quarta-feira, 11 de março de 2015

Escola rural promove degustação e venda de alimentos no centro de Ilhéus


Projeto interdisciplinar trabalha com a agricultura familiar
Geleias, compotas, bolos, sucos, frutas da região, mingau e tapioca foram alguns dos itens que puderam ser degustados e comprados durante exposição de materiais de subsistência familiar produzidos por pais e alunos da Escola Nucleada do Japú, nesta terça-feira, 10, na Rua Prado Valadares, centro de Ilhéus. A ação foi resultado do projeto interdisciplinar intitulado Agricultura Familiar – Plantando e Colhendo Saberes, desenvolvido desde o ano passado, com o objetivo de levar o conhecimento por meio da realidade em que os alunos estão inseridos.
 “Exploramos tudo o que as crianças têm no entorno e em suas casas. Por exemplo, se o pai de uma criança planta bananas, o chamamos para ir até a escola falar sobre o processo do plantio e colheita, difundindo esse conhecimento”, explica a diretora Kaliane Soares. De acordo com a professora Detânia Soares, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar um rancho próximo, onde puderam absorver inspirações para desenvolver atividades artísticas como música, artesanato e pintura com materiais recicláveis e literatura de cordel. O projeto englobou ainda a confecção de livro de receitas, álbuns de fotos e cadernos de registros e atividades, tudo sobre a agricultura.
 Enquanto ajudavam pais e professores na venda de produtos como flores e doces, as crianças se empolgavam com o resultado das atividades. A pequena Ana Clara Costa, 9 anos, reconheceu o valor desse aprendizado. “Aprendi a plantar e também a fazer releitura das imagens e pintar quadros. Esse projeto é importante para a agricultura familiar”, resume ela, cujos pais plantam cacau, mandioca e banana.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...