sexta-feira, 21 de novembro de 2008

GOVERNO DO ESTADO FAZ DOAÇÃO ATRAVÉS DO PROGRAMA MATA VERDE

Biofábrica fornecerá 53 milhões
de mudas para o PAC do Cacau


O PAC do cacau que prever investimentos de 2.3 bilhões de reais na economia cacaueira baiana contará com 53 milhões de mudas produzidas nas unidades do Instituto Biofábrica de Cacau. Elas serão doadas pelo Governo do Estado através do Programa Mata Verde desenvolvido pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria de Agricultura da Bahia. O programa vai beneficiar 35 mil famílias de pequenos agricultores familiares em 120 municípios baianos.

Esta é a segunda etapa do programa, na primeira, foram entregues 1.3 milhão de mudas em 48 municípios com um total de 4.5 mil agricultores familiares e assentados beneficiados. De todo o alimento consumido na mesa dos brasileiros cerca de 65% vem da agricultura familiar. "O governo Wagner resgata uma dívida social com os pequenos produtores", ressalta o Diretor-Geral da Biofábrica Moacir Smith Lima. Ele diz que o Governo do Estado demonstra enorme sensibilidade com os pequenos produtores familiares e também com os moradores das cidades "é um olhar no futuro", diz.

Na história da Biofábrica é a primeira vez que um governo estadual distribui em grande escala mudas gratuitamente. Para o Diretor-Geral da Biofábrica ao contribuir para fixar o homem no campo ajuda a evitar o nascimento de cinturões de miséria nas cidades. O governo do estado está investindo R$ 55 milhões de reais no programa. Somente de banana resistente a pragas serão distribuídas 8 milhões de mudas e ainda fruteiras de alta produtividade a exemplo de abacaxi, açaí, cacau, cajá, cupuaçu, goiaba, graviola, jenipapo, maracujá, abacaxi e pinha.

Dia de Campo

Na terça-feira dia 25 a Biofábrica promove um dia campo. Serão convidadas lideranças de movimentos sociais, imprensa e integrantes da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). O dia de campo acontece na unidade de produção de Banco do Pedro, distrito de Ilhéus e na Estação Djalma Bahia (Edjab), em Una onde foram plantadas 50 hectares de mandioca de alto rendimento, desenvolvida pela Embrapa, que serão transformadas em manivas (pedaços de caule: sementes) quantidade suficiente para plantar 300 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...