sábado, 27 de dezembro de 2014

Prefeito de Ilhéus destaca projetos de infraestrutura para 2015


Obras de saneamento básico, novo hospital, funcionamento do Moinho de Ilhéus e da usina asfáltica foram algumas novidades destacada pelo gestor.  
 O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, destacou alguns projetos de infraestrutura urbana que serão executados no município no próximo ano de 2015, entre eles, o saneamento básico da Bacia do Pontal e zona sul, e a construção do novo hospital geral no bairro do Banco da Vitória, em parceria com os governos Estadual e Federal. Outras novidades para o ilheense, no próximo ano, consistem no funcionamento da usina asfáltica, adquirida com recursos municipais, e a aprovação, pela Câmara de Vereadores, do financiamento de R$ 5 milhões para a promoção de obras nos morros da cidade.
Essas informações foram concedidas pelo prefeito durante entrevista à imprensa, na manhã de terça-feira, dia 24, na sala de reuniões do Palácio Paranaguá. Jabes Ribeiro declarou que a seguridade destes projetos está vinculada à vitória de Rui Costa nas eleições de 2013 para o governo do Estado. “E nesse sentido, temos a certeza também do andamento da nova ponte de ligação do centro à zona sul, dentro do cronograma estabelecido, afinal, o próprio governador eleito assegurou-me, durante a solenidade de diplomação, no último dia 15 de dezembro, do seu compromisso com Ilhéus”,.  frisou.
Ao iniciar sua fala, o gestor ponderou que possivelmente aquela seria a última coletiva realizada na sala de reuniões do Paranaguá, que será transformado em mais um equipamento cultural de Ilhéus, voltado para a preservação da memória viva do município e para o fomento do turismo cultural. A sede do governo ilheense será transferida para o antigo prédio da Coelba, no Bairro da Conquista. Segundo a observação do prefeito, a nova sede vai promover uma melhor estruturação dos serviços públicos, mais economia e mais comodidade para o cidadão.  
Retrospectiva – Na ocasião, o gestor fez uma retrospectiva de 2014 e pontou alguns avanços no município, destacando a retirada do nome da prefeitura do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). “Essa foi uma grande vitória para nós ilheenses, o Cauc é uma espécie de Serasa dos municípios, e com o nome de Ilhéus nesse sistema não poderíamos de modo algum obter financiamentos nem recebermos determinados recursos do governo Federal”, explicou.
Conforme exemplificou o prefeito, com a retirada do município do Cauc, será possível o repasse dos recursos assegurados para a reforma do Teatro Municipal, adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Mário Negromonte. Durante a entrevista, o prefeito anunciou que o governo Federal autorizou à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) iniciar o processo de formalização para o Moinho de Ilhéus seja reativado, o que irá gerar mais emprego e maior circulação de receita no município.
Outro avanço importante para o cidadão, considerado pelo chefe do Executivo, foi a aprovação das contas de 2013, pelo Tribunal de Contas dos Municípios, o que demonstra maior organização interna e indica o andamento do processo de reestruturação de Ilhéus. Além disso, Jabes Ribeiro destacou a provação do novo Código Tributário, elaborado com base na capacidade contributiva do cidadão, observando a justiça tributária. – Isso que dizer que quem tem maior poder econômico irá contribuir mais e quem pode menos, pagará menos – frisou.
 Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...