terça-feira, 29 de outubro de 2013

Evento em praça pública encerra Outubro Rosa em Ilhéus





Uma feira na Praça J.J. Seabra reforçou a importância de ações preventivas contra o câncer de mama e ofereceu às ilheenses serviços como aferição da pressão arterial, teste de glicemia, exame citológico, vacina, saúde bucal, distribuição de preservativos, entre outros.

Uma feira sobre prevenção do câncer de mama encerrou a programação do Outubro Rosa em Ilhéus, nesta terça-feira, dia 13, na Praça J.J. Seabra. Neste Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde (Sasau) instalou estandes no local, onde além de exames preventivos, ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame citológico, vacina, saúde bucal, distribuição de preservativos, entre outros. O objetivo principal da campanha nacional foi alertar as mulheres para os perigos da doença e de uma descoberta atrasada.
Durante o encerramento da campanha, a ilheense Valéria Cristina Santana destacou a importância das consultas preventivas. “Quanto mais cedo for diagnosticado o problema mais tempo terá para o tratamento, algumas pessoas ignoram os sintomas e quando vão buscar ajuda já está em um estado avançado, aí o procedimento é mais complicado e doloroso”.
Mesmo após o fim do mês de outubro, os atendimentos continuam em qualquer posto de saúde, basta apresentar o cartão do SUS, Registro Geral (carteira de identidade), comprovante de residência e ter mais de 40 anos. Segundo a superintendente técnica da Saúde, Cristiane Bittencourt, quando identificados sintomas, a paciente é encaminhada ao Hospital São José, onde será atendida por especialistas, para realizar os exames complementares como o de confirmação, a mamografia, ultrassonografia dentre outros.
A superintendente explica ainda que o pré-diagnóstico pode ser feito em casa e pela própria pessoa. “A mulher pode se prevenir fazendo o toque, massageando as mamas e, se perceber algum módulo, procurar unidade de saúde mais próxima”.
Mutirão de rastreamento – A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Christian, lembra que as ações de combate ao câncer de mama tiveram início em junho último, quando foi realizado o mutirão de rastreamento através de exames de mamografia, em parceria com a Fundação José Silveira. Cerca de 1.500 mulheres foram atendidas gratuitamente. Algumas que apresentaram alterações na mama já foram encaminhadas para tratamento com médicos especialistas.

Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...