Agencia da Câmara
Os alunos do ensino fundamental não têm encontros sistemáticos sobre educação sexual, a maioria das escolas favorece a discriminação contra estudantes homossexuais e a liberdade sexual não é tema de debates nos centros educacionais. As constatações são do representante da organização não governamental Pathfinder Internacional Carlos Laudário, que participou de pesquisa qualitativa sobre homofobia em escolas da rede pública de 11 capitais brasileiras. O estudo foi realizado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Segundo Laudário, 1406 pessoas foram entrevistadas ou participaram de grupos focais durante a pesquisa. Esse grupo reuniu professores, estudantes, autoridades públicas e outros membros da comunidade escolar. Segundo o grupo que organizou a pesquisa, o ambiente hostil a homossexuais nas escolas e a falta de informação de professores e alunos sobre o tema gera evasão escolar, baixa auto-estima entre os estudantes, e, em alguns casos, suicídios.
Carlos Laudário participa do seminário “Escola sem homofobia”, promovido pela Comissão de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., em parceria com as comissões de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias.
Segundo Laudário, 1406 pessoas foram entrevistadas ou participaram de grupos focais durante a pesquisa. Esse grupo reuniu professores, estudantes, autoridades públicas e outros membros da comunidade escolar. Segundo o grupo que organizou a pesquisa, o ambiente hostil a homossexuais nas escolas e a falta de informação de professores e alunos sobre o tema gera evasão escolar, baixa auto-estima entre os estudantes, e, em alguns casos, suicídios.
Carlos Laudário participa do seminário “Escola sem homofobia”, promovido pela Comissão de Legislação ParticipativaCriada em 2001, tornou-se um novo mecanismo para a apresentação de propostas de iniciativa popular. Recebe propostas de associações e órgãos de classe, sindicatos e demais entidades organizadas da sociedade civil, exceto partidos políticos. Todas as sugestões apresentadas à comissão são examinadas e, se aprovadas, são transformadas em projetos de lei, que são encaminhados à Mesa Diretora da Câmara e passam a tramitar normalmente., em parceria com as comissões de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias.
Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Regina Céli Assumpçao
Edição - Regina Céli Assumpçao
Nenhum comentário:
Postar um comentário