quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Aberta matrícula 2013 da rede estadual

Está aberta a ma­trí­cula 2013 na rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia, que po­de ser re­a­li­zada pre­sen­ci­al­mente em qual­quer uni­dade es­colar do es­tado (in­de­pen­den­te­mente da­quela que o es­tu­dante de­seja es­tudar) ou on-line cli­cando aqui. Podem fazer a ma­trí­cula pela In­ternet os es­tu­dantes que já são da rede es­ta­dual e os alunos oriundos da rede mu­ni­cipal de Sal­vador e, este ano, pela pri­meira vez, também os es­tu­dantes da rede mu­ni­cipal de Feira de San­tana. Tanto pela In­ternet como pre­sen­cial, o ho­rário de aten­di­mento será das 8h às 20h, sem in­ter­valos.
O ca­len­dário está sub­di­vi­dido para ofe­recer mais co­mo­di­dade e se­gu­rança aos es­tu­dantes e seus res­pon­sá­veis. De 19 a 22 de fe­ve­reiro acon­tece a ma­trí­cula para alunos da rede pú­blica (tanto es­ta­dual, como mu­ni­cipal) e entre os dias 25 a 28 ocorre a ma­trí­cula para es­tu­dantes oriundos da rede pri­vada e de ou­tros es­tados.
Para quem de­seja fazer um curso de edu­cação pro­fis­si­onal (téc­nico de nível médio ou qua­li­fi­cação nível fun­da­mental) na rede es­ta­dual de Edu­cação, as ma­trí­culas serão re­a­li­zadas no mesmo pe­ríodo. Assim, dia 19 a 22, os alunos oriundos das redes mu­ni­ci­pais e es­ta­dual po­derão optar pela mo­da­li­dade in­te­grada ao en­sino médio. Apenas para os con­tem­plados no sor­teio ele­trô­nico da Edu­cação Pro­fis­si­onal, a con­fir­mação de ma­trí­cula ocorre nos dias 26 e 27 de fe­ve­reiro, obe­de­cendo à ordem de clas­si­fi­cação.
A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia está dis­po­ni­bi­li­zando um canal para aten­di­mento ele­trô­nico aos es­tu­dantes e fa­mi­li­ares no pe­ríodo da ma­trí­cula, por meio do te­le­fone 0800-285-8000.
“A ex­pec­ta­tiva é que a ma­trí­cula trans­corra com tran­qui­li­dade, re­sul­tado de um pla­ne­ja­mento feito com an­te­ce­dência junto às es­colas”, afirma o Se­cre­tário da Edu­cação do Es­tado da Bahia, Os­valdo Bar­reto, res­sal­tando que “a rede es­ta­dual está pre­pa­rada e tem ca­pa­ci­dade para re­ceber todos os alunos que nos pro­cu­rarem”. Se­gundo ele, todo o pro­cesso de ma­trí­cula será ope­rado pelo Sis­tema de Gestão Es­colar (SGE), fer­ra­menta ge­ren­cial que per­mite a agi­li­dade na ma­trí­cula tanto nas es­colas como pela In­ternet.
O Se­cre­tário des­taca que cerca de 700 mil es­tu­dantes da rede es­ta­dual que vão con­ti­nuar na mesma es­cola já ti­veram suas ma­trí­culas efe­ti­vadas pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado. Aqueles que não re­a­li­zaram a re­no­vação em suas es­colas de­verão se­guir o ca­len­dário re­gular de ma­trí­cula.
A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado ela­borou um ca­len­dário or­ga­ni­zado que fa­ci­lita todo o pro­cesso de ma­trí­cula. “Com isso, não existe mais a ne­ces­si­dade do aluno ou fa­mi­liar acordar muito cedo e es­perar em longas filas. Em qual­quer es­cola ou pela In­ternet, a ma­trí­cula pode ser re­a­li­zada de ma­neira in­for­ma­ti­zada”, ex­plica a di­re­tora de Aten­di­mento a Rede, Eliana Car­valho, res­sal­tando a im­por­tância de alunos e res­pon­sá­veis ob­servarem os prazos e o de­ta­lha­mento do ca­len­dário.
Do­cu­men­tação para a ma­trí­cula – No ato da ma­trí­cula, os es­tu­dantes e seus fa­mi­li­ares devem apre­sentar os se­guintes do­cu­mentos: ori­ginal do his­tó­rico es­colar ou ates­tado de es­co­la­ri­dade, ori­ginal e cópia da Cer­tidão de Nas­ci­mento ou Car­teira de Iden­ti­dade, do CPF (obri­ga­tório para o curso Téc­nico de Nível Médio), do com­pro­vante de re­si­dência, có­digo do SETPS (cons­tante no Sal­va­dor­Card) para as es­colas do mu­ni­cípio de Sal­vador, fa­cul­ta­tivo para os es­tu­dantes dos cursos de Edu­cação Pro­fis­si­onal.
CA­LEN­DÁRIO DE MA­TRÍ­CULA 2013
O cro­no­grama de ma­trí­cula da rede es­ta­dual abrange toda a Edu­cação Bá­sica e suas mo­da­li­dades, in­cluindo a ma­trí­cula para a Edu­cação Pro­fis­si­onal (cursos téc­nicos de nível médio cursos de qua­li­fi­cação in­te­grados à Edu­cação de Jo­vens e Adultos - nível fun­da­mental).
Alunos da Rede Pú­blica
19 e 20 de fe­ve­reiro – Trans­fe­rência para es­tu­dantes da rede es­ta­dual que queiram mudar de es­cola.
21 e 22 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para es­tu­dantes das redes mu­ni­ci­pais con­cluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a es­cola não ofe­rece a série/ano se­guinte. No caso da 8ª série/9º ano, o es­tu­dante po­derá optar pelo en­sino médio ou pelo téc­nico in­te­grado ao nível médio.
Alunos Novos
25 e 26 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para o en­sino fun­da­mental e proeja fun­da­mental.
27 e 28 de fe­ve­reiro – Ma­trí­cula para o en­sino médio e téc­nico nível médio.
Edu­cação Pro­fis­si­onal (apenas os cursos sub­se­quentes – Prosub)
26 e 27 de fe­ve­reiro – Con­fir­mação de ma­trí­cula para os es­tu­dantes con­tem­plados no Sor­teio Ele­trô­nico (curso téc­nico de nível médio sub­se­quente), obe­de­cendo à ordem de clas­si­fi­cação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...