quarta-feira, 4 de junho de 2014

Queda da população e do setor produtivo recai sobre custo da tarifa do transporte, diz FIPE

Transporte coletivo-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a queda na população do município tem potencial impacto de redução na base de receita do sistema de transporte, assim como a diminuição na importância do setor rural em favor de comércio e serviços.
A redução da população de Ilhéus nas últimas duas décadas e a conseqüente queda do setor produtivo são alguns dos fatores que incidem sobre a elevação da tarifa do transporte coletivo, segundo estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição ligada à Universidade de São Paulo (USP), responsável pela auditoria realizada no sistema de transporte coletivo de Ilhéus, a pedido do prefeito Jabes Ribeiro.
No censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2000, foram contabilizados 222.127 habitantes no município. Este número caiu para 184.231 no censo de 2010, registrando uma redução de quase 40 mil pessoas em 10 anos. O estudo da FIPE comprovou que a queda na população do município tem potencial impacto de redução na base de receita do sistema de transporte, assim como a diminuição na importância do setor rural em favor de comércio e serviços.
Por outro lado, o prefeito Jabes Ribeiro enfatiza que o sistema de transporte coletivo de Ilhéus é operado por empresas que venceram processo de concorrência pública e que, por isso, possuem direitos e obrigações regidas por contrato. “O reajuste não é agradável para ninguém, mas é preciso encarar a situação de forma responsável. Ilhéus é uma das poucas cidades da Bahia em que o sistema de transporte coletivo é licitado, e a licitação gerou um contrato, que tem de ser respeitado. Se fugíssemos dessa responsabilidade, a Justiça amanhã tomaria uma decisão, deixando a Prefeitura com uma dívida grande com as empresas, o que não nos interessa”, pondera o prefeito.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...