IDEB - Resultados e Metas
|
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de
desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao
final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) –
com informações sobre rendimento escolar (aprovação).1
Estudos e análises sobre qualidade educacional raramente combinam as informações
produzidas por esses dois tipos de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja
evidente. Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo
com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é
desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas
pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que todos os alunos
concluem o ensino médio no período correto não é de interesse caso os alunos aprendam
muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as
crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências,
não abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem.
Sabe-se que, no Brasil, a questão do acesso à escola não é mais um problema, já que
quase a totalidade das crianças ingressa no sistema educacional. Entretanto, as taxas de
repetência dos estudantes são bastante elevadas, assim como a proporção de adolescentes que
abandonam a escola antes mesmo de concluir a educação básica. Outro indicador preocupante
é a baixa proficiência obtida pelos alunos em exames padronizados.
O Ideb foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de
desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média
de aprovação dos estudantes na etapa de ensino).
Como o Ideb é resultado do produto entre o desempenho e do rendimento escolar (ou
o inverso do tempo médio de conclusão de uma série) então ele pode ser interpretado da
seguinte maneira: para uma escola A cuja média padronizada da Prova Brasil, 4ª série, é 5,0 e
o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos, a rede/ escola terá o Ideb igual a 5,0
multiplicado por
2
1
, ou seja, Ideb = 2,5. Já uma escola B com média padronizada da Prova
Brasil, 4ª série, igual a 5,0 e tempo médio para conclusão igual a 1 ano, terá Ideb = 5,0.
1 Para maiores detalhes sobre a definição e construção do Ideb, consultar a publicação Índice
desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao
final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) –
com informações sobre rendimento escolar (aprovação).1
Estudos e análises sobre qualidade educacional raramente combinam as informações
produzidas por esses dois tipos de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja
evidente. Um sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo
com que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é
desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam elevadas
pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que todos os alunos
concluem o ensino médio no período correto não é de interesse caso os alunos aprendam
muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal seria aquele em que todas as
crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências,
não abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem.
Sabe-se que, no Brasil, a questão do acesso à escola não é mais um problema, já que
quase a totalidade das crianças ingressa no sistema educacional. Entretanto, as taxas de
repetência dos estudantes são bastante elevadas, assim como a proporção de adolescentes que
abandonam a escola antes mesmo de concluir a educação básica. Outro indicador preocupante
é a baixa proficiência obtida pelos alunos em exames padronizados.
O Ideb foi desenvolvido para ser um indicador que sintetiza informações de
desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média
de aprovação dos estudantes na etapa de ensino).
Como o Ideb é resultado do produto entre o desempenho e do rendimento escolar (ou
o inverso do tempo médio de conclusão de uma série) então ele pode ser interpretado da
seguinte maneira: para uma escola A cuja média padronizada da Prova Brasil, 4ª série, é 5,0 e
o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos, a rede/ escola terá o Ideb igual a 5,0
multiplicado por
2
1
, ou seja, Ideb = 2,5. Já uma escola B com média padronizada da Prova
Brasil, 4ª série, igual a 5,0 e tempo médio para conclusão igual a 1 ano, terá Ideb = 5,0.
1 Para maiores detalhes sobre a definição e construção do Ideb, consultar a publicação Índice
Fonte Portal do MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário