prefeita josefina Castro na abertura da jornada(foto Andre Oliveira)
Município com o maior número, proporcionalmente, de
estudantes matriculados nas faculdades regionais, Coaraci deu início nesta quarta-feira
(21), a sua Jornada Pedagógica. E pôde comemorar resultados obtidos nos últimos
quatro anos. As metas do IDEB previstas para 2017 já foram alcançadas em
algumas escolas da rede municipal. Na média, o Índice de Desenvolvimento do
Ensino Básico (IDEB), foi ampliado de 1,9 para 3,2 nos últimos quatro anos.
Este ano,
mais de 150 estudantes ingressaram no ensino superior aprovados em vestibulares
nas faculdades da região, Salvador e outros estados. Coaraci é o município com
o maior número de estudantes no ensino superior e, proporcionalmente, supera
Ilhéus e Itabuna.
O resultado é fruto de investimento do município.
Coaraci disponibiliza nove linhas de ônibus gratuitamente para estudantes
buscarem o tão sonhado diploma de ensino superior. O município investe no corpo
docente. Os educadores do município recebem incentivo financeiro para cursos de
graduação e pós-graduação.
Em duas edições - 2011 e 2012 -, o Exame Nacional
do Ensino Médio (Enem) foi realizado em Coaraci, resultado da luta da prefeita,
professora Josefina Castro. A articulação da prefeita beneficiou, além de Coaraci,
os estudantes de Almadina e Itapitanga.
Na base
O trabalho da educação em Coaraci tem início na
base. A prefeitura desenvolve o Programa “Mais Educação”. Nele são
desenvolvidas atividades nos dois turnos. No contraturno, alunos recebem
almoço, lanche e atividades complementares nas áreas de esporte e cultura.
A secretaria da Educação, Rosilene Vila Nova,
ressalta o papel da prefeita. “Educação é prioridade, uma questão de vontade e
de compreensão do papel de educar”, diz.
Em seu pronunciamento na
jornada, a prefeita ressaltou o papel do educador e do ser humano. “O homem é
único animal que precisa ser educado”, disse. A constatação do pensador alemão
Emanuel Kant se aplica em Coaraci em investimentos.
A prefeita também
compreende a família como instituição parceira na arte de educar. Para ela, as
relações interpessoais são ponto mais forte no ato de educar. “O educador que
mais marca é que melhor se relaciona”. Josefina diz que ideologicamente para o
educador o partido mais forte é a promoção do sujeito.
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