segunda-feira, 29 de junho de 2015

Volume de chuva em Ilhéus hoje foi 11 vezes maior que a média para um dia


Defesa Civil realiza trabalho preventivo em área de risco - Foto Gidelzo Silva - Secom Ilhéus

Para evitar acidentes graves, a Defesa Civil alerta que moradores de áreas de risco deixem suas residências preventivamente
 A Coordenação de Defesa Civil da Prefeitura de Ilhéus informou que o volume de chuva que caiu sobre a cidade na madrugada desta segunda-feira, 29 de junho, até as primeiras horas da manhã, foi 11 vezes maior que a média para um dia. Segundo Joandre Neres, coordenador de Defesa Civil, o pluviômetro instalado no bairro Conquista registrou o volume de 99,60mm de chuva, enquanto que o equipamento localizado no Malhado contabilizou 70mm no mesmo período. “Esse volume é 11 vezes maior que o normal para um período de 24 horas”, afirmou.
Em virtude do ocorrido e da intensa chuva que caiu sobre a cidade nos últimos dias, o prefeito Jabes Ribeiro reuniu diversos secretários na manhã de hoje, juntamente com a Defesa Civil, e determinou que toda a equipe à disposição do Programa Ilhéus em Ação esteja a serviço das providências para reduzir os estragos causados pela chuva. Ele autorizou também que a Secretaria de Infraestrutura crie uma equipe específica para acompanhar a Defesa civil durante os atendimentos de emergência.
O coordenador de Defesa Civil, Joandre Neres, enfatiza que embora a Prefeitura de Ilhéus realize trabalho preventivo contra acidentes decorrentes da chuva, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) enviou alerta ao município sobre a possibilidade de ocorrência de um volume ainda maior de chuva sobre a cidade entre hoje, segunda-feira, até quarta-feira, 1º de julho. Conforme dados de monitoramento, pode chover em Ilhéus 84mm nesse período.  
Neres afirma que lonas plásticas estão sendo instaladas em morros e visitas técnicas são realizadas para conscientização dos moradores que residem em áreas de risco. Ele recomenda aos ilheenses que moram nessas áreas que deixem seus imóveis, de forma preventiva, e se alojem em casas de parentes ou amigos, a fim evitar acidentes. Segundo disse, até o momento, foram registrados pontos de alagamento na cidade, além da queda de três árvores no Banco da Vitória, Salobrinho e Malhado. “Constatamos ainda cinco pontos de deslizamentos em altos da zona urbana. Duas famílias foram retiradas de suas residências na Rua João XXIII, no Alto do Basílio.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...