segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Prefeitura articula ações de combate à dengue em Ilhéus


Técnicos da Secretaria estão elaborando um plano de contingência da dengue para o ano de 2014. Além disso, os 126 agentes de endemias do Município realizam um trabalho educativo e combate à doença nos bairros mais atacados pelo mosquito aedes aegypti.
 
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus (Sesau) está adotando uma série de providências para intensificar as ações de prevenção, controle e combate à dengue na zona urbana da cidade, com o objetivo de reduzir o índice de infestação da doença. Segundo o secretário José Antonio Ocké, a equipe técnica está finalizando a elaboração do Plano de Contingência da Dengue para 2014, cuja finalidade é organizar os fluxos de informação sobre a presença do mosquito Aedes aegypti e articular a integração do serviço de assistência à saúde com a população suspeita de ter contraído a doença, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. 

A coordenadora do serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Patrícia Dickie, alerta aos moradores dos altos da Boa Vontade, do Basílio, Novo Vilela, do Carvalho e do Formoso, e dos bairros Salobrinho, Sapetinga, Princesa Isabel, Teotônio Vilela, Ilhéus II e Cidade Nova, para que adotem medidas de prevenção, em virtude do alto nível de infestação predial nessas localidades apontado pelo último  Levantamento de Índice Rápido (LIRA). 

Por sua vez, a coordenação de Endemias do Município está realizando um trabalho educativo e de mobilização social nessas áreas, com palestras, panfletagens, visitas às casas positivas e mutirões, a fim de evitar a proliferação da dengue. “Nossa estratégia é a formação e o desenvolvimento da consciência crítica do cidadão, estimulando-o individual e coletivamente a contribuírem com o trabalho de combate à doença”, afirma Patrícia Dickie.
Notificações - Ela revela que o total de casos notificados de dengue este ano em Ilhéus é de 2543, com base em levantamento feito até a quinta-feira, dia 21. “No momento, estamos na semana epidemiológica número 47, com registro de apenas um caso de dengue notificado no Bairro Nelson Costa. Os bairros com maiores números de casos notificados, da semana 28 até agora, são: Malhado com 13 casos; Iguape e Conquista com cinco casos, cada um; Alto do Basílio e Avenida Itabuna, cada um com quatro casos”, informa.

Contingência – De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria, Ana Carolina Lavigne, o Plano de Contingência da Dengue vai articular ações que afastem a possibilidade de ocorrência de uma epidemia de dengue no Município e de casos de dengue hemorrágica e da síndrome do choque por dengue. “Para isso, faz-se necessária a estruturação da rede laboratorial, ambulatorial e hospitalar da cidade, no sentido de dar assistência à população tanto para o diagnóstico como para o tratamento dos casos complicados da doença, evitando a ocorrência de óbitos por esse agravo no município”, acrescenta. 

O comitê de contingenciamento da dengue é integrado pelos coordenadores dos serviços de Vigilância Epidemiológica, da Atenção Básica à Saúde, da Média e Alta Complexidade, da Regulação, Planejamento, SAMU, Polo da Dengue (PA), pelo diretor Administrativo, a Superintendente Técnica, além dos diretores do Hospital Geral Luiz Viana Filho, da 6ª Diretoria Regional de Saúde (DIRES), o médico Edmundo Patury e a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Geral.

Segundo Patrícia Dickie, na última reunião do Comitê, foram apresentados o levantamento sobre a situação epidemiológica da dengue, desde a introdução da doença, em 1996, até o último mês de outubro; o perfil epidemiológico da enfermidade, através de gráficos com número de casos por semana, e meses mais freqüentes da doença, além dos bairros mais atingidos este ano; e sobre a situação do trabalho de campo no combate ao vetor (mosquito); e o esboço do Plano da Vigilância Epidemiológica e a matriz para elaboração do Plano Municipal integrado de Vigilância Epidemiológica, que une as atividades das coordenações de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e do serviço de Regulação.


Secretaria de Comunicação Social

Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...