(s) na(s) edição(ões) de 2007 ou de 2009, gerando um crédito, que certamente foi consumido nesta edição. É preciso analisar a variação nos componentes do Ideb (fluxo e proficiência), identificando os valores com quedas bruscas e levantando hipóteses sobre as causas dessa queda.
As que não cumpriram a meta, mesmo com crescimento do Ideb entre 2009 e 2011, estão nesta condição porque tiveram uma queda expressiva do Ideb em 2007 e/ou 2009 gerando um alto déficit. A escola deve analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) buscando identificar onde conseguiram reverter a queda (e por isso o crescimento) e elencar os aspectos responsáveis por esse crescimento, a fim de mantê-los ou ampliar a força desses, visando atingir a meta de 2013. A ação sobre esses aspectos deverá ser objeto de monitoramento constante.
A outra possibilidade é que a escola não teve queda expressiva em 2007 e/ou 2009. Porém o crescimento para 2011 foi pequeno, a ponto de comprometer o cumprimento da meta. A escola deverá analisar os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) e identificar as causas desse baixo crescimento a fim de definir um plano de ação focado e objetivo.
Manter
A maioria das escolas desta categoria apresentou crescimento de 2009 para 2011 em ritmo tal que possibilitou o cumprimento ou superação da meta 2011. É importante a escola avaliar minuciosamente os componentes do Ideb (fluxo e proficiência) a fim de identificar onde estão obtendo crescimento e onde pode estar ocorrendo quedas. Um plano de ação deverá ser construído reforçando o que está bom e ajustando alguns aspectos mais vulneráveis. É interessante a escola definir as suas metas visando atingir o valor 6 de Ideb.
É possível que neste grupo estejam escolas que tiveram pequeno crescimento e que atingiram a meta porque contaram com um expressivo crescimento em 2007 ou 2009. Essas escolas devem analisar os componentes do Ideb a fim de identificar onde houve redução ou queda no ritmo de melhorias conseguidas anteriormente e levantar as causas dessa variação para definir um plano de ações focado nestes aspectos.

Excelente
As escolas nesta categoria atingiram uma elevada qualidade e devem ser uma referência para outras escolas. Estas escolas possuem um grande desafio que é o de manterem-se nesse nível. 
Provavelmente, as taxas de aprovação estão próximas ao máximo (indicador de rendimento próximo a 1,0). Para continuarem tendo crescimento no Ideb (e manterem-se nessa categoria) deverão manter o fluxo e crescer continuamente o aprendizado (proficiência) de seus alunos. Fonte: http://www.portalideb.com.br/escola/125327-centro-de-atencao-integral-a-crianca-jorge-amado/ideb

Observações  
O CAIC de Ilhéus penaliza pelo seu estado estrutural e talvez negligencie seu pedagógico, seu resultado em 2009 do seu IDEB de 4.4 (meta 3.9 Inep/MEC) e caiu em 2011 para 4.3, menos 0,1 (2%), contudo alcançando a meta (4.3 propostas pelo Inep/MEC). 
O CAIC de Itabuna conserva sua estrutura, incentiva e qualifica sua equipe, Ideb de 2009 3.7 (meta 4.0 Inep/MEC) Ideb 2011 4.1 (meta 4.4Inep/MEC). Abaixo da meta 7% abaixo da meta de 4.4 em 2011 Cresceu o Ideb 11% cresceu 0.4 pontos percentuais em 2011 em relação ao Ideb 2009.

Essa matéria foi desenvolvida para que gestores, direções escolares, professores, pais de alunos, imprensa e a quem interessar possa, avaliar duas realidades distintas com resultados parecidos, ou talvez ambos precisando de intervenções urgentes.

Roberto Corsário é mobilizador pela educação de qualidade no município de Ilhéus- Comitê Ilhéus e pai de aluno do CAIC Ilhéus.

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