quinta-feira, 21 de maio de 2015

Google I/O Extended Ilhéus 2015

Instituto Nossa Ilhéus

Nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015, no Auditório Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus sediará a maior conferência tecnológica do Sul da Bahia: Google I/O Extended 2015.

 
Google I/O Extended é um evento anual de tecnologia que acontece na sede do Google na Califórnia e simultaneamente, no ano passado, aconteceu em mais de 600 lugares em 90 países do mundo todo. Está em sua 7° edição para desenvolvedores, e pela primeira vez, o Google I/O Extended acontecerá na Bahia.  O evento é gratuito e o objetivo é fomentar o empreendedorismo digital, a economia criativa e a inovação tecnológica no Território Litoral Sul da Bahia. Buscamos promover o ativismo digital, o engajamento e a colaboração, visando a disseminação desses valores em nossa região.

Quando e onde?

O Google I/O Extended Ilhéus 2015 acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015, no Auditório Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz. Campus Soane Nazaré de Andrade, bairro Salobrinho, no Km 16, BR-415.

Quem pode participar?

O público alvo são os profissionais e estudantes das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de empresas, empreendedores, profissionais liberais de todas as áreas, Startups e incubadoras da área de Tecnologia. O primeiro dia do evento é bastante inclusivo e visionário para o público em geral. Com oficinas de noções básicas de programação e expertises para desenvolvermos empreendedorismo digital. Já iniciados, os geeks, nerds e apaixonados por tecnologia e comunicação se deliciarão com a programação do segundo e terceiro dia, como oficinas, palestras e transmissões mais específicas e a dedicação à Hackaton. Além do “Tech Demo”, um espaço de exposição tecnológica local e projetos bem sucedidos no mercado internacional. Ou seja, você é nosso público!

Como me inscrever?
O evento é gratuito! Para melhor recepcioná-los, é necessária realização da inscrição. Acesse o linkhttp://nossailheus.org.br/googleextended/ e preencha um pequeno formulário. Logo após, você receberá em seu e-mail a confirmação e credencial do evento, lembrando que deverá ser levada impressa, para ter acesso, pois sua presença será computada pelo QR Code. Inscreva-se já!

E a programação?

1° dia – 27/05:
08:30 | Auditório Paulo Souto – Cheking
09:00 | Auditório Paulo Souto – Abertura
09:50 | Auditório Paulo Souto – Palestra SEBRAE
10:50 | Auditório Paulo Souto – CEPEDI: Lei do Bem
11:50 | Auditório Paulo Souto – Intervenção cultural
12:10 | Pausa para o Almoço
14:00 | Auditório Paulo Souto – Lançamento da Hackaton
14:30 | Laboratório 1 – Curso Codecademy
Laboratório 2 – Curso Codecademy
Laboratório 3 – Curso Codecademy
Sala 4 – DCAC: Como abrir seu negócio Digital
Sala 5 – SEBRAE: Facebook e Instagram como estratégia de marketing para MPEs
Sala 6 – SEBRAE: Redes sociais e oportunidades de negócio
Sala 7 – SEBRAE: Como potencializar seu negócio por meio do e-commerce
Sala 8 – SEBRAE: Branding – Como fazer a gestão da marca com aplicação das novas tecnologias
16:00 | Laboratório 1 – Hackaton
Laboratório 2 – Hackaton
Laboratório 3 – Hackaton
16:15 | Oficinas das Empresas Juniores da UESC
Sala 1 – Empresa Júnior: Cia Jr
Sala 2 – Empresa Júnior: Life Jr
Sala 3 – Empresa Júnior: LEA Jr
Sala 4 – Empresa Júnior: Tecno Jr
Sala 5 – Empresa Júnior: Optimus Jr
18:00 | Pausa para o Jantar
19:00 | Auditório de Direito: SEBRAE: Aplicando Canvas em seu negócio

2° dia – 28/05:
08:30 | Auditório Paulo Souto – Intervenção Cultural
09:00 | Auditório Paulo Souto – GLOBO.COM: Cezar Espinola – Linguagem Go
10:00 | Auditório Paulo Souto – SEBRAE: Design Thinking
11:00 | Auditório Paulo Souto – Paco Ragageles
12:00 | Pausa para o Almoço
13:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended* + Painel**
13:00 | Laboratório 1 – Hackaton
Laboratório 2 – Hackaton
Laboratório 3 – Hackaton
18:00 | Pausa para o Jantar
19:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended + Painel
19:00 | Laboratório 1 – Hackatona
Laboratório 2 – Hackatona
Laboratório 3 – Hackatona

3° dia – 29/05:
08:30 | Auditório Paulo Souto – PAINEL com os Aplicativos: Vaso Sanguíneo, Siga Lei e Colab.re.
10:30 | Auditório Paulo Souto – PAINEL com MOVPAK, MetaMáquina e Drones
12:30 | Pausa para o almoço
13:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended
13:00 | Laboratório 1 – Hackatona
Laboratório 2 – Hackatona
Laboratório 3 – Hackatona
16:00 | Auditório Paulo Souto – Encerramento e Premiação da Hackatona
18:00 | Pausa para o jantar
19:00 | Auditório Paulo Souto – Transmissão Google I/O Extended Califórnia
20:30 | Auditório Paulo Souto –
Encerramento e Agradecimentos

* Transmissões com tradução simultânea por alunos do LEA – Letras Estrangeiras Aplicadas
** Os temas do painel são definidos conforme programação disponibilizada pela Google


Quem está organizando Google I/O Extended Ilhéus 2015?

O Google I/O Extended Ilhéus 2015 foi idealizado pelo empreendedor digital Frank Farias. O Instituto Nossa Ilhéus, o SEBRAE e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizam o evento com o apoio do IFBA, Convention Bureau, Hotel Aldeia da Praia, Rotary Clube Bahia, CEPEDI, Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Oxy Aceleradora, Casilhero, Ruy Penalva, Pontal Alto, MetaMáquina, Instituto Arapyaú, Google Brasil, MovPak, e Campus Party.

Como ser monitor?

Alô, comunicadores! Vocês podem fazer parte da equipe de monitores do Google I/O Extended Ilhéus 2015. Cadastre-se pelo link http://nossailheus.org.br/googleextended/. As vagas são para as áreas de fotografia, vídeo e assessoria de impressa. Os monitores receberão refeição, camisas do evento e certificado de 40 horas.

Certificados e carga horária?

Todas as oficinas e palestras do Google I/O Extended de Ilhéus 2015 terão certificados contabilizadas em carga horária de 20 horas para participantes e 40 horas para monitores do evento.

Hospedagem e entretenimento?

Temos o hotel oficial do evento, Hotel Aldeia da Praia, com valores especiais para participantes do Google I/O Extended Ilhéus 2015. Diárias divididas em até 6x no cartão. E mais, estudantes e palestrantes tem acesso especial ao Music Bar Mar Aberto. Outro grande parceiro do evento é o Convention Bureau, uma organização de instituições que promovem o turismo.

E a alimentação?

As pausas para alimentação previstas na programação são por conta dos participantes. A própria UESC dispõe de cantinas com preços muito acessíveis e cardápio variado e ainda o restaurante universitário. Além disso, teremos na área externa ao Auditório Paulo Souto, criativos do Pontal e Hernani Sá ofertando seus produtos.


Por dentro das Oficinas e Palestrantes:

SEBRAE: O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) acreditando no potencial do empreendedorismo digital, na economia criativa e inovação tecnológica do Território Litoral Sul da Bahia, em conjunto com outros parceiros, realiza o Google I/O Extended Ilhéus 2015. No evento, o SEBRAE ministrará as seguintes palestras: “Facebook e Instagram como estratégia de marketing para MPEs”; “Redes sociais e oportunidades de negócio”; “Como potencializar seu negócio por meio do e-commerce”; “Branding – Como fazer a gestão da marca com aplicação das novas tecnologias”; “Aplicando Canvas em seu negócio” e “Design Thinking”. Confira na programação os dias e horários de cada oficina/palestra.
DCAC- UESC: O Departamento de Administração e Ciências Contábeis da UESC ministrará a oficina “Como abrir seu negócio Digital”. Um tema atual, que ajudará no empreendedorismo da região. Confira na programação o dia e horário da oficina.
Oficinas das Empresas Juniores da UESC: Cia Jr; Life Jr; LEA Jr; Tecno Jr; Optimus Jr: A Universidade Estadual de Santa Cruz é uma referência na formação profissional da região, por isso mesmo, os jovens universitários já exercitam suas habilidades em gestão nas Empresas Juniores da universidade. Através das palestras conheça as produções de cada empresa Júnior. Confira na programação o dia e os horários de cada oficina.
Curso CodAcademy: Essa oficina tem caráter introdutório ao universo da programação. São noções básicas e de codificação em linguagens como jQuery, Javascript, Python, Ruby, PHP, bem como as linguagens de marcação, incluindo HTML e CSS.  Habilitando que profissionais e amadores participem da Hackathon Cidadã Ilhéus.
“Linguagem Go” por Cezar Espinola: A linguagem Go é relativamente recente, foi divulgada ao público em Novembro de 2009 e desde então seu uso vem crescendo em diversos cenários. A linguagem, desenvolvida pelo Google, tem entre seus idealizadores Ken Thompson (criador do Unix) e Rob Pike (Plan 9 e Unix). O Go é uma linguagem compilada diretamente para código nativo, e incorpora funcionalidades modernas ao mesmo tempo em que foca em ter poucos conceitos, ser simples e não ambígua. Ela possui tipagem estática, um garbage collector e possui primitivos de concorrência nativos: goroutines (processos leves), channels e select.
Essa palestra irá falar sobre o funcionamento da linguagem, suas principais funcionalidades, e algumas das ferramentas disponíveis em seu ecossistema. Cezar Sá Espinola é ilheense. Um apaixonado desenvolvedor de software, ficção científica e trabalha com linguagem go diariamente no GLOBO.COM. A oficina será realizada no dia 28, ás 9h.
Hangout com Paco Ragageles: Paco é presidente da Futura Networks e co-fundador dos maiores eventos de tecnologia do mundo, as Campus Party. No dia 28, ás 11h, teremos a participação dele via Hangout num bate-papo interativo sobre tecnologias e empreendedorismo digital.
Aplicativo Vaso Sanguíneo: Os doutorandos em mecatrônica da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Rafael Lopes e Galdir Reges desenvolveram um dispositivo que permite a visualização dos vasos sanguíneos antes da perfuração. O invento, composto por celular com câmera, um aplicativo de tratamento de imagens, spot e filtro de luz infravermelha, está em fase de aperfeiçoamento, mas já rendeu o primeiro lugar no concurso “Ideias Inovadoras 2013″, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). No dia 29, ás 08h30, eles estão no Google I/O Extended Ilhéus 2015.
Aplicativo Siga Lei: Em sua primeira versão, o aplicativo SigaLei permite ao cidadão buscar e acompanhar os projetos de lei que estão em discussão no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, sendo notificado em seu celular toda vez que há uma atualização nos projetos de seu interesse. Além do acompanhamento de leis, o aplicativo também fornece estatísticas relevantes sobre as atividades do legislativo, como a quantidade de leis apresentadas por ano e a proporção entre os projetos de leis que estão em tramitação e os que de fato viraram leis. Danilo Oliveira é o idealizador e fundador do SigaLei e estará no painel do dia 29, ás 08h30 no Google I/O Extended de Ilhéus  2015. 
Aplicativo Colab.re.: Colab, criado no começo de 2013, é um aplicativo brasileiro que tem como objetivo facilitar a comunicação entre a população e os governos municipais, incentivando melhorias nas cidades brasileiras. Nele, os usuários podem fiscalizar a sua cidade, publicando problemas do espaço urbano ou ainda propor melhorias. O serviço, eleito pela News Cities Foundation como melhor aplicativo urbano do mundo, foi fundado por cinco jovens empreendedores pernambucanos – Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vítor Guedes. O Colab estará no painel do dia 29, ás 08h30 no Google I/O Extended de Ilhéus 2015.
 MetaMáquina: A Metamáquina é a primeira fabricante de impressoras 3D de hardware e software aberto do país. Além das vendas de máquinas, trabalham com educação em tecnologias, prestação de serviços e projetos de desenvolvimento de aplicações para marketing. Metamáquina estará no Google I/O Extended Ilhéus 2015, será apresentada pelo Guilherme Vaz, dia 29 ás 10h30.
Movpak: O Movpak é a primeira mochila transporte elétrico do mundo, uma solução inovadora para melhorar a mobilidade urbana. O Movpak é o primeiro veículo-mochila-elétrico do mundo capaz de alcançar 30km/h com uma autonomia de até 20 km por carga e zero emissão de CO2. E o melhor o consumo é de R$0,06 a cada 100 km! O Movpak estará no Google I/O Extended Ilhéus 2015, será apresentada pelo Ivo Henrique Machado, dia 29 ás 10h30.

Redes sociais e aplicativos?

Curta a fanpage do Instituto Nossa Ilhéus, acompanhe o evento:

Poste, compartilhe, Use as hashtags: 
2015 Instituto Nossa Ilhéus, Alguns direitos reservados.
Lista de e-mails da Imprensa Regional

Nosso endereço é:
Instituto Nossa Ilhéus
Rua Eustáquio Bastos, 126, Sala 803, Centro
IlheusOH 45653-020
Brazil

Add us to your address book

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...