segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mutirão mobilizou comunidades de Ilhéus para o combate ao aedes aegypti








Mutirão no último sábado ofereceu material informativo e orientações aos moradores de comunidades afetadas pelo mosquito
  “Se depender de mim, não vai ter mosquito para transmitir doença alguma”, contou Dona Guiomar Rocha, de 64 anos, moradora da Rua Pitágoras, no bairro Teotônio Vilela, durante o mutirão de conscientização para o combate ao aedes aegypti, realizado no último sábado, 13, também em outros quatros bairros de Ilhéus. A atividade, que durou todo o dia, contou com o trabalho de 150 pessoas, entre agentes de endemias e militares da Marinha e Exército.
 As comunidades de Nossa Senhora da Vitória, Hernani Sá, Malhado e Nelson Costa também tiveram residências visitadas. Durante as abordagens, militares e agentes orientavam os moradores sobre os cuidados para impedir a proliferação do mosquito, que é responsável, dentre outras, pela transmissão de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunyua.
 Agente de endemias do município há mais de dez anos, Lucidalva Lopes explicou ao pedreiro Antônio Carlos, também morador do Vilela, que “é importante cuidar não só do próprio quintal, mas ficar de olho nas redondezas”. Os mosquitos costumam voar por até 300 metros, informação que o morador desconhecia, mas agora vai passar a “prestar atenção em toda a rua, porque temos que cuidar de nós e dos outros, não é mesmo?”.
 O trabalho de conscientização seguiu orientação do Governo Federal. Em Ilhéus, contou com a supervisão do secretário municipal de Saúde, Antonio Ocké, do tenente-coronel Serra, comandante local do Exército, do capitão de corveta Luiz Carlos, Delegado dos Portos (Marinha), e do General da 6ª Região Militar, Artur Costa Moura. De acordo com Ocké, a ação foi proveitosa, pois “permitiu esclarecer alguns pontos importantes à população para tornar mais efetivo o combate ao mosquitos”.
 Visitas – O chefe da Vigilância à Saúde da Sesau de Ilhéus, Antônio Firmo, lembra, que, no período de 15 a 18 deste mês, equipes mistas continuarão desenvolvendo uma série de atividades contra a proliferação do Aedes aegypti. “Além dos esforços de conscientização que já aconteceu, terá prosseguimento, nas unidades domiciliares, um trabalho de combate ao mosquito”.
 Nessa ação sequencial, serão visitadas as residências para a detecção de possíveis criadouros do mosquito em áreas que apresentam alto índice de infestação, como no bairro Teotônio Vilela e no Malhado.
 Secretaria de Comunicação Social – Secom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...