quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Zona Sul de Ilhéus é contemplada com posto do SAMU


Inauguração de Unidade do SAMU na Zona Sul - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)
 
O serviço foi instalado ao lado do Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá, a fim de facilitar o atendimento de urgência e emergência médica. O prefeito Jabes Ribeiro já determinou também a instalação de um posto do SAMU na zona norte da cidade.
 
A zona sul de Ilhéus já conta com um posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).  Atendendo a uma determinação do prefeito Jabes Ribeiro, o equipamento, localizado ao lado do Centro de Saúde, no Bairro Hernani Sá (Urbis),  foi inaugurado na tarde de segunda-feira, dia 23, pelo secretário, José Antônio Ocké. Estiveram também presentes os vereadores Luiz Carlos Escuta (PP) e Roque do Sesp (PSC), além de assessores e coordenadores de serviços da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
 
Segundo o secretário Antônio Ocké, o prefeito Jabes Ribeiro pediu agilidade na instalação do serviço com o objetivo de ampliar o atendimento de urgência e emergência em saúde para os pacientes da zona sul da cidade, que vivem um processo de expansão urbana e de grande fluxo turístico. Ocké considerou ainda que o socorro médico vai melhorar com a instalação do posto, já que o tráfego de veículos é muito intenso no acesso à zona sul, principalmente durante a temporada de verão.
 
A unidade conta com as instalações e equipamentos necessários ao funcionamento do serviço. “Esse é o resultado de mais um esforço da equipe da Secretaria de Saúde no sentido de estruturar o atendimento à população e dotar a comunidade da zona sul de um equipamento importante, que vinha sendo reivindicado por lideranças comunitárias”, atestou o secretário, durante a solenidade de inauguração. “Esperamos que a equipe do SAMU corresponda aos anseios da comunidade com eficiência”, concluiu.
 
Zona Norte – Ocké adiantou que o prefeito Jabes Ribeiro já determinou também a adoção de providências para a instalação de um posto do SAMU na zona norte da cidade, que será localizado no povoado de Juerana, à margem da rodovia BA-001. Além disso, o prefeito de Ilhéus já assinou contrato para a aquisição de uma ambulância com tração 4x4, com a finalidade de atender prioritariamente às comunidades da zona rural do município.
 
Este ano, o SAMU 192 de Ilhéus recebeu quatro novas ambulâncias, outras duas foram recuperadas, além de uma motolância. Por outro lado, o serviço móvel de saúde está sendo regionalizado, tendo Ilhéus como sede de referência para 17 municípios do Sul da Bahia. Na última sexta-feira, dia 13, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, esteve na cidade para a entrega de ambulâncias aos representantes dos respectivos municípios da micro região. Segundo o secretário José Ocké, está sendo aguardado o link 192 da operadora telefônica responsável, com o objetivo de iniciar a coordenação dos serviços.
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...