segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Abertura oficial da Copa Ilhéus de Futebol aconteceu nesta segunda-feira






A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo de Esporte (Setur), realizou, na manhã desta segunda-feira,17, a abertura oficial da Copa Ilhéus de Futebol, no ginásio de esportes Herval Soledade, localizado no centro da cidade. A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes das associações que participam da Copa, e de representantes da Divisão de Esporte da Setur, Gustavo Bressan, Ariston Silva e Marcos Garcia, além do presidente da Liga Ilheense de Futebol (LIF), Wilson Salviano. As competições terão início no próximo domingo, no Estádio Mário Pessoa, com entrada franca.

O evento é promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte (Setre) do Governo do Estado da Bahia, em convênio com o Instituto de Inovação Tecnológica, Gestão e Desenvolvimento Social (Iades).  O torneio serve como um instrumento de políticas públicas, na contribuição para afirmação de inclusão social, promoção do esporte, e no incentivo à descoberta de novos talentos e à prática esportiva baiana. 

Participam da competição 16 equipes de futebol masculino, categoria sub-18, com atletas nascidos entre os anos de 1998 até 2000, formadas por times da sede e do interior do município. De acordo com Marco Garcia, servidor municipal lotado na Divisão de Esporte da Setur e coordenador da Copa Ilhéus de Futebol, o torneio atende à demanda do trabalho de base com jogadores iniciantes, e cumpre um papel social. 

“Teremos jogos eliminatórios. Cada equipe vai receber seu uniforme. Tudo está bem planejado. Teremos 20 atletas por equipe. Os jogos serão no estádio Mário Pessoa, isso também incentiva aos jovens. Vamos dar oportunidade para revelar novos talentos. Os amigos e as famílias confraternizarão. Teremos duas partidas por dia de competição, que acontecerão aos domingos, com início às 8 horas, e às quartas-feiras, a partir das 18h30min”, destacou.

Para Gustavo Bressan, diretor da Divisão de Esporte da Setur, a Copa é muito importante para toda a comunidade ilheense, principalmente por integrar também os jovens dos distritos rurais. “Estamos promovendo a oportunidade para atletas da zona rural, que nunca participaram de uma competição desse nível. Essa é primeira copa do Estado da Bahia executada aqui. Estamos agregando valor, união e confraternização. Temos como principal objetivo revelar novos talentos, quem sabe, para o futebol nacional e até mesmo internacional. Tivemos o cuidado de equilibrar o número de equipes da zona rural e urbana. Contamos com a participação popular. Enfim queremos valorizar o futebol e o cidadão de Ilhéus”, enfatizou. 

Wilson Salviano, presidente da Liga Ilheense de Futebol, destacou que o esporte é o maior aliado na batalha para tirar os jovens das drogas e incluí-lo na sociedade. “Aqui vamos formar cidadãos, oportunizar atletas da sede e dos distritos, para que eles tenham acesso a uma competição organizada, elaborada com o apoio da Prefeitura de Ilhéus. Nós abrimos as portas da Liga, dando apoio logístico às competições, priorizamos também a segurança total e integral dos atletas para que torneio aconteça. Articulamos para trazer os representantes das equipes. Que os nossos jovens aproveitem o que a Sudesb, o Governo da Bahia, e a Prefeitura Municipal de Ilhéus vêm realizando no município para incentivar o esporte”, declarou.

Tabela de jogos e premiação – As competições da Copa Ilhéus de Futebol terão seus jogos em caráter eliminatório. Na primeira fase, serão oito partidas. No próximo domingo, dia 23, a partir 8 horas, jogarão as equipes de Vila Cachoeira x Ilhéus F.C; em seguida Compartilhar x Força Jovem. Na quarta-feira, 26, às 18h30min, Seleção de Ilhéus x São José, depois AFI x Esporte Clube Bahia. No dia 30, domingo, às 8 horas, Ponta da Tulha x Serrana; em seguida, Lagoa Encantada x Ponta do Ramo. No dia 2 de novembro, quarta-feira, na final da primeira etapa das eliminatórias, se enfrentarão, a partir das 18h30min, Aritaguá x CSU, e encerrando a noite, Centro x Teotônio Vilela.
       
Além das premiações para os times e os técnicos - campeão e vice, com troféus e medalhas, também serão comtemplados o Artilheiro, o Melhor Goleiro e o Árbitro Revelação. Este último será avaliado por uma comissão formada por representantes das equipes competidoras, Liga Ilheense de Futebol, coordenação da Copa e Divisão de Esporte da Setur. 

Secretaria Municipal de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...