terça-feira, 2 de junho de 2015

Prefeito prestigia comemoração pelos 18 anos do CAIC de Ilhéus











Unidade foi inaugurada em 1997, por indicação do prefeito Jabes Ribeiro, durante seu mandato de deputado federal
 Inaugurado em 1997, o Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), localizado no bairro Hernani Sá, zona sul de Ilhéus, comemorou, no sábado, dia 30 de maio, 18 anos de história. A unidade, batizada com o nome do antropólogo e educador, ex-senador Darcy Ribeiro – que a idealizou, foi implantada no município por iniciativa do atual prefeito Jabes Ribeiro, quando exerceu o mandato de deputado federal, no período de 1990 a 1994. O prefeito fez questão de prestigiar o ato de comemoração, ao lado da primeira dama, Adryana Ribeiro, do vice-prefeito Carlos Machado, de secretários e assessores municipais.
O CAIC Darcy Ribeiro foi instalado entre o bairro da Barreira e Hernani Sá e conta com grande área verde, ginásio de esportes, auditório e salas de atividades especiais. A unidade escolar atende a estudantes das séries iniciais do Ensino Fundamental oriundos de diversos bairros da zona sul. Durante as  comemorações, os alunos, pais e moradores contaram com serviços de atendimento médico, cadastro em programas sociais, além de aulas de dança e outras atividades de lazer. 
Na oportunidade, o prefeito Jabes Ribeiro falou da “enorme satisfação de ter lutado, quando deputado federal, para conquistar os CAICs de Ilhéus e de Itabuna. “A sensação é de alegria, porque foi possível, como deputado federal, conseguir esse Caic. E vejo que, após 18 anos, ele continua produzindo resultado, porque aqui milhares de alunos se educam”, disse Ribeiro.
Ribeiro comentou também que, para a unidade continuar sendo útil à comunidade, o município tem realizado reformas, como a nova pintura, reparos no ginásio poliesportivo, na cozinha e iluminação. A diretora do Caic, Ana Lívia, lembrou da atenção com que o prefeito sempre tratou a escola: “Para manter essa estrutura, precisamos do cuidado e esforço da equipe nossa e também da prefeitura e isso nunca nos faltou”.
Caic - Os CIACs foram instituídos em 1991 pelo governo Collor como parte do “Projeto Minha Gente”, inspirados no modelo dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), do Rio de Janeiro, implantados na gestão de Leonel Brizola. O objetivo era prover a atenção à criança e ao adolescente, envolvendo a educação fundamental em tempo integral, programas de assistência à saúde, lazer e iniciação ao trabalho, entre outros.
Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...