domingo, 16 de novembro de 2008

BAIANÃO 2009 - VAI SER DECIDIDO NO MATA-MATA

Veja qui a Formula de Disputa do Baianão 2009

A fórmula para as próximas duas edições do Campeonato Baiano de Futebol foi definida nesta quarta-feira na sede da Federação Baiana de Futebol (FBF) em reunião com os representantes dos clubes e da federação. O campeonato de 2009 começará no dia 18 de janeiro e tem como novidade a volta da decisão do título no sistema de mata-mata. Nas duas últimas edições, a competição foi decidida em quadrangular final no sistema de pontos corridos.
Bahia, Ipitanga e Vitória optaram pela forma de disputa nº 1, onde seriam dois grupos com seis equipes cada. Ao final se classificariam quatro clubes em cada grupo, as equipes que tivessem o pior desempenho em cada grupo seriam rebaixadas. Nessa formula cada equipe disputaria 22 jogos.
Os demais clubes com direito a voto decidiram pela proposta de disputa nº 2. Por ter obtido a maioria dos votos, essa foi a fórmula aprovada. Nesta proposta existe apenas um grupo em que as 12 equipes se enfrentam em partidas de ida e volta e que classifica os quatro primeiros às semifinais, (1º x 4º e 2º x 3º) em jogos de ida e volta que decidirão os dois finalistas. Cada equipe disputará no mínimo 22 e no máximo 26 jogos.As associações campeã e vice-campeã do Campeonato Baiano de 2009 terão acesso à Copa do Brasil de 2010.
As finais do Baianão estão marcadas para os dias 26 de abril e três de maio. O clube de pior desempenho na fase classificatória será automaticamente rebaixado para o Campeonato Baiano de Futebol da 2ª Divisão 2010, dando lugar ao campeão Baianinho 2009.As partidas serão realizadas aos domingos, às 16h, e as partidas no meio da semana (quartas e quintas) acontecerão às 20h30. Neste ano, os jogos aos domingos foram realizados às 15h por exigência da rede de televisão que comprou os direitos das partidas, gerando muita reclamação por parte dos clubes. Ficou decidido também que o valor mínimo do ingresso será de R$ 10.
Dentre outros assuntos abordados, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, informou que os laudos técnicos de capacidade, segurança e higiene dos estádios que sediarão os jogos deverão ser protocolados na FBF impreterivelmente até 12 de dezembro, após as vistorias pelos órgãos responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...