Sensibilizar os alunos para a importância da leitura é o objetivo da 5ª edição do Concurso Tempos de Escola, iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura.
A partir do dia 1º de abril, alunos do ensino fundamental 1 e 2, ensino
médio e Educação para Jovens e Adultos – EJA poderão se inscrever no
concurso, que terá como norte o tema “A leitura transforma o mundo”.
“O concurso está alinhado com a proposta do Parceria Votorantim pela Educação – PVE para 2013 de valorização da leitura. Esperamos que as redações sirvam como um importante canal de sensibilização, atingindo diretamente os alunos”, disse Carolina Glycerio, coordenadora do projeto na Comunidade Educativa CEDAC.
“O concurso está alinhado com a proposta do Parceria Votorantim pela Educação – PVE para 2013 de valorização da leitura. Esperamos que as redações sirvam como um importante canal de sensibilização, atingindo diretamente os alunos”, disse Carolina Glycerio, coordenadora do projeto na Comunidade Educativa CEDAC.
As inscrições para o
Concurso Tempos de Escola vão até o dia
30 de junho. Para participar, o professor orientador deve preencher uma
ficha de inscrição para cada aluno, disponível no Blog Educação.
Temas
Como nas edições
anteriores, cada categoria propõe um subtema. No ensino fundamental 1
(3º ao 5º ano), as redações terão como base o subtema “Minha versão da
história” e os alunos deverão reescrever contos, lendas e mitos, com
orientação em sala de aula.
O ensino fundamental 2 deve seguir o subtema “História de um leitor”. Os alunos serão incentivados a entrevistar uma pessoa da comunidade que tenha o hábito de ler e a produzir uma biografia com base na entrevista. A intenção é que eles identifiquem um leitor em seu círculo de relacionamento, que possa falar de um livro do qual tenha gostado muito.
Nas categorias ensino médio e EJA – que, a partir dessa edição, terá avaliação e premiação específicas –, as redações devem versar sobre o subtema “Ler para entender o mundo”. O jovem terá que produzir um artigo de opinião sobre a importância da leitura em sua vida. Entre as diversas possibilidades de abordagens, ele poderá falar de como a leitura ajuda na hora de fazer escolhas e como faz diferença para entender melhor o mundo. O aluno também poderá utilizar diferentes textos para compor suas ideias e argumentos, sempre com o cuidado de citar as fontes.
Premiação
Os vencedores da etapa regional do ensino fundamental 1 ganharão uma bicicleta aro 20; e os alunos do ensino fundamental 2, ensino médio e EJA receberão uma câmera fotográfica digital. Todos terão seus textos publicados no Blog Educação e um diploma de participação.
A etapa nacional premiará um destaque por categoria com um computador do tipo notebook. Os textos premiados nacionalmente também serão tema de reportagem exclusiva a ser produzida pelo Canal Futura. A equipe do canal fará a cobertura na cidade e realizará entrevistas com os alunos, professores e escolas premiadas.
Esse ano, os professores serão premiados de duas maneiras: os orientadores das redações vencedoras ganharão um kit de livros; e os que tiverem mais alunos inscritos por município serão premiados com uma placa de honra ao mérito. “Queremos valorizar o esforço do professor para que o maior número possível de alunos participe do concurso. A ideia é expandir e atingir cada vez mais alunos”, explicou Carolina Glycerio.
O ensino fundamental 2 deve seguir o subtema “História de um leitor”. Os alunos serão incentivados a entrevistar uma pessoa da comunidade que tenha o hábito de ler e a produzir uma biografia com base na entrevista. A intenção é que eles identifiquem um leitor em seu círculo de relacionamento, que possa falar de um livro do qual tenha gostado muito.
Nas categorias ensino médio e EJA – que, a partir dessa edição, terá avaliação e premiação específicas –, as redações devem versar sobre o subtema “Ler para entender o mundo”. O jovem terá que produzir um artigo de opinião sobre a importância da leitura em sua vida. Entre as diversas possibilidades de abordagens, ele poderá falar de como a leitura ajuda na hora de fazer escolhas e como faz diferença para entender melhor o mundo. O aluno também poderá utilizar diferentes textos para compor suas ideias e argumentos, sempre com o cuidado de citar as fontes.
Premiação
Os vencedores da etapa regional do ensino fundamental 1 ganharão uma bicicleta aro 20; e os alunos do ensino fundamental 2, ensino médio e EJA receberão uma câmera fotográfica digital. Todos terão seus textos publicados no Blog Educação e um diploma de participação.
A etapa nacional premiará um destaque por categoria com um computador do tipo notebook. Os textos premiados nacionalmente também serão tema de reportagem exclusiva a ser produzida pelo Canal Futura. A equipe do canal fará a cobertura na cidade e realizará entrevistas com os alunos, professores e escolas premiadas.
Esse ano, os professores serão premiados de duas maneiras: os orientadores das redações vencedoras ganharão um kit de livros; e os que tiverem mais alunos inscritos por município serão premiados com uma placa de honra ao mérito. “Queremos valorizar o esforço do professor para que o maior número possível de alunos participe do concurso. A ideia é expandir e atingir cada vez mais alunos”, explicou Carolina Glycerio.
Com informações do Blog Educação.
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