quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Samu de Ilhéus ganha mais quatro ambulâncias

 
Ilhéus vai ganhar mais quatro ambulâncias para o Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que servirão para melhorar o atendimento no município e fortalecer o processo de regionalização. Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Jabes Ribeiro assinou o termo de doação dos novos veículos que serão repassados pelo governo federal, através do Ministério da Saúde. A assinatura do ato aconteceu na sede da Central de Regulação do Samu em Ilhéus, na Avenida Luis Eduardo Magalhães (Litorânea Norte), no bairro do Malhado, e contou com as presenças da secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), o vereador e líder do governo municipal na Câmara, Alzimário Belmonte (Gurita), o coordenador regional do Samu, Walbert Silveira, entre outros.
 
Das quatro novas unidades móveis, que deverão chegar ao município em setembro, uma é avançada (com médico, enfermeiro e equipamentos avançados) e outra é básica (com condutor socorrista e técnico em enfermagem). As demais ambulâncias, a depender da necessidade do município e das cidades que integram o processo de regionalização do serviço, poderão ser utilizadas como unidades básicas ou avançadas.
 
Para o prefeito Jabes Ribeiro, a ampliação da frota do Samu será um fator de grande importância para melhorar a prestação desse serviço à população. “Nosso objetivo é continuar trabalhando para fortalecermos não apenas o Samu, mas, também, todos os serviços que estiverem relacionados com a construção de uma atenção qualificada de saúde”, afirmou. Por sua vez, a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, lembrou que o Samu 192 é um componente fundamental para o avanço da rede de atenção às urgências. “Nesse ponto, é relevante ressaltar que no próximo mês de setembro, como parte do processo de regionalização do Samu, os municípios de Itacaré e Arataca estarão recebendo, cada um, uma ambulância básica”, adianta.
 
Regionalização - O coordenador regional do Samu, Walbert Silveira, informa que 21 municípios integram o processo de regionalização, cuja regulação será feita por Ilhéus. Dessas cidades, continua o coordenador, contarão com unidades móveis próprias Santa Luzia, Cairu, Arataca, Una, Gandu,         Maraú, Valença, Uruçuca, Itaperoá, Camamu, Itacaré e Piraí no Norte.  
 
No Brasil, o Samu 192 teve início através de um acordo bilateral, assinado entre o Brasil e a França, através de uma solicitação do Ministério da Saúde. O serviço foi criado em 2003 e oficializado pelo Ministério da Saúde por meio do Decreto nº. 5.055, de 27 de abril de 2004. O Samu, no Brasil, propõe um modelo de assistência padronizado que opera através do acionamento à Central de Regulação das Urgências, com discagem telefônica gratuita e de fácil acesso (linha 192), com regulação médica regionalizada, hierarquizada e descentralizada. Componente da Rede de Atenção às Urgências, o SAMU 192 tem contribuído para a redução do número de óbitos, do tempo de internação em hospitais e das sequelas decorrentes da falta de socorro no país. Atualmente, o serviço atende mais de 137 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de cerca de 70,9% da população (IBGE 2012).
 
Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...