terça-feira, 7 de agosto de 2012

1.144 candidatos, 24 já tiveram os registros impugnados

Pelo menos 24 candidaturas foram impugnadas até o momento, entre os 1.144 candidatos no Estado da Bahia. O levantamento, feito pelo jornal Tribuna, apontou que em uma semana, mais de 15 concorrentes da majoritária entraram na lista daqueles que correm o risco de não serem empossados, caso ganhem nas urnas.
Os resultados, embora não impeçam os postulantes de permanecerem em campanha, o movimenta o cenário eleitoral de alguns municípios baianos.
Entre os casos inusitados citados pelo Tribuna, está o da cidade de Camamu, a 188 km de Salvador. O juiz da 78ª Zona Eleitoral, João Paulo Guimarães Neto, impugnou quatro das cinco candidaturas à prefeitura do município. Lá, entre os que não foram liberados para concorrer estão Ioná Queiroz (PT), Amério José da Silva (PSD), José Raimundo AssunçãoSantos (PP) e Idalina Rocha de Miranda (DEM). O único pedido deferido na cidade foi o de Francisco Vasconcelos (PMDB).
Entraram na relação dos indeferidos candidatos de Barro Preto, Itacaré, Buararema, Esplanada, Terra Nova, Ipirá, Conde, Santo Antônio de Jesus, Floresta Azul e Camaçari. Em Barro Preto, estão na lista o atual prefeito Adriano Clementino (PMDB) e o ex-prefeito José Bomfim dos Santos (PDT).
Já em Itacaré, o ex-prefeito Jarbas Barbosa (PSB), teve o registro indeferido. Além dele, o candidato José Alves Sobrinho dos Reis (PHS), também foi apontado.Em Buerarema, o ex-prefeito Orlando Filho (PRTB), também foi citado por contas rejeitadas no pleito de 2000 a 2004. Pela mesma razão, o candidato José Aldemir da Cruz (PRB) foi impedido de disputar em Esplanada.
E não para por aí. Ainda foram impugnados: o prefeito de Terra Nova, Francisco Hélio de Souza (PMDB), Álvaro Veloso Bessa, de Santo Antônio de Jesus. Em Ipirá, a impugnação ficou com o ex-prefeito Antônio João Colonezzi Oliveira (PP), e, em Floresta Azul, depois da candidata Sandra Cardoso Marcelino (DEM) ter sido impugnada, o ex-prefeito Carlos Amilton de Oliveira Santos (PSB) também foi listado.
Em Camaçari, Terea Giffoni (PSDB) entrou na lista, juntamnete com a cabdidata a vice Iaraci Dias e toda a chapa de candidatos a vereador. Em Conde, Paulo Alemeida de Oliveira (PSD), está impedido de concorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...