sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Homens movimentam a Soares Lopes no Novembro Azul






O evento reuniu um grande número de ilheenses interessados em colocar a saúde em dia.

Os homens de Ilhéus disseram “sim” ao convite da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, dia 13, começaram a chegar nos stands instalados na Avenida Soares Lopes para usufruírem dos serviços gratuitos oferecidos no evento Novembro Azul, voltado para estimular a prevenção do câncer de próstata e diabetes. O senhor Natanael Júnior, 64 anos, por exemplo, disse que, por residir perto do distrito de Inema, muito distante do centro da cidade, decidiu se antecipar chegando no dia anterior. “Às 6h30 eu já estava aqui aguardando o início dos trabalhos, pois queria fazer todos os exames possíveis. Sai cedo da casa da minha filha, onde dormir”, disse.
Como o morador de Inema, dezenas de outros homens procuraram pelos serviços oferecidos, principalmente, o exame de próstata e diabetes. Também foram disponibilizados atendimento odontológico, teste de glicemia e de HIV, a triagem do pé diabético, exame de detecção de glaucoma, aferição da pressão arterial e avaliação nutricional. Aos 73 anos e fazendo uso de uma bengala, o senhor Afonso Silva, acompanhado de uma filha, confessou nunca ter realizado o preventivo de próstata, mas depois de ouvir muito a respeito da doença, decidiu aproveitar a oportunidade, principalmente, por estar numa idade onde o câncer deste tipo é mais comum.
 O prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, realizou visita aos stands e elogiou os ilheenses presentes no evento, aproveitando a oportunidade para realizar a triagem do pé diabético. “Por ser machista, o homem normalmente se nega a realizar o exame do câncer de próstata, o que é um grave erro, pois essa é uma doença muito grave, e que todos nós devemos nos prevenir”, afirmou o prefeito.  Para o gestor, a grande presença masculina no Novembro Azul “nos passa a impressão de que  os homens estão mudando de ideia, e se conscientizando da necessidade de realizar o preventivo”.
 Iniciado oficialmente às 8 horas da manhã, o evento transcorreu normalmente durante toda a manhã, com encerramento previsto para as 17 horas. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, os atendimentos ocorreram dentro das perspectivas da organização. “E isso se deve ao empenho de toda a equipe, que há mais de uma semana se dedicou inteiramente para que o Novembro Azul atendesse às expectativas dos cidadãos”.
A boa organização foi descrita pelos presentes no evento, como o senhor José Santos, 66 anos, que, às 10 horas já tinha conseguido realizar todos os exames que queria e se preparava para retornar à sua residência. “E mais ainda porque os resultados, felizmente, foram todos bons”, afirmou.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...