sábado, 19 de julho de 2014

Câmara dos Deputados recebe nova edição do Projeto Politeia

Por Agencia da Câmara

Começa na próxima semana, na Câmara dos Deputados, o Projeto Politeia. Promovido pelo Instituto de Ciência Política da UnB, com a parceria da Câmara, o programa proporciona o aprendizado prático das atividades legislativas, a partir de simulação dos trabalhos parlamentares e do processo legislativo.
Neste ano, participam do programa 186 estudantes universitários de todo o País, sendo que 140 vão atuar como deputados, 16 terão a função de jornalistas e 30 trabalham na organização do evento.
Como ocorre nos trabalhos da Câmara, também durante a simulação, os jovens deputados são vinculados a partidos políticos e integram comissões técnicas da Casa. O participante atua diretamente na construção de uma proposta de lei e a encaminha para a apreciação dos colegas, reproduzindo o processo legislativo adotado no Brasil. A ideia é proporcionar ao aluno a oportunidade de compreender como funciona o Congresso Nacional e de conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas do País.
Programação
A abertura dos trabalhos acontece nesta sexta-feira, na UnB, com a participação de diretores da universidade e da Câmara. O evento tem início às 20 horas, no auditório Joaquim Nabuco, na Faculdade de Direito.

Na segunda-feira (21), as atividades serão retomadas na Câmara. Até quinta-feira (24) pela manhã, os participantes se concentrarão nos plenários das comissões, onde acontecerão os debates. Na tarde de quinta e durante toda a sexta-feira (25), os estudantes se reunirão no auditório Nereu Ramos, que será palco das sessões deliberativas da Casa durante reforma do Plenário Ulysses Guimarães, com início na próxima semana.
Parceria
Vários setores da Câmara trabalham para viabilizar a realização do programa. O apoio vai além da estrutura física e da logística. Os estudantes-deputados tiveram, por exemplo, a oportunidade de se preparar para o Politeia em curso de educação a distância sobre processo legislativo oferecido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da instituição. Além disso, durante os cinco dias de atividades, dois consultores legislativos da Câmara vão auxiliar os estudantes na condução dos trabalhos legislativos.

Os participantes também vão contar com o apoio de servidores da Secretaria-Geral da Mesa para a realização das sessões plenárias.
Da Redação - ND

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...