quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Secretarias municipais ampliam serviços oferecidos nos mutirões

 

A determinação do prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro aos secretários é que o próximo evento, no Bairro de Nossa Senhora da Vitória, nesta sexta-feira, dia 23, tenha a participação de instituições parceiras e colaboradores.
 
O mutirão desta sexta-feira, dia 23, que ocorrerá no Bairro de Nossa Senhora da Vitória, levará mais serviços aos moradores e ocorrerá nos turnos matutino e vespertino, diferente dos eventos anteriores que só aconteciam no período das 8 às 14 horas. Seguindo a determinação do Prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, secretários e técnicos municipais se reuniram nesta terça-feira, dia 20, para reorganizar o tempo de atendimento dos mutirões bem como buscar novas parcerias com empresas e colaboradores.
Nesta sexta-feira, moradores do bairro poderão realizar consultas médicas e regularizarem seus cadastros junto aos programas sociais, entre outros benefícios, no período das 8 às 16 horas, na sede da Fundação Fé e Alegria. A determinação do prefeito ocorreu após sua participação nos mutirões realizados nos bairros do Banco da Vitória (10/08) e Olivença (17/08), onde ele ouviu solicitação e sugestões dos cidadãos. “Os mutirões, sem dúvida alguma, são formas de nos aproximarmos mais da população, tanto através da promoção de serviços quanto da identificação das suas demandas”, frisa o prefeito.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) firmou parceria com o Centro de Olhos especializados (Cenoe) para realizar avaliação oftalmológica, uma novidade nos mutirões.Mais ações promovidas pelo órgão serão aferição de pressão arterial, atendimento pediátrico e ginecológico, avaliação nutricional, esclarecimentos sobre o combate à dengue, pesagem de crianças e adultos para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), além de consultas com clínico geral. Também serão realizadas palestras educativas sobre higiene bucal para crianças e adultos.
Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) levará à comunidade os serviços do Bolsa Família, como informações sobre o programa, cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões. A população também poderá cadastrar as crianças e adolescentes no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e efetuar a inscrição no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) e no Balcão de Emprego, serviço da secretaria que faz a intermediação entre empresas e profissionais.  Através do Programa Nossa Sopa, o órgão realizará distribuição de leite.
Agentes públicos estarão a disposição dos cidadãos para conceder informações sobre os programas Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e de Habitação, bem como sobre o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sobre o CrediBahia, além de concederem orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A Secretaria de Indústria e Comércio (Secri) marcará presença com o Balcão do Empreendedor, esclarecendo as vantagens e benefícios da regularização dos empreendimentos aos comerciantes do bairro. É importante ressaltar que os moradores devem comparecer com documentos de identificação para ter acesso aos serviçosO mutirão ofereceráaindaatividades lúdicas para crianças e adolescentes, palestras informativas sobre trânsito com a equipe da 13ª Ciretran, corte de cabelo infantil e masculino e contará também com a participação da Marinha do Brasil.  .
Semana da Família – O mutirão vai complementar as atividades da Semana da Família, no Bairro de Nossa senhora da Vitória. O projeto, criado pela Fundação Fé e Alegria, tem início nesta quinta-feira, dia 22, e termina no sábado, 24. A instituição trabalha com crianças e adolescentes de seis a 14 anos, ofertando educação em período integral e assistência à família. A intenção da instituição é celebrar a importância do núcleo familiar na vida da criança e do adolescente. 

Secretaria de Comunicação Social (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...