quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Comissão permite participação de voluntários na organização do trânsito

dep samuel moreira 24/03/2015
Samuel Moreira propôs mudança na Política Nacional de Mobilidade Urbana
A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que permite aos órgãos executivos de trânsito dos municípios convocarem voluntários para promover a organização do trânsito, o apoio à mobilidade urbana e a segurança dos usuários.
Pelo texto, os voluntários deverão ser recrutados por meio de organizações sociais ou entidades civis cujas finalidades sejam voltadas a ações de melhoria e organização da mobilidade urbana. Ao voluntário não será permitido autuar e aplicar penalidades e medidas administrativas.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), ao Projeto de Lei 8269/14, do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). O projeto original não apenas permite que a autoridade policial responsável convoque voluntários para colaborar com a organização do trânsito, como autoriza organizações sociais e entidades civis a encaminhar às autoridades competentes sugestões por escrito sobre melhorias no trânsito.
O relator concorda que a participação popular poderá melhorar a organização do trânsito. Mas preferiu alterar a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12), em vez de propor medida de forma isolada.
Ele também alterou o texto para prever que os órgãos executivos de trânsito convoquem voluntários, e não a polícia responsável. “Isso porque compete àqueles a organização e fiscalização do trânsito, com possibilidade de se firmarem convênios com a polícia local para tanto”, justificou.
Tramitação
O projeto ainda será analisado conclusivamente pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Lara Haje
Edição – Newton Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...