segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pensando em voce estudante.

Hoje acordei pensando em nossos estudantes, que ainda se encontram sem aulas na rede estadual de educação, por conta da greve dos professores e da intransigência do governo que não admite que tenha obrigações com a educação, essas obrigações passam principalmente no que tange o cumprimento da lei do piso nacional para os professores.  Esses estudantes que já sofrem pelas mudanças comportamentais, que os aleijam há décadas, que são obrigados a submeter-se aos caprichos da mídia e marketing do capitalismo. Sentir-me na obrigação de ir atrás de algo que me sustentasse para tentar expor meu sentimento de preocupação com o futuro deles, que em anos normais, já existe a preocupação com a evasão e desinteresses pelas salas de aulas, e as desinteressantes escolas que sucumbem nos arredores dos seus lares, com a greve dessa magnitude (mais de cem dias sem aulas), que pelo andar da carruagem, dará como veredito o ano perdido para aqueles que se matricularam esse ano, essa procura me fez depara-me com o texto abaixo publicado no http://fortalecendoanossafe.blogspot.com.br/2007/09/as-mudanas-de-comportamento-dos-jovens.html  encontrei nesse texto que descrevo abaixo, no mínimo significados que  nos leva a fazer a seguinte  reflexão a despeito desse impasse entre governo e profissionais da educação do estado da Bahia, por que os mais inocentes são os mais afetados?.
As mudanças de comportamento dos jovens nas últimas décadas

A juventude é um tempo propício para pensar e refazer conceitos, sonhar e desbravar um novo mundo. Neste período o jovem sofre muita influência do contexto no qual está inserido, principalmente nos aspectos ideológicos e comportamentais. A mudança no contexto social, político, cultural, etc., também implica mudança de mentalidade e de comportamento da juventude de forma geral.
A década de sessenta foi notadamente caracterizada pela euforia e "rebeldia" juvenis. O mundo passava por um momento muito crítico da sua história. Palavras como: "alienação", "repressão", "conscientização", "liberação", etc., estavam na moda. Os jovens participaram dos acontecimentos com uma intensidade nunca vista antes na história, num contexto onde muitas mudanças estavam acontecendo nas áreas da tecnologia, da moda, dos comportamentos, da economia e da situação política internacional, onde era perceptível o grande dualismo entre o socialismo e o capitalismo.
Com o predomínio do sistema capitalista sob o socialismo, os jovens foram perdendo a consciência de sua fundamental importância no cenário social e político, estando presos ao que passou a ser oferecido pelo capitalismo. Dessa forma muitos passaram a olhá-lo como, bom, importante e atrativo. Esse pensamento gerou e gera uma reação meramente passiva diante dos problemas sociais oriundos desse sistema.
O jovem de hoje está muito mais interessado em acessar as salas de bate-papo da internet, ouvir as músicas de sua banda preferida, sair com os amigos para as festas, assistir as novelas e os programas de entretenimento na televisão, etc., do que engajar-se em movimentos que lutem pela promoção da justiça e da dignidade humana e que favorecem a harmonia e a solidariedade entre as nações. Com isso ele está cada vez mais propensos, a desviar sua atenção de assuntos sociais, políticos, econômicos e filosóficos.
As mudanças no contexto social ocorridas nas últimas décadas modificaram bastante os comportamentos e as formas de pensar dos jovens. Infelizmente essas transformações resultaram na falta de compromisso e responsabilidade social dos mesmos, o que demonstra a grande vulnerabilidade a que estão sujeitos no tocante às características do seu tempo.

“Complemento com a seguinte fala, nossos jovens já convivem com suas dificuldades imposta pelas mudanças comportamentais, ainda tende a conviver com as deficiências oriundas do sistema educacional e finalizando diluir os impasses entre aqueles que têm a obrigação de protegê-lo e instruí-lo.”

Roberto Corsário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...