segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MEC Reconhece Boas Práticas na Mobilização Social pela Educação em Ilhéus (BA)

Postado por Blog da Mobilização

Mobilização Social pela Educação em Ilhéus (BA)
Mobilização Social pela Educação em Ilhéus (BA)
Mobilização Social pela Educação em Ilhéus (BA)


 
Tema(s) da prática::
  • Ações pontuais
  • Criação de Comitê de Mobilização Social pela Educação
  • Formação/Oficina sobre o PMSE
  • Lei sobre Dia e/ou Semana de Mobilização Social pela Educação
  • Mobilização de municípios vizinhos
  • Mobilização em escolas
  • PMSE como pauta de eventos
Parceiros:
  • Empresas:
  • Entidades do terceiro setor:
  • Ministério Público:
  • Outros parceiros:
  • Secretarias de Educação e Escolas:
  • Setor Público:
Unidade(s) Federativa(s):: BA


Descrição:

Ilhéus - BA
População
184.236 habitantes (IBGE – Censo 2010).
Evolução no Ideb (Ensino Fundamental - redes públicas)
Contatos
Roberto Jesus Corsário – líder comunitário e vice-presidente do Conselho do Fundeb.
roberto.corsario@hotmail.com
Vandilson Gomes – líder comunitário - apadeilheus@hotmail.com
Liderança (ator responsável)
Comitê de Mobilização Social pela Educação.
Parceiros
Ministério da Educação, Associações de Moradores, Polícia Civil e Militar, Conselho Tutelar, Associação dos Professores e Profissionais da Educação (APPI), Associação de Pais de Alunos de Ilhéus (APA-Ilhéus), Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Câmara de Vereadores, Ministério Público do Estado da Bahia, Grupo de Apoio e Prevenção a Aids (Gapa), Núcleo de Educação e Prevenção a Saúde de Ilhéus (Nepsi), Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Amazon Bahia e Cicon Construtora.
Estratégias empregadas
Constituição de Comitê local de Mobilização Social pela Educação
As ações de estímulo ao envolvimento das famílias na educação escolar de crianças e adolescentes em Ilhéus foram iniciadas em 2008 por uma pedagoga integrante do Comitê de Mobilização Social pela Educação da Bahia. A fim de fortalecer e ampliar a mobilização pela educação em Ilhéus e região, lideranças sociais locais criaram o Comitê do município em 2009.
Realização de Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação
A oficina ocorreu no evento de lançamento do Comitê. A formação foi conduzida por um representante do MEC, que proferiu apresentação sobre um panorama da educação no país e o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE).
Disseminação da mobilização social pela educação em outros municípios
O Comitê local apoia as ações de mobilização social pela educação em municípios vizinhos a Ilhéus, como Uruçuca. Estão planejadas atividades de estímulo à interação família-escola-comunidade e a criação de um Comitê para atuação na localidade.
Instituição de Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação
A partir de uma articulação dos mobilizadores de Ilhéus, o Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação foi instituído em lei  em 2011. A data será comemorada anualmente em 11 de agosto, em conjunto com as atividades alusivas ao Dia do Estudante. A iniciativa busca incentivar a aproximação entre famílias e escolas no acompanhamento escolar de crianças e adolescentes, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública local.
A lei atribui aos membros do Comitê local a responsabilidade pela organização das atividades do Dia de Mobilização. Em 2011, o Dia de Mobilização foi marcado pelo I Seminário de Mobilização Social pela Educação de Ilhéus. Promovido em parceria com o Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Educação, voluntários dos Objetivos do Milênio, conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e integrantes da Associação dos Professores e Profissionais de Educação de Ilhéus (APPI), o Seminário teve palestras sobre as temáticas do acesso, permanência e sucesso escolar (proferida pela presidente do Conselho Municipal de Educação) e violência escolar (conduzida pelo capitão da Polícia Militar da Bahia).
Realização de ações de mobilização em escolas
O Comitê local realiza ações de disseminação das mensagens da mobilização social pela educação em escolas. São palestras e reuniões com participação de professores, funcionários, alunos e pais sobre a importância do acompanhamento escolar das crianças e adolescentes pelas famílias. Os mobilizadores apresentam o conteúdo da cartilha produzida pelo MEC, distribuem exemplares para os participantes e promovem debates sobre a publicação. Aborda-se também o Plano de Mobilização Social pela Educação e o andamento das ações de mobilização no município de Ilhéus.
