Ladrões arrombaram e abandonaram o cofre da escola.
Ladrões arrombaram e abandonaram o cofre da escola.

Na última segunda-feira, 3, bandidos arrombaram a Escola Rural Dendê da Serra, em Serra Grande, distrito de Uruçuca. Eles roubaram cinco discos rígidos externos (HDs), três notebooks, dois cartões de crédito, um data show (projetor), uma câmera compacta Nikon e R$ 4 mil.

Os bandidos agiram à noite, por volta das 20 horas, quando o colégio estava vazio. Levado pelos ladrões, o cofre da escola foi arrombado e abandonado à margem da estrada do Loteamento Luzimares, a 1,5 km da famosa Casa da Empada (Rodovia Ilhéus-Itacaré). 

Para o colégio, é importante recuperar ao menos os HDs. Eles contêm a memória audiovisual do trabalho de educadores e estudantes, algo cujo valor supera (e muito) o preço dos equipamentos roubados. Trata-se de uma riqueza imaterial que só se atualiza e tem sentido sob os cuidados das pessoas que a construíram ao longo dos 14 anos da escola.   

Em nota divulgada à imprensa, a instituição resumiu o parágrafo acima numa frase: “Foram levados 5 HDs com toda a vida da escola”. Isso não tem preço. 

Nos cabe lembrar que são recorrentes as reclamações sobre a falta de segurança em Serra Grande. Já publicamos sobre o problema. Por exemplo, em agosto de 2013, tentamos chamar a atenção da Prefeita Fernanda Silva (PT) a respeito dos assaltos ocorridos no distrito. Na época, a comunidade cobrava a presença  da Polícia Militar. Lembre aqui e aqui.

Acesse o site da escola para conhecer um pouco da sua filosofia educacional.

Postado por http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2014/11/06/bandidos-roubam-escola-de-serra-grande/