terça-feira, 3 de junho de 2014

Atividades culturais e educativas marcam o dia do meio ambiente em Ilhéus


Recital de poesias, rodas de capoeira, apresentação de dança, entrega de medalhas e de certificados fazem parte da programação elaborada pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) para estimular  nos ilheenses a necessidade de uma reflexão sobre a importância  da preservação ambiental nesta quinta-feira,  dia 5 de junho.
Uma programação voltada para sensibilizar a comunidade sobre a importância do meio ambiente para a saúde e o bem estar da humanidade foi elaborada pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) para celebrar o dia mundial do meio ambiente, em Ilhéus, nesta quinta-feira, 5 de junho. No período das 9 às 18 horas, serão promovidas atividades culturais e educativas, no Campus da Universidade, localizado na Rua Nova Brasília, no Bairro do Pontal, com o tema central Saúde e Meio Ambiente.
As comemorações terão início com a abertura dos estandes. Em seguida, haverá um recital de poesias e, às 10 horas, haverá a entrega de medalhas aos “Meninos Guerreiros”. A partir das 11 horas, vai ocorrer uma roda de capoeira, com Mestre Lázaro e os Meninos Guerreiros, e, em seguida, serão entregues os certificados aos integrantes do Projeto Retalhos Criativos. Já às 12 horas, será promovido o almoço dos pescadores no Terminal Pesqueiro de Ilhéus.
No período da tarde, as atividades estão previstas para começar às 13 horas, com apresentações dos Meninos Guerreiros, com o grupo Rastafary e o professor Robélio. A celebração ao dia mundial do meio ambiente prossegue até às 18 horas, quando ocorrerá a solenidade oficial de premiação.
Segundo o presidente da Maramata, Fred Andrade, durante as comemorações, o Oceanário Virtual e o Museu do Mar e da Capitania estarão abertos para a visitação pública. “Além disso, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer amostras de sabão ecológico, produtos que estarão disponíveis em um estande e que são resultados de uma das oficinas ministradas pela nossa fundação”, enfatiza.
A festividade pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente em Ilhéus conta com a parceria institucional de diversas entidades. Entre elas, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A.), Faculdade Madre Thaís, Vilela Eco Arte, Hawk Service Falcoaria, Discovery Idiomas e Cippa Mata Atlântica.
Maramata - Fundada em 1997, a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) é marcada por um trabalho voltado para a educação, pesquisa e elaboração de projetos ambientais. Apesar de não ministrar os cursos típicos das universidades convencionais, desenvolve um trabalho que é complementar a eles. “A Maramata tem como marco decisivo a educação ambiental informal, destacando-se por atividades de estudo, preservação e difusão de conhecimentos na área ambiental”, completa Fred Andrade.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...