segunda-feira, 4 de maio de 2009

MENGÃO É CAMPEÃO CARIOCA 2009

CAMPEONATO CARIOCA (SATIRO SODRÉ/AGIF/AE)

O Flamengo arrancou um empate por 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, no Maracanã, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca. E, mais uma vez, o personagem do clássico foi o zagueiro Emerson, responsável pelo segundo gol flamenguista.


Na final da Taça Rio, no domingo passado, ele fez um gol contra, a equipe da Gávea venceu por 1 a 0 e o time de General Severiano perdeu a chance de conquistar o título do Campeonato Carioca por antecipação.

Neste domingo, o defensor saiu novamente do Maracanã como vilão para os botafoguenses e herói para os flamenguistas. Emerson salvou o Flamengo da derrota - num lance de puro azar.

Eram 39 minutos do segundo tempo, e o Botafogo vencia por 2 a 1. Na base da raça, o volante Willians ganhou uma dividida perto da linha de fundo, cortou para o meio e chutou cruzado. A bola desviou no zagueiro botafoguense, não permitindo ao goleiro Renan qualquer tipo de reação: 2 a 2, resultado final do clássico.

Com isso, quem vencer o jogo do domingo será campeão. O Flamengo, no caso, conquistaria o quinto tricampeonato de sua história e deixaria o rival com a ingrata fama de tri vice - o Botafogo perdeu as duas últimas finais do Estadual do Rio, justamente para o clube da Gávea.

Além do empate com o sabor de derrota, o time do técnico Ney Franco tem duas preocupações a mais para o próximo embate - em caso de nova igualdade no placar, a decisão vai para os pênaltis. O atacante Reinaldo e o meia Maicosuel deixaram o campo contundidos e podem desfalcar o time.

Eles são os principais jogadores do Botafogo e jogaram muito bem neste domingo. O primeiro tempo foi movimentado e emocionante, embora fraco tecnicamente. O Flamengo fez 1 a 0, em pênalti sofrido e convertido pelo lateral-esquerdo Juan, quando o jogo estava totalmente equilibrado. Logo depois, poderia ter ampliado o placar, mas o goleiro Renan salvou o Botafogo com duas defesas difíceis, em chutes de Leonardo Moura e Emerson.

O time alvinegro, então, se recompôs, soube controlar os nervos e contou com o talento do meia Maicosuel para reagir. O zagueiro Juninho, em cobrança de falta, sofrida pelo meia, deixou tudo igual no Maracanã. O Flamengo sentiu o golpe e pagou caro. Levou a virada em seguida. Gol de cabeça do atacante Reinado, cria da Gávea.

No segundo tempo, o Botafogo perdeu Reinaldo e Maicosuel por contusão e, apesar disso, poderia ter definido a partida em contra-ataques. No entanto, falhou na pontaria e sofreu o castigo. Graças a Emerson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oposição versus situação: o cenário político em Ilhéus

  Por Jamesson Araújo do Blog Agravo. A disputa eleitoral em Ilhéus está pegando fogo! Em 2020, já tínhamos uma ideia clara de quem seriam o...