sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião faz parte do calendário cultural de Ilhéus

Em 2015, lavagem em Ilheus foi marcada por muita alegria e fé. Foto: Secom - Ilheus 
As homenagens a São Sebastião, padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município, também incluem novena, procissão, missa solene, cortejo popular e uma série de shows musicais.
A exemplo da Puxada do Mastro de São Sebastião, realizada no último fim de semana em Olivença, ilheenses e turistas poderão curtir mais uma festa do calendário de eventos populares de Ilhéus que mescla elementos profanos e religiosos. As homenagens a São Sebastião, santo padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município, começam neste sábado, dia 16, a partir das 10 horas, com a tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral, localizada na Praça Dom Eduardo, na Avenida Soares Lopes.
Organizado pelo Sindicato dos Estivadores, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Turismo (Setur) e Cultura (Secult), o evento contará com uma programação religiosa, coordenada pela Diocese de Ilhéus, e uma programação profana, que contará com a participação de baianas, grupos de capoeiristas, blocos afro Dilazenze, Zambi Axé, Yorumbá e Guerreiros de Zulu, além de diversos shows musicais.
Além do festejo popular, que sairá da sede do Sindicato dos Estivadores, na Avenida Dois de Julho, em direção à Catedral de São Sebastião, o evento contará, a partir das 15 horas, entre outras atrações, com apresentações musicais dos grupos Samba de Treita, Filhos de Neguinha, Tudo a Ver, Sambalight, Paulinho Xoxo, Benner Show, Léo Leonardo (Suingue Legal).
Religiosa – Já a programação religiosa, que se estenderá até quarta-feira (20 de janeiro), dia do santo padroeiro e um dos pontos altos das homenagens, conta mais uma vez com uma novena. Com o tema central “Alegremo-nos em Deus, o Rosto Misericordioso do Pai”, a novena foi iniciada na última segunda-feira, 11, e prossegue neste sábado, dia 16, com o subtema “Sede Misericordiosos!”. A última noite, dia 19 de janeiro (terça-feira), terá como subtema a “Reconciliação: No Abraço Amoroso e Misericordioso do Pai”.   
O ponto alto da esfera religiosa ficará por conta da programação elaborada para quarta-feira, 20 de janeiro. A partir das 9 horas, 1ª celebração eucarística, 17 horas, procissão, e 19 horas, 2ª celebração eucarística. Segundo os coordenadores, a Caminhada de Fé incluirá a avenida Dois de Julho, a praça Cairu e as ruas Tiradentes e Almirante Aurélio Linhares, entre outras vias.
Origem – A festa em homenagem ao santo padroeiro da Catedral Diocesana e dos Estivadores do Município é realizada desde os meados da primeira década do século XX. Com o passar do tempo, além da alvorada, procissão e missa solene, passou a incorporar uma série de manifestações profanas.
São Sebastião (França256 d.C. – 286 d.C.) foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego “sebastós”, que significa divino, venerável. No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro, sendo padroeiro de várias cidades do país.
Em Ilhéus, com o tradicional cortejo, a Lavagem da Escadaria da Catedral e as diversas celebrações religiosas, as homenagens a São Sebastião atraem todos os anos centenas de ilheenses e visitantes. “É um dos mais emocionantes eventos do calendário festivo do município. Uma festa que possibilita, entre outras coisas, a alegria, a descontração e o encontro dos mais variados credos e tendências”, afirma a estudante Conceição Oliveira, de 24 anos, que já confirmou sua presença neste sábado, dia 16, na Lavagem da Escadaria.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...