quinta-feira, 21 de maio de 2015

Moradores comemoram reforma da Praça São João Batista, em Ilhéus





Programação inclui missa campal, assinatura das permissões de uso dos quiosques, aula de zumba, torneio de futsal e feira
 A comunidade do bairro do Pontal realiza, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, uma série de eventos em comemoração pela reforma da Praça São João Batista, promovida através do Programa Adoção de Praças. Segundo José Resende Mendonça, morador local, historiador e integrante do projeto Pontal Criativo, haverá missa campal em ação de graças, nesta sexta-feira, 22 de maio, às 19 horas, feira de artesanato, torneio de futsal, além da realização de shows musicais.
A obra foi executada pela construtora André Guimarães, através do programa municipal Adote uma Praça. A missa campal será presidida pelo padre Joelson, que plantará uma muda de Pau-Brasil no espaço. Logo após a celebração, a comunidade e o prefeito Jabes Ribeiro colocarão as placas comemorativas de inauguração. Ribeiro assinará, na mesma noite, os termos de permissão de uso para os comerciantes que vão ocupar os quiosques existentes.
 Por decisão dos moradores, esses boxes receberão nomes de antigos mestres de saveiros e de calão que moravam no Pontal. Serão homenageados os mestres Roxinho, Sílvio Brandão, Ciló, Waldez e Arthur. Da mesma forma, o espaço gastronômico, em que estão os quiosques, será chamado de Laudelino Rezende Mendonça, antigo comerciante, e um dos primeiros ilheenses a propor a arborização da cidade. Waldeck Silva, ex-jogador de futebol amador e ex-servidor público, conhecido como China, emprestará seu nome à quadra poliesportiva da Praça, que também passou por reforma.
 Programação - No sábado, 23, a programação começa logo cedo. Às 07h, haverá aula de zumba, dança ao som de ritmos latinos que auxilia na perda de calorias. Após os exercícios, começa o torneio de futsal, que será disputado por times formados por moradores de diferentes bairros da cidade.
De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia, entre os dias 22 e 24, o Pontal Criativo vai ocupar a praça, sempre a partir das 17h, com uma feira composta por expositores locais, que produzem e vendem artesanatos e alimentos. Nesse mesmo período, haverá apresentações musicais.
Conselho – No início desse mês, numa reunião realizada na própria Praça São João Batista, os moradores decidiram criar um conselho comunitário que terá como finalidade zelar pela manutenção do equipamento.
Boxes – Após reunião realizada entre o movimento Pontal Criativo e o prefeito Jabes Ribeiro, ficou definido que dos seis boxes existentes, quatro seriam cedidos aos comerciantes que já atuavam na praça antes da reforma. Um foi destinado ao Movimento, que decidiu, em comum acordo com os moradores presentes à reunião, ceder a um vendedor ambulante que já atua nas proximidades da praça. O sexto boxe servirá de depósito e manutenção do equipamento. 
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...