As ações são desenvolvidas nas escolas por intermédio dos representantes do Comitê que, devido a sua atuação na comunidade, conhecem os estabelecimentos de ensino e seus profissionais. Os membros do Comitê propõem as visitas, que podem também ser solicitadas pela escola. Normalmente, procuram o Comitê as escolas que identificam a necessidade de aumentar a participação dos pais nas reuniões.
Além da pauta da mobilização social pela educação, as palestras e reuniões nas escolas incluem também temas relacionados à saúde, como prevenção de gravidez precoce e de doenças sexualmente transmissíveis. As apresentações são conduzidas por parceiros como o Núcleo de Educação e Prevenção a Saúde de Ilhéus (Nepsi), que dissemina as informações por meio de grupos de teatro e hip hop, o Fala sério.
Segundo representantes do Comitê local, a integração das temáticas da educação e saúde tornam as palestras mais ricas e interessantes para os pais, que se mobilizam mais para participar.
O Conselho Tutelar também participa de algumas reuniões, abordando as obrigações dos pais em relação às crianças.
A Escola Municipal Cantinho do Recreio e a Creche Municipal Dom Eduardo são algumas das unidades que já receberam visitas de mobilizadores.
Divulgação da mobilização em eventos diversos
Mobilizadores do Comitê local participam de eventos diversos para divulgar o Plano de Mobilização Social pela Educação e sensibilizar as famílias para a importância de acompanharem a vida escolar dos filhos. Nas ocasiões, são distribuídos exemplares da cartilha produzida pelo MEC. Procura-se aproveitar todas as oportunidades para realização de ações de mobilização, de forma que a mesma esteja inserida em tudo que acontece no município.
Como exemplo de eventos, destacam-se a Oficina Territorial de Educação - Políticas Educacionais: Desafios e Perspectivas, o Fórum de Estadual de Educação Indígena, a Conferência Municipal de Educação e a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Formação de universitários para atuarem como mobilizadores
A mobilização social pela educação foi tema de palestra realizada junto a estudantes dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. A palestra abordou o PMSE e as ações desenvolvidas no município. Os estudantes foram convidados para participar das atividades de incentivo à interação escola-família-comunidade.
Realização de ações intersetoriais com a Saúde
O Plano de Mobilização Social pela Educação estimula a adoção de políticas intersetoriais que integrem serviços de apoio à família para facilitar a garantia de melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas públicas locais. Nesse sentido, o Comitê de Ilhéus estabeleceu parceria com o Núcleo de Educação e Promoção da Saúde de Ilhéus (Nepsi) e o Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) para desenvolvimento de ações conjuntas.
Em conjunto com os parceiros, são desenvolvidas atividades de conscientização da importância da interação escola-família (conduzidas por integrantes do Comitê) e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (dirigidas por profissionais de saúde).
Estabelecimento de parceria com o Sindicato de Professores
A Associação dos Professores e Profissionais da Educação (APPI) compõe o Comitê local de Ilhéus. Para reforçar o elo entre professores e pais, representantes da entidade participam das ações de mobilização social pela educação desenvolvidas pelo Comitê – como reuniões de pais em escolas, por exemplo – proferindo apresentações e discussões sobre a profissão docente, seus direitos e deveres.
Divulgação da mobilização social pela educação na mídia
O Comitê local tem parceria com o Sindicato dos Radialistas de Ilhéus para disseminação de mensagens sobre a importância da interação escola-família-comunidade. As rádios do município – Santa Cruz, Conquista, Gabriela e Comunitária – cedem espaço para mobilizadores falarem sobre formas dos pais acompanharem a vida escolar dos filhos e para a divulgação de ações de mobilização social pela educação realizadas no município. A divulgação é pautada por releases enviados por representantes do Comitê. A TV Santa Cruz, ligada à Rede Bahia/Rede Globo, também colabora com o anúncio de eventos de mobilização, como uma reunião de pais em determinada escola, por exemplo.
