sexta-feira, 14 de março de 2014

Reitora da UESC Participa de Audiência


A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), professora Adélia Pinheiro, e demais reitores representados pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), participaram da reunião realizada na quarta-feira (12) com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O objetivo foi buscar o apoio do Presidente para a derrubada do veto do Poder Executivo à emenda aprovada pelo Congresso Nacional na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que reduz para 1% as contrapartidas de universidades estaduais e municipais na captação de recursos da União.

Para a reitora Adélia Pinheiro, "trata-se de ação política externa para viabilizar a participação das universidades estaduais e municipais em atividades que envolvem financiamento federal com contrapartidas mais justas. Consideramos que as universidades estaduais e municipais são entes públicos que, colaborativamente, atuam para a formação de pessoas e produção e divulgação do conhecimento."

O presidente da Câmara se reuniu, também, nesta quarta-feira, com representantes da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais. Os deputados Cleber Verde (PRB-MA) e Sandro Alex (PPS-PA) e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) estavam acompanhados de reitores das universidades que integram a ABRUEM.
O objetivo da norma, vetada pelo governo, é facilitar o acesso das instituições de ensino a recursos e investimentos federais. O veto deverá ser votado na sessão do Congresso Nacional prevista para o próximo dia 18.

Audiência com ministro
Durante a reunião com os reitores e parlamentares, o presidente da Câmara conversou com o ministro da Educação, Henrique Paim, e solicitou uma audiência para a ABRUEM e a frente parlamentar em defesa das universidades estaduais e municipais discutirem alternativas de recursos e parcerias.

“Precisamos ampliar o diálogo e a possibilidade de novas parcerias para os programas do Governo Federal com as universidades, que estão excluídas de vários programas do MEC”, reforçou Henrique Alves. A audiência com o ministro está marcada para o dia 26 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...