logo-redeEm artigo publicado ontem (4) neste blog, o professor e advogado Carlos Pereira Neto afirmou que a Rede Sustentabilidade de Ilhéus fez uma aliança fisiológica com o PSD de Marão. Na perspectiva do articulista, o partido abriu mão do bem comum em nome de interesses particulares.

Segundo a Comissão Provisória da Rede Sustentabilidade de Ilhéus, a afirmação do professor, que também enquadra outros partidos, é leviana. Na tarde do último domingo (31), quando a Rede firmou sua aliança com o PSD no Restaurante Gabriela, o partido não discutiu fatiamento de governo nem ocupação de cargos ou secretarias.

De acordo com a comissão, a Rede encaminhou uma visão de cidade baseada na sustentabilidade. Caso Marão seja eleito, o partido pretende inspirar o governo a promover a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Iguape. A coligação também considerou o propósito de transformar o Parque Municipal da Boa Esperança numa unidade de conservação capaz de receber visitantes para impulsionar o turismo ecológico em Ilhéus.

Ainda conforme a comissão, a rede pretende influenciar o eventual governo a implementar um plano de mobilidade urbana, apontando alternativas como a construção de ciclovias e a regulamentação de outras formas de transporte coletivo.

O compromisso entre a Rede e o PSD, afirma a comissão, também considerou a busca da equidade social, principalmente com a melhoria acentuada dos sistemas públicos de educação e saúde. Tudo isso foi discutido, e o debate será mais amplo durante a formulação do plano de governo.

A Rede também destacou o objetivo de promover a eleição de um índio tupinambá para a Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Cacique Ramon. Segundo a comissão, esse é um fato simbólico, pois vai possibilitar que um indígena marginalizado pela história ganhe visibilidade política para representar seu povo. 

Segundo a comissão, a Rede não define seu arco de alianças estimulada por ideologias que utilizam termos e gritos de guerra ultrapassados. Em Ilhéus, o partido discutiu sua coligação orientado por ideias e conceitos que consideram as peculiaridades do município, que pode se desenvolver de modo sustentável com a valorização das suas características culturais, ambientais e econômicas.