Estabelecimento de parceria com o Ministério Público Estadual
O Ministério Público (MP) da Bahia desenvolve o projeto O Ministério Público e os objetivos do milênio: saúde e educação de qualidade para todos, cujo objetivo é "exercer o papel ministerial de fiscalização de dois setores vitais da sociedade, visando efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos, contribuindo para a prestação de serviços públicos de qualidade nas áreas de saúde e educação". O projeto consiste na visita de equipes com representantes de instituições diversas (como Conselho Tutelar, Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselhos da Merenda, Fundeb, Educação e Direitos da Criança, entre outros) a escolas e unidades de saúde a fim de diagnosticar possíveis problemas e pontos positivos. As visitas são sistematizadas e os relatórios são encaminhados aos órgãos responsáveis para a tomada das devidas providências.
Em Ilhéus, o comitê local estabeleceu parceria com o MP e o projeto a fim de potencializar ações. O comitê tem integrado as ações do projeto, contribuindo com a fiscalização do cumprimento do direito à educação no município. Nas ações realizadas pelos mobilizadores, os cidadãos têm sido estimulados a adotarem uma postura fiscalizadora, colaborando com o controle social das políticas públicas.
Em 2011, o projeto incluiu a realização do Concurso Melhor Escola do Ano para reconhecer e valorizar o empenho de equipes gestoras, alunos e suas famílias na conservação dos prédios escolares e pela melhoria do Ideb. O concurso ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Ilhéus e a Diretoria de Ensino, órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia e conta com apoio do Comitê local.
Instrumentos de mobilização utilizados
Cartilha Acompanhem a Vida Escolar de seus Filhos
A cartilha é utilizada em todas as ações realizadas pelos mobilizadores.
Banners
Produzidos com patrocínio das empresas Amazon Bahia e Cicon Construtora, os banners divulgam mensagens da mobilização.
Blog do Comitê
O Comitê local criou um blog para divulgação de ações e conteúdos relacionados à mobilização social pela educação.
Principais desafios enfrentados
Os representantes do Comitê local destacam os seguintes desafios enfrentados:
    Resistência de docentes e gestores escolares em promover a interação escola-família. Alguns profissionais da educação ainda veriam a participação parental na escola como um mecanismo de fiscalização do trabalho do magistério, o que limita a abertura para a realização das ações de mobilização nas escolas.
   Baixo envolvimento da Secretaria Municipal de Educação, que não facilita o desenvolvimento de ações de mobilização em escolas (por meio da disponibilização de um calendário de reuniões de pais nas unidades de ensino, por exemplo).
   Falta de materiais de apoio para a mobilização, como a cartilha produzida pelo MEC.
   Dificuldade de estabelecer parcerias com empresas para apoiar a impressão de materiais de apoio como faixas e a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos.
Resultados principais
Os representantes do Comitê local apontam entre os principais resultados alcançados em Ilhéus:
    A diminuição gradativa da resistência dos profissionais da educação em relação à participação dos pais nas escolas.
    Maior disponibilidade dos professores em receberem os pais nas escolas.
    Aproximação dos pais e escolas nos estabelecimentos nos quais foram desenvolvidas ações de mobilização.
    A mudança da dinâmica das reuniões de pais, que têm incluído na pauta a importância dos pais participarem não somente do acompanhamento educacional dos filhos, mas também da cobrança junto ao poder público de elementos ligados a uma educação de qualidade, como a entrega da merenda escolar dentro dos parâmetros estabelecidos por lei.
Perspectivas
O Comitê de Ilhéus pretende dar continuidade às ações desenvolvidas. Uma das atividades previstas é a formação de carteiros para disseminarem mensagens sobre a importância da interação escola-família-comunidade e distribuírem exemplares da cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. Ação semelhante foi desenvolvida em Salvador e avalia-se que os carteiros tem grande potencial na atuação como mobilizadores, vista sua constante relação com as residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...