segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Força Carmelita!


* Elias Reis, em 13 de agosto de 2012.
    À noite em meu quarto olho as estrelas e não encontro o brilho de outrora. Tento dormir e não consigo. Meus pensamentos voam tentando achar uma explicação e não consigo encontrar. A angústia sufoca o meu coração. Lágrimas rolam e não conseguem aliviar o peso da minha alma. A dor é forte demais e a vontade de desistir persiste. Porém, podemos e devemos continuar. Sim, em muitos momentos da vida, alguém especial tem que partir antes de nós”. (Carvalho, S).
    Soube com pesar do falecimento da genitora da companheira encontrista e também candidata a prefeita de Ilhéus (PT), Professora Carmelita. Lembrei-me das nossas palestras e caminhadas em paróquias e movimentos eclesiais. Comecei a folhear alguns livros buscando uma explicação para a morte. Inútil peleja. Lembro-me da nossa última palestra, juntos, quando na oportunidade na Paróquia São Jorge, Professora Carmelita abordou o tema “o dom da vida”. Enquanto fui designado a falar sobre a história de vida e morte de todos os bispos da diocese de Ilhéus, que antecederam o atual, Dom Mauro Montagnoli. Vida e morte se completam. Estão interligados. Não há o que contestar. Só compreender!
    Força Carmelita! A dor, o sofrimento, a morte são fatos do cotidiano, inerentes à condição humana. A existência é marcada pela contingência; é passageira e relativa. Percebemos que os seres começam a existir e deixam de existir; existem, mas na sua existência não dependem de si mesmos. A vida sofre um decurso natural, diante do qual nos sentimos impotentes. A vida não é plena nem permanente, não é suficiente em si; é cheia de limitações. (D. Josef, K).
    Força Carmelita! A perda de um parente próximo, principalmente de uma mãe, é algo que nos deixa impaciente, inconsolável. Pois, nunca é algo programado, preparado. É sempre inesperado, um momento que nos atormenta, que nos aflige, difícil de tolerar, de suportar a dor. (Overbeck C).
    Força Carmelita! A despedida de sua querida mamãe marca uma dolorosa partida. E, Deus não quer que busquemos tantas justificativas para o sofrimento, quer apenas que o aceitemos, confiando no seu amor de Pai.
    Força Carmelita! As tentações que vos acometem terão medidas humanas. Deus é fiel; não permitirá que sejais tentadas acima das vossas forças. Sejais forte. Sua querida mamãe parte na alegria dos filhos, familiares e amigos. E na paz, é conduzida para a glória.
    Força Carmelita! O que a vida nos prega só resta compreender e nos resignar. Sê paciente... Confia no Senhor, ele te ajudará. Deus lhe dará a graça de compreender este momento de sofrimento, que é mais um dom gratuito do Pai.
    Força Carmelita! Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. O Deus que nos consola em todas as nossas dificuldades e limitações.
    “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16).

    *Elias Reis é Articulista, Discente em Direito da Faculdade de Ilhéus e
  Